2025
Atividades Físicas e Desportivas II
Nome: Atividades Físicas e Desportivas II
Cód.: DES14749M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Conhecer os objetivos e os conteúdos das aprendizagens essenciais do currículo de EF nos ensinos básico e secundário no que respeita à seguintes áreas/matérias: Jogos Desportivos Colectivos ; Andebol; Basquetebol; Futebol; Rugby e Voleibol.
2. Aprofundar/Aperfeiçoar/Consolidar os aspetos regulamentares, tácticos, técnicos e/ou artísticos destas matérias.
3. Desenvolver competências de planificação, intervenção e avaliação do processo de ensino-aprendizagem destas Atividades Físicas
4. Saber estruturar tarefas e atividades de aprendizagem de forma diferenciada e progressiva, adaptando-as aos vários níveis de desempenho psicomotor dos alunos.
5. Refletir sobre os problemas da prática do ensino destas matérias em contexto educativo.
2. Aprofundar/Aperfeiçoar/Consolidar os aspetos regulamentares, tácticos, técnicos e/ou artísticos destas matérias.
3. Desenvolver competências de planificação, intervenção e avaliação do processo de ensino-aprendizagem destas Atividades Físicas
4. Saber estruturar tarefas e atividades de aprendizagem de forma diferenciada e progressiva, adaptando-as aos vários níveis de desempenho psicomotor dos alunos.
5. Refletir sobre os problemas da prática do ensino destas matérias em contexto educativo.
Conteúdos Programáticos
I. Enquadramento dos Jogos Desportivos Coletivos nas aprendizagens essenciais do currículo de EF nos ensinos básico e secundário
1. Organização Curricular (do 1º Ciclo ao Secundário)
2. Caraterização dos níveis de especificação de cada matéria
3. Articulação horizontal e vertical dos conteúdos
II. Jogos Desportivos Colectivos (Andebol; Basquetebol; Futebol; Rugby; Voleibol)
1. História e enquadramento regulamentar das modalidades
2. Caracterização das ações técnicas e tácticas
3. Identificação dos conteúdos organizados por níveis de especificação
4. Critérios de avaliação dos indicadores individuais à performance colectiva
5. Metodologias de Ensino e progressões pedagógicas
III. Evolução Metodológica do Processo de Ensino
1. A emergência do Modelo Técnico ou Tradicional
2. Novas tendências no ensino de Jogos Desportivos Coletivos
1. Organização Curricular (do 1º Ciclo ao Secundário)
2. Caraterização dos níveis de especificação de cada matéria
3. Articulação horizontal e vertical dos conteúdos
II. Jogos Desportivos Colectivos (Andebol; Basquetebol; Futebol; Rugby; Voleibol)
1. História e enquadramento regulamentar das modalidades
2. Caracterização das ações técnicas e tácticas
3. Identificação dos conteúdos organizados por níveis de especificação
4. Critérios de avaliação dos indicadores individuais à performance colectiva
5. Metodologias de Ensino e progressões pedagógicas
III. Evolução Metodológica do Processo de Ensino
1. A emergência do Modelo Técnico ou Tradicional
2. Novas tendências no ensino de Jogos Desportivos Coletivos
Métodos de Ensino
As aulas serão teórico-práticas e incluirão a vivência corporal de atividades práticas específicas, análise de progressões pedagógicas, prática pedagógica em situação simulada de ensino, observação de situações reais de ensino e reflexão sobre a prática.
Será privilegiada a problematização, a pesquisa e apresentação prática de propostas de tarefas de modo a promover uma participação ativa dos alunos nas situações de aprendizagem. Importante referir, que em função das necessidades de formação sentidas pelos estudantes, procurar-se-á adaptar os temas/conteúdos e o tempo.
Será usado o recurso moodle como forma de apoiar as aprendizagens e como ferramenta de avaliação formativa.
Será privilegiada a problematização, a pesquisa e apresentação prática de propostas de tarefas de modo a promover uma participação ativa dos alunos nas situações de aprendizagem. Importante referir, que em função das necessidades de formação sentidas pelos estudantes, procurar-se-á adaptar os temas/conteúdos e o tempo.
Será usado o recurso moodle como forma de apoiar as aprendizagens e como ferramenta de avaliação formativa.
Avaliação
O regime de avaliação contínua é o regime aconselhado e incluirá duas componentes:
AC1: prova de avaliação escrita (30%);
AC2: trabalhos com elementos de caráter teórico-prático ( 70% ) (e.g. relatórios de observação e avaliação de competências motoras, relatórios de autoavaliação perante situações de planificação e condução de ensino em alguns dos conteúdos, relatórios de observação de situações reais de ensino, outros a acordar com os estudantes).
O regime de avaliação final compreende duas componentes:
AF1: prova de avaliação escrita (50%);
AF2: apresentação e discussão oral de trabalho (50%) com temática a definir.
Para concluir a unidade curricular com sucesso, o estudantes deverá ter no mínimo 10 valores em cada uma delas
AC1: prova de avaliação escrita (30%);
AC2: trabalhos com elementos de caráter teórico-prático ( 70% ) (e.g. relatórios de observação e avaliação de competências motoras, relatórios de autoavaliação perante situações de planificação e condução de ensino em alguns dos conteúdos, relatórios de observação de situações reais de ensino, outros a acordar com os estudantes).
O regime de avaliação final compreende duas componentes:
AF1: prova de avaliação escrita (50%);
AF2: apresentação e discussão oral de trabalho (50%) com temática a definir.
Para concluir a unidade curricular com sucesso, o estudantes deverá ter no mínimo 10 valores em cada uma delas
Bibliografia
Adelino, J. (1999). As coisas simples do basquetebol. Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol
Biscombe, T., & Drewett, P. (1998). Rugby: Steps to success. Human Kinetics.
Davids, K., Button, C. & Bennett, S. (2008) Dynamics of skill acquisition: A Constraints-Led Approach.Human Kinetics
Griffin, L. L., & Butler, J. (2010). More Teaching Games for Understanding. Moving globally.Human Kinetics Publishers.
McAvoy, N. (1998). Teaching soccer fundamentalA progressive guide to maximize player development. Human Kinetics.
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004) Andebol 1: o ensino do andebol dos 7 aos 10 anos. Cruz Quebrada: Edições FMH
Sarmento, P. (2004). Pedagogia do desporto e observação. Ed.FMH
Shondell, D., & Reynaud, C. (2002). The volleyball coaching bible.Human Kinetics.
Siedentop, D., Hastie, P. A., & Van der Mars, H. (2011). Complete guide to sport education. Human Kinetics.
Biscombe, T., & Drewett, P. (1998). Rugby: Steps to success. Human Kinetics.
Davids, K., Button, C. & Bennett, S. (2008) Dynamics of skill acquisition: A Constraints-Led Approach.Human Kinetics
Griffin, L. L., & Butler, J. (2010). More Teaching Games for Understanding. Moving globally.Human Kinetics Publishers.
McAvoy, N. (1998). Teaching soccer fundamentalA progressive guide to maximize player development. Human Kinetics.
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004) Andebol 1: o ensino do andebol dos 7 aos 10 anos. Cruz Quebrada: Edições FMH
Sarmento, P. (2004). Pedagogia do desporto e observação. Ed.FMH
Shondell, D., & Reynaud, C. (2002). The volleyball coaching bible.Human Kinetics.
Siedentop, D., Hastie, P. A., & Van der Mars, H. (2011). Complete guide to sport education. Human Kinetics.