2023

Biologia de Fungos Superiores

Nome: Biologia de Fungos Superiores
Cód.: BIO14188M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Unidade curricular eminentemente com aplicação prática em saída de campo e de identificação de macrofungos (cogumelos).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular visa dar aos estudantes uma visão geral sobre a biologia, taxonomia e filogenia dos fungos superiores (Ascomycota e Basidiomycota) e da sua importância nos ecossistemas naturais, enquanto bioindicadores e do seu potencial aproveitamento económico.
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Conhecer os diversos tipos de macrofungos.
- Reconhecer e identificar os principais grupos taxonómicos dos macrofungos.
- Compreender a importância dos macrofungos nos ecossistemas - saber aplicar as normas de boas práticas para a colheita das frutificações comestíveis de macrofungos.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a biodiversidade e conservação dos macrofungos.
- Possuir conhecimentos básicos sobre usos diversos dos macrofungos.
- Compreender a importância dos f

Conteúdos Programáticos

1. O Reino dos Fungos: organismos eucariotas e heterotróficos.
2. Principais marcos históricos da Micologia.
3. Caracterização dos verdadeiros fungos. Organização celular: a célula fúngica (estrutura e ultraestrutura); estrutura das hifas (ultraestrutura e modelo de crescimento).
4. Os principais grupos taxonómicos, classificação, caracterização somática e reprodutora (sexual e assexual): Divisões: Ascomycota e Basidiomycota. Ciclos de vida e metabolismo. Fisiologia e ecologia: saprofitismo, parasitismo, mutualismo.
5. Importância dos fungos como: biodegradadores da matéria orgânica e bioindicadores. Importância económica e usos diversos dos macrofungos.
6. Biodiversidade e conservação de macrofungos.
7. O papel dos fungos nas florestas: Wood wide web

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas com ensino presencial. Nas aulas teóricas serão apresentados os conceitos, a estrutura da matéria, proceder- se-á à orientação do processo de aprendizagem. As aulas práticas decorrerão em laboratórios e "no campo", sempre que possível,
através de visitas de estudo a locais de reconhecido interesse. A avaliação será efectuada através de um exame escrito de perguntas: de escolha múltipla, completar frases, desenvolvimento e identificação de espécimes de macrofungos (escala 0 a 20 valores).

Bibliografia

ALEXOUPOULOS, C. J., Mims, C. W. & Blackwell, M. 1996. Introductory Mycology. 4rd. ed. John Wiley & Sons, New York.

COURTECUISSE, R., 1999. Mushrooms of Britain and Europe (Collins Wildlife Trust Guide Mushrooms). HarperCollins Publ., London.

JENNINGS, D. H. & Lysek, G. (1996). Fungal Biology. Bios Scientific Plublishers, Oxford.

MOORE, David, Nauta, M. M., Evans, S. E., Rotheroe, M. Edts. 2001. Fungal Conservation - Issues and Solutions. Cambridge University .

MUELLER, G. Foster, M. & Bills, G. 2004. Biodiversity of Fungi - Inventory and Monitoring Methods. Academic Press. SVRCEK, M., 2000. Mushrooms. Silverdale, Leicester.
UICN (2001) – Categorias y Criterios de la Lista Roja de la UICN. Comisión de Supervivencia de Especies de la UICN. UICN, Gland
, Suiza y Cambridge, UK

WOLFSLEHNER, B., Prokofieva, I. and Mavsar, R. (editors). 2019. Non-wood forest products in Europe: Seeing the forest around the trees. What Science Can Tell Us 10. European Forest Institute.

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Equipa Docente