2024
Didática do Português
Nome: Didática do Português
Cód.: PED14729M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O1. Refletir sobre o estatuto e as funções da educação em línguas enquanto fator de desenvolvimento humano;
O2. Analisar criticamente o discurso oficial para o ensino do português;
O3. Conhecer quadros de referência para abordagens metodológicas relevantes na educação em línguas, com foco no Português Língua Materna e Língua Não Materna, discutindo criticamente as suas implicações e mobilizando-os na fundamentação da ação;
O4. Conceber situações de aprendizagem de língua portuguesa;
O5. Avaliar aprendizagens de língua portuguesa;
O6. Avaliar recursos na educação em línguas;
O7. Reconhecer a importância da promoção de trabalho autónomo e colaborativo;
O8. Mobilizar conhecimento produzido pela investigação no campo da educação em línguas.
O2. Analisar criticamente o discurso oficial para o ensino do português;
O3. Conhecer quadros de referência para abordagens metodológicas relevantes na educação em línguas, com foco no Português Língua Materna e Língua Não Materna, discutindo criticamente as suas implicações e mobilizando-os na fundamentação da ação;
O4. Conceber situações de aprendizagem de língua portuguesa;
O5. Avaliar aprendizagens de língua portuguesa;
O6. Avaliar recursos na educação em línguas;
O7. Reconhecer a importância da promoção de trabalho autónomo e colaborativo;
O8. Mobilizar conhecimento produzido pela investigação no campo da educação em línguas.
Conteúdos Programáticos
C1. Políticas linguísticas: estatuto e funções da educação em línguas.
C2. Discurso oficial para o ensino do Português, em Portugal.
C3. Quadros de conceptuais de referência para a fundamentação de abordagens metodológicas na educação em línguas;
C4. Desenvolvimento de competências verbais em língua portuguesa, com foco particular na língua portuguesa: a) competência linguística/metalinguística; b) competências de comunicação/metacomunicação - oral/escrita/interação.
C5. Conceção de situações de aprendizagem de língua portuguesa.
C6. Avaliação das aprendizagens de língua portuguesa.
C7. Avaliação de recursos na educação em línguas.
C8. Investigação na educação em línguas.
C2. Discurso oficial para o ensino do Português, em Portugal.
C3. Quadros de conceptuais de referência para a fundamentação de abordagens metodológicas na educação em línguas;
C4. Desenvolvimento de competências verbais em língua portuguesa, com foco particular na língua portuguesa: a) competência linguística/metalinguística; b) competências de comunicação/metacomunicação - oral/escrita/interação.
C5. Conceção de situações de aprendizagem de língua portuguesa.
C6. Avaliação das aprendizagens de língua portuguesa.
C7. Avaliação de recursos na educação em línguas.
C8. Investigação na educação em línguas.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas/Apresentação de temas para discussão crítica.
Sessões presenciais que prevejam o debate a partir de propostas apresentadas pelos docentes e da análise de documentos de natureza diversa, fornecidos previamente.
Elaboração de trabalhos apresentados pelos alunos e discutidos nas sessões.
Realização de trabalho de campo, focado sobretudo na observação de aulas de Português para o 3º ciclo do Ensino Básico e de Ensino Secundário, visando a reflexão crítica sobre a conceção, implementação e reflexão sobre situações concretas de aprendizagem na ula de língua portuguesa.
Sempre que possível, os alunos serão convidados a participar em seminários, conferências e outros eventos científicos que possam enriquecer as discussões no âmbito da unidade curricular e contribuir para o objetivo mais amplo de mobilizar o conhecimento construído pela investigação na área da Educação em Línguas.
Sessões presenciais que prevejam o debate a partir de propostas apresentadas pelos docentes e da análise de documentos de natureza diversa, fornecidos previamente.
Elaboração de trabalhos apresentados pelos alunos e discutidos nas sessões.
