Introdução às Ciências da Educação
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
¨ Implementar um quadro teórico de suporte a uma adequada compreensão do processo educativo.
¨ Tomar contacto com instrumentos que permitam a prática do estudo e investigação de situações educativas.
¨ Desenvolver competências, no âmbito da exploração dos diversos espaços curriculares.
Conteúdos Programáticos
1. A complexidade das situações educativas e do processo educativo
1.1. Ciências da educação
- Conceito de ciências da educação
1.2. Investigação em ciências da educação
- Investigação educacional
2. A ação educativa
2.1. Observação e análise da realidade educativa
- Conceito de observação
- Importância da observação
Na identificação de padrões de comportamento
Na modificação de comportamentos
- Técnicas e instrumentos de observação
- Análise e avaliação dos dados da observação
2.2. Caracterização de situações educativas
- Caracterização do processo de ensino/aprendizagem
- Caracterização da escola/meio
- Caracterização da turma/alunos
- Caracterização do professor
2.3. Caracterização de situações educativas diversificadas
- Caracterização de situações educativas formais
Caracterização de situações educativas não formais
Métodos de Ensino
Promoção de debates na sala de aula, a partir de exposições ou da apresentação de documentos de natureza diversa.
Leitura/comentário de textos.
Avaliação
A classificação final da Unidade Curricular resultará da realização dos seguintes trabalhos:
Trabalho escrito teórico-prático (60%)
Apresentação oral do trabalho teórico-prático desenvolvido (25%)
Participação (15%)
Assiduidade/participação – É obrigatória a participação em, pelo menos, 80% de todas as sessões. O não cumprimento desta cláusula inviabiliza a aprovação na presente Unidade Curricular.
Trabalhadores Estudantes – Os trabalhadores estudantes não estando obrigados à observação de uma assiduidade mínima, estão, no entanto, sujeitos à realização das mesmas fases de avaliação previstas para os restantes alunos. Neste sentido deverão contactar o docente da Unidade Curricular nos primeiros 15 dias de funcionamento da Unidade Curricular para marcação dos trabalhos e datas de entrega dos mesmos.
Bibliografia
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Equipa Docente
- Jorge Manuel Rodrigues Bonito [responsável]