2023

Fundamentos da Psicomotricidade II

Nome: Fundamentos da Psicomotricidade II
Cód.: DES13933L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Os fundamentos da práxis psicomotora.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Compreender a importância do “pensamento complexo” de Edgar Morin na fundamentação teórica e prática da psicomotricidade.
2. Conhecer os fundamentos teóricos que fundamentam a práxis psicomotora.
3. Conhecer a importância da ação do psicomotricista na intervenção terapêutica.
4. Conhecer os princípios que permitem o estabelecimento da relação tónico-emocional.
5. Perceber a importância do saber-teórico transdisciplinar, do saber-fazer a práxis, e do saber-ser associado ao estabelecimento da relação, na fundamentação e aplicação da psicomotricidade como práxis terapêutica.
Competências
6. Observação da expressividade do corpo próprio e do outro;
7. Uso do corpo como forma de comunicação;
8. Adequação do corpo e do movimento na relação com o outro, com disponibilidade para a empatia tónica e afetiva
9. Análise das vivências corporais na relação com os outros e com os objetos;
10. Estabelecimento de uma relação psicocorporal;
11. Compreensão das metáforas corporais na relação;

Conteúdos Programáticos

1. O pensamento simplificador versus pensamento complexo na psicomotricidade
2. Conceitos teóricos que fundamentam a práxis psicomotora: diálogo tónicoemocional, corpo e jogo em relação, parceiro simbólico, expressividade psicomotora, sensorialidade, verticalidade, narcisar o corpo, holding psicomotor, Eu-pele, envelope psicocorporal, habitar o corpo;
3. Os três eixos do pensamento psicomotor: tónus, espaço e tempo, esquema corporal, imagem corporal;
4. Os compósitos da imagem corporal e sua aplicabilidade na práxis psicomotora;
5. O corpo real, o corpo imaginário e o corpo simbólico, como tríade orientadora da práxis psicomotora;
6. Os aspetos associados ao envolvimento corporal numa relação terapêutica;
7. Introdução às intervenções de mediação corporal.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas (T) são plenárias onde se transmite os conhecimentos científicos e se incentiva a atitude critica dos alunos. Será privilegiada a metodologia ativa de aprendizagem, para que o aluno desenvolva competências no saber teórico, no saber fazer e no saber ser, essenciais para o exercício da profissão. Para tal, serão utilizados o questionamento, trabalhos de grupo, promovendo autonomia, crítica construtiva, partilha, entre outras, com recurso às novas tecnologias como o moodle.
A avaliação continua engloba os seguintes momentos de avaliação:
1. Avaliação T inclui uma frequência e um trabalho de grupo.
2. Avaliação P engloba a redação de um diário de bordo, a assiduidade e as vivências corporais.
Para concluir a UC com sucesso, todos os alunos deverão ter no mínimo 9,5 valores em cada um dos momentos de avaliação.
A avaliação final consiste na realização de um exame escrito e de um relatório de observação com discussão oral.

Bibliografia

Ballouard, C. (2006). Le travail du psychomotricien. Paris: Dunod.
Fernandes, J. e Gutierres Filho, P. (2012) Psicomotricidade: abordagens emergentes. Manole.
Fernandes, J. e Gutierres Filho, P. (2015). Atualidades da prática psicomotora. Rio de Janeiro:Wak.
Fernandes, J., Gutierres, Filho P., & Rezende, A. (2018). Psicomotricidade, jogo e corpo-em-relação: contribuições para a intervenção. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 26(3), 702-709. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoEN1232
Fernandes, J., Marmeleira, J., & Gutierres Filho, P. (2020). Prática de mediação corporal com gestantes: orientações e fundamentos. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 28(2), 682-692. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoARF1998
Potel, C. (2015). Du contre-transfert corporel. Toulouse: Érès.
Potel, C. (2019). Être psychomotricien: um métier du présent, un métier d’avenir. Toulouse: Érès.