2025
Administração e Gestão Educacional
Nome: Administração e Gestão Educacional
Cód.: PED15838M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
5.3. Objetivos de aprendizagem (alterar em português e numerar em inglês)
A unidade curricular visa contribuir para o estudo da administração e organização da educação, privilegiando o conhecimento e a análise do sistema educativo e das suas estruturas, da política educativa e da organização escolar.
1. Promover o interesse pelo estudo da administração e organização da educação, o seu impacto no desenvolvimento da escola e da educação
2. Conhecer os ideais constitucionais e os princípios orientadores do sistema de educação e ensino
3. Analisar a Lei de Bases do Sistema Educativo no que respeita às finalidades da educação escolar, estrutura geral e administração dos níveis de educação e ensino e modelos de organização e funcionamento
4. Reflectir sobre as tendências de descentralização territorial da educação e suas implicações na municipalização da educação e no desenvolvimento da escola
5. Explorar instrumentos de análise e planeamento com vista a informar e conceber opções educativas
A unidade curricular visa contribuir para o estudo da administração e organização da educação, privilegiando o conhecimento e a análise do sistema educativo e das suas estruturas, da política educativa e da organização escolar.
1. Promover o interesse pelo estudo da administração e organização da educação, o seu impacto no desenvolvimento da escola e da educação
2. Conhecer os ideais constitucionais e os princípios orientadores do sistema de educação e ensino
3. Analisar a Lei de Bases do Sistema Educativo no que respeita às finalidades da educação escolar, estrutura geral e administração dos níveis de educação e ensino e modelos de organização e funcionamento
4. Reflectir sobre as tendências de descentralização territorial da educação e suas implicações na municipalização da educação e no desenvolvimento da escola
5. Explorar instrumentos de análise e planeamento com vista a informar e conceber opções educativas
Conteúdos Programáticos
1. Administração e Organização do Estado
2. Sistema educativo, organização e estruturas
2.1. Ideário constitucional e princípios orientadores
2.2. LBSE como referencial do sistema de educação e ensino
2.3. Finalidades da educação escolar e implicações organizacionais e pedagógicas
2.4. Administração educativa, níveis e estruturas orgânicas
3. Administração educacional e distribuição territorial de competências
3.1. Fatores contextuais e equidade socioeducativa
3.2.Descentralização, Territorialização e municipalização da educação
3.3.Quadros normativos de flexibilidade curricular e inclusão
4. Políticas Educativas, autonomia e desenvolvimento da escola
4.1.Organizações escolares e estruturas
4.2.Processos de gestão da escola
4.3.Culturas e climas organizacionais e profissionais
4.4. Lideranças na escola
5.Turma como unidade organizacional de análise
5.1. Organização flexível de agrupamentos de aluno e docentes
5.2. Tamanho, estrutura e composição da turma
2. Sistema educativo, organização e estruturas
2.1. Ideário constitucional e princípios orientadores
2.2. LBSE como referencial do sistema de educação e ensino
2.3. Finalidades da educação escolar e implicações organizacionais e pedagógicas
2.4. Administração educativa, níveis e estruturas orgânicas
3. Administração educacional e distribuição territorial de competências
3.1. Fatores contextuais e equidade socioeducativa
3.2.Descentralização, Territorialização e municipalização da educação
3.3.Quadros normativos de flexibilidade curricular e inclusão
4. Políticas Educativas, autonomia e desenvolvimento da escola
4.1.Organizações escolares e estruturas
4.2.Processos de gestão da escola
4.3.Culturas e climas organizacionais e profissionais
4.4. Lideranças na escola
5.Turma como unidade organizacional de análise
5.1. Organização flexível de agrupamentos de aluno e docentes
5.2. Tamanho, estrutura e composição da turma
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino pretendem promover as aprendizagens dos estudantes, envolvendo-os no processo, por forma a desenvolverem as competências preconizadas com autorregulação das suas aprendizagens. As atividades a desenvolver em sala de aula, bem como sob a forma de trabalho autónomo, são constituintes dos processos de ensino, avaliação e aprendizagem, levando os estudantes a uma participação ativa e assim a ocuparem um lugar central nos processos de aprendizagem. Prevê-se a participação de especialistas nas temáticas emergentes, por forma a aprofundar e enriquecer a formação e as respetivas singularidades. As tarefas a desenvolver implicam os estudantes em processos comunicacionais e de trabalho colaborativo, como a pesquisa, desenvolvimento de projetos (dinâmicas alinhadas com abordagem Project-Based Learning -PBL), análise documental e reflexão, a realizar individualmente e em grupo, em coerência com o preconizado para a docência no quadro da atual legislação que orienta dinâmicas de organização e funcionamento das escolas em Portugal.
