2025

Comunicação em Contexto Escolar

Nome: Comunicação em Contexto Escolar
Cód.: PED15854M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Desenvolver a competência e facilitar a realização, em termos de comunicação verbal e não-verbal, com vista à integração no futuro meio socioprofissional, será o grande objetivo desta unidade curricular.
1. Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de estar e de comunicar.
2. Analisar a comunicação humana e retirar dela fundamentos para uma pedagogia da comunicação em contexto escolar, sobretudo na interação entre docente e discente(s).
3. Interpretar a influência da comunicação humana, verbal e não-verbal, na gestão da sala de aula e no sucesso escolar.
4. Analisar as qualidades de uma mensagem verbal e de uma mensagem não-verbal eficazes com vista a uma boa competência comunicativa, tendo em conta a necessidade de harmonização entre a comunicação verbal e a comunicação não-verbal.
5. Contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais que promovam uma comunicação facilitadora de ambientes de aprendizagem para o bem-estar.

Conteúdos Programáticos

1. A comunicação humana
2. Barreiras à comunicação
3. Primeira impressão
4. A comunicação em contexto escolar
5. Comunicação e competências socioemocionais

Métodos de Ensino

A unidade curricular é de índole teórico-prática. As metodologias fundam-se, fundamentalmente, nas teorias cognitivas da aprendizagem: relacionação do novo com o adquirido (Piaget), com a sistematização (Bruner) e a transferência para situações novas, idênticas (Ausubel). Procurar-se-á utilizar uma metodologia adequada às finalidades e objetivos propostos, através de uma abordagem teórica com recurso à exposição e com recurso à intervenção ativa dos alunos nos debates que se lhe seguirão. Ainda se apelará à participação dos alunos para que realizem pequenas experiências práticas de comunicação verbal e não-verbal. Utilizaremos tecnologia educativa que sustentará atividades múltiplas entre as quais as de avaliação de registos vídeo e de imagens.

Avaliação

Regime de avaliação contínua: A avaliação realiza-se de forma contínua ao longo do semestre. A classificação final será obtida a partir da realização de uma prova escrita individual (PA1), uma prova prática (PA 2) e a participação dos alunos (PA 3).
A Classificação Final (CF) em regime de avaliação contínua será obtida da seguinte forma:
CF= 55% (PA1) + 30% (PA2) + 15% (PA3)

Regime de avaliação final: os estudantes que optarem por este regime realizam uma prova escrita (PA1) e uma apresentação oral (PA2).
A Classificação Final (CF) em regime de avaliação final será obtida da seguinte forma:
CF= 60% (PA1) + 40% (PA2)

Bibliografia

Camacho, S. P., & Sáenz, O. B. (2000). Técnicas de comunicación eficaz para profesores y formadores. Marfil.
Cunha, P., & Monteiro, A. P. (2019). Gestão de conflitos em sala de aula. Coisa de Ler.
Cristóvão, A. M. (2022). Dinâmicas inovadoras e promotoras de ambientes de aprendizagem para o bem-estar. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9(0), 157-180. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8899
Ekman, P. (2007). Emotions revealed: Recognizing faces and feelings to improve communication and emotional life. Owl Books.
Hargie, O. (2021). Skilled interpersonal communication: Research, theory and practice. Routledge.
Pease, A., & Pease, B. (2017). Linguagem corporal: O guia definitivo para a comunicação não verbal. Pergaminho.
Valente, A., Veiga-Branco, A., Rebelo, H., Lourenço, A., & Cristóvão, A. (2020). The relationship between emotional intelligence ability and teacher efficacy. Universal Journaof Educational Research, 8(3), 916-923.