Realização de trabalho de campo, focado sobretudo na observação de aulas de Português para o 3º ciclo do Ensino Básico e de Ensino Secundário, visando a reflexão crítica sobre a conceção, implementação e reflexão sobre situações concretas de aprendizagem na ula de língua portuguesa.
Sempre que possível, os alunos serão convidados a participar em seminários, conferências e outros eventos científicos que possam enriquecer as discussões no âmbito da unidade curricular e contribuir para o objetivo mais amplo de mobilizar o conhecimento construído pela investigação na área da Educação em Línguas.
Avaliação
A avaliação nesta unidade curricular tem em conta o regime de avaliação da Universidade de Évora, que se divide em regime de avaliação contínua e em regime de avaliação final.
No regime de avaliação contínua, um dos produtos finais para avaliação consiste num trabalho individual de análise crítica da realidade observada, partindo do trabalho de campo realizado, mobilizando, na fundamentação, a investigação realizada na área. O outro produto final consiste na realização de um trabalho de grupo sobre uma das temáticas associadas aos conteúdos programáticos, incluindo pesquisa e análise de artigos científicos pertinentes.
Trabalho individual (TI) - 50%
Trabalho de grupo (TG) 40%
Assiduidade e participação (AP) - 10%
[Classificação Final= (5TI+4TG+AP)/10]
No regime de avaliação contínua, um dos produtos finais para avaliação consiste num trabalho individual de análise crítica da realidade observada, partindo do trabalho de campo realizado, mobilizando, na fundamentação, a investigação realizada na área. O outro produto final consiste na realização de um trabalho de grupo sobre uma das temáticas associadas aos conteúdos programáticos, incluindo pesquisa e análise de artigos científicos pertinentes.
Trabalho individual (TI) - 50%
Trabalho de grupo (TG) 40%
Assiduidade e participação (AP) - 10%
[Classificação Final= (5TI+4TG+AP)/10]
Bibliografia
Dionísio, M.& Castro, R.(Orgs.)(2005). O Português nas Escolas. Ensaios sobre a língua e a literatura no ensino secundário. Almedina.
Grosso, M. Tavares, A. Tavares, M. (2009). O português para falantes de outras línguas: o utilizador independente no país de acolhimento. Agência Nacional para a Qualificação.
Ligo, M. (2020).Continuity of traditional and new tendencies in L1 teaching: A scientific essay on the challenges and projections. L1-Educational Studies in Language and Literature, 20(1),118.https://doi.org/10.17239/L1ESLL-2020.20.01.11
Pereira, L. & Cardoso, I. (eds.). (2013). Reflexão sobre a escrita.O ensino de diferentes géneros de textos. Universidade de Aveiro.
Santos, C., Mendonça, M., Cavalcante, M.(Orgs)(2010).Diversidade textual. Os gêneros na sala de aula. Autêntica.
Revistas específicas da área:
Associação de Professores de Português. Palavras.Revista em linha.
International Association for Research in L1 Education. L1-Educational Studies in Language and Literature.
Grosso, M. Tavares, A. Tavares, M. (2009). O português para falantes de outras línguas: o utilizador independente no país de acolhimento. Agência Nacional para a Qualificação.
Ligo, M. (2020).Continuity of traditional and new tendencies in L1 teaching: A scientific essay on the challenges and projections. L1-Educational Studies in Language and Literature, 20(1),118.https://doi.org/10.17239/L1ESLL-2020.20.01.11
Pereira, L. & Cardoso, I. (eds.). (2013). Reflexão sobre a escrita.O ensino de diferentes géneros de textos. Universidade de Aveiro.
Santos, C., Mendonça, M., Cavalcante, M.(Orgs)(2010).Diversidade textual. Os gêneros na sala de aula. Autêntica.
Revistas específicas da área:
Associação de Professores de Português. Palavras.Revista em linha.
International Association for Research in L1 Education. L1-Educational Studies in Language and Literature.
Equipa Docente
- Paulo Jaime Lampreia Costa [responsável]