Metodologias de Investigação I
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal objectivo fornecer aos alunos as ferramentas - tanto do domínio geral da investigação científica, como do domínio particular da arquitectura -, que lhes permitam desenvolver as capacidades de gestão, organização, desenvolvimento e apresentação de um trabalho de investigação em arquitectura. No final da unidade curricular, o aluno deverá adquirir as seguintes capacidades:
1. Saber definir um tema de investigação, bem como o seu objecto de estudo;
2. Saber definir o estado da arte;
3. Saber utilizar de uma forma eficaz as ferramentas da investigação;
4. Escrever um artigo científico;
5. Articular os diferentes níveis de pesquisa envolvidos no trabalho em arquitectura.
Conteúdos Programáticos
1. Características de uma dissertação de doutoramento;
2. Estratégias de enunciação de um tema de investigação e de um objecto de estudo;
3. Definição de estado da arte;
4. Metodologias gerais da investigação científica e específicas da investigação em arquitectura;
5. Metodologias gerais da escrita científica e específicas da escrita sobre arquitectura.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas, com apresentação de exemplos; debates com os alunos. Método de avaliação: artigo científico, avaliado de acordo com a aplicação dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular.
Avaliação
Método de avaliação: artigo científico, avaliado de acordo com a aplicação dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular.
Bibliografia
BAXANDALL, Michael. Patterns of intention. New Haven, London: Yale University, 1985.
BIGGS, Michael, KARLSSON, Henrik (eds..). The Routledge Companion to Research in the Arts. London: Routledge, 2011.
GIBBONS et al., The New Production of Knowledge: The Dynamics of Science and Research in
Contemporary Societies. Sage, 1994.
BOOTH, Wayne et. al. The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.
BüCHLER,Daniela, BIGGS, Büchler, Michael, «Oito critérios para a pesquisa acadêmica em áreas de prática projetual.» Pós v.17 n.27. São Paulo, Junho 2010.
GROAT, Linda Groat, WANG David, Architectural Research Methods. New York: John Wiley and Sons, 2002 (2nd edition, 2013).
GOMBRICH, «Sobre la interpretación de la obra de Arte. El qué, el porqué y el cómo», in RA Revista de Arquitectura, n. 5, Jun. 2003, pp. 13-20.
KRATHWOHL, D. R. How to prepare a research proposal. Syracuse, NY: Syracuse University Press, 1991.
MONTANER, José Maria, Arquitectura y crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
SARMIENTO, Jaime, «Re-crear una obra de arquitectura – El papel del hacedor», Circo, n. 78, 2000
RAMÍREZ, Juan Antonio, Como escribir sobre arte y arquitectura. Barcelona, Ediciones Serbal, 1996.
SCHÖN, Donald A., The Reflective Practitioner: How professionals think in action. London: Temple Smith, 1983. (
New edition edition, Ashgate Publishing Limited,1995).