Avaliação
O processo de avaliação tem em conta o regulamentado na Universidade de Évora, incluindo um regime de avaliação contínua e regime de avaliação final.
Regime de avaliação contínua: a avaliação está integrada no ensino e na aprendizagem, desempenhando uma função reguladora. Ocorre ao longo do semestre, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo. A classificação final será obtida a partir da realização de 3 tarefas (T) de análise e reflexão crítica de documentos relativos aos temas abordados, sendo também tida em conta a apresentação oral associada às tarefas (AO) e a participação dos estudantes (P). CF= 60% T + 30% (AO) + 10% (P)
Regime de avaliação final:
Os estudantes que optarem por este regime realizam uma prova escrita (PE) e uma apresentação oral (AO), em trabalho semelhante aodesenvolvido no regime de avaliação contínua. A classificação final da UC será obtida mediante a aplicação da seguinte fórmula: CF = 80% PE + 20% (AO)
Regime de avaliação contínua: a avaliação está integrada no ensino e na aprendizagem, desempenhando uma função reguladora. Ocorre ao longo do semestre, de forma contínua, mediante a realização de tarefas de natureza diversa, individuais e em grupo. A classificação final será obtida a partir da realização de 3 tarefas (T) de análise e reflexão crítica de documentos relativos aos temas abordados, sendo também tida em conta a apresentação oral associada às tarefas (AO) e a participação dos estudantes (P). CF= 60% T + 30% (AO) + 10% (P)
Regime de avaliação final:
Os estudantes que optarem por este regime realizam uma prova escrita (PE) e uma apresentação oral (AO), em trabalho semelhante aodesenvolvido no regime de avaliação contínua. A classificação final da UC será obtida mediante a aplicação da seguinte fórmula: CF = 80% PE + 20% (AO)
Bibliografia
Alves, J. M., Verdasca, J., & Formosinho, J. (2016). Nova organização pedagógica da escola. Caminhos de possibilidades. Fundação Manuel Leão.
Lima, L. C., & Torres, L. L. (2020). Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Análise Social, 4(237), 748-774.
Luna D., Pineda-Alfonso J., García-Pérez F., & Leal da Costa, C. (2022). Teacher training, and professional development in a neoliberal school. Social Sciences, 11, 349-368.
Santos, A., & Leite, C. (2018). Políticas curriculares em Portugal: fronteiras e tensões entre prescrição, autonomia e flexibilidade, Currículo sem Fronteiras, (18)3, 836-856.
Torres, L. L., & Lima, L. C. (2017). Formação e investigação em administração educacional em Portugal. Espaço do Currículo, 10(1), 29-48.
Lima, L. C., & Torres, L. L. (2020). Políticas, dinâmicas e perfis dos agrupamentos de escolas em Portugal. Análise Social, 4(237), 748-774.
Luna D., Pineda-Alfonso J., García-Pérez F., & Leal da Costa, C. (2022). Teacher training, and professional development in a neoliberal school. Social Sciences, 11, 349-368.
Santos, A., & Leite, C. (2018). Políticas curriculares em Portugal: fronteiras e tensões entre prescrição, autonomia e flexibilidade, Currículo sem Fronteiras, (18)3, 836-856.
Torres, L. L., & Lima, L. C. (2017). Formação e investigação em administração educacional em Portugal. Espaço do Currículo, 10(1), 29-48.