2025
Planeamento e Recursos no Desporto
Nome: Planeamento e Recursos no Desporto
Cód.: GES11422M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
ObjetivosObter noções básicas de contabilidade e compreender as demonstrações económicofinanceirasdas entidades desportivas;Adquirir noções de contabilidade de gestão, gestão orçamental e de controlo degestão;Compreender as noções de projeto desportivo, as necessidades de planeamento egestão e de projetos desportivos;Conhecer os principais critérios de avaliação de projetos desportivos.
CompetênciasAo terminar a unidade curricular o aluno deve ser capaz de recolher e interpretar deforma crítica, informação científica relevante sobre os temas tratados.Desenvolver a capacidade de comunicação, sob forma oral e escrita, organizadas demodo coerente e lógico sobre os temas tratados no âmbito desta Unidade.
CompetênciasAo terminar a unidade curricular o aluno deve ser capaz de recolher e interpretar deforma crítica, informação científica relevante sobre os temas tratados.Desenvolver a capacidade de comunicação, sob forma oral e escrita, organizadas demodo coerente e lógico sobre os temas tratados no âmbito desta Unidade.
Conteúdos Programáticos
Introdução à Contabilidade Financeira
Contabilidade de Gestão, Gestão Orçamental e Controlo de Gestão
Gestão de projetos desportivos
Concepção e avaliação de projetos desportivos
Contabilidade de Gestão, Gestão Orçamental e Controlo de Gestão
Gestão de projetos desportivos
Concepção e avaliação de projetos desportivos
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As secções mais expositivas são apoiadas em apresentações PowerPoint, com utilização do quadro nas questões mais práticas e sempre que se justifique. As sessões incluem a resolução de exercícios práticos e estudo de casos, participando os alunos activamente na sua resolução ou discussão. A utilização da plataforma de e-learning moodle é um elemento essencial para facilitar o contacto entre docentes e alunos, incluindo o esclarecimento de pequenas dúvidas, bem como para disponibilizar diversa documentação de apoio (lições, textos diversos, apresentaçõesPowerPoint, páginas de Internet, etc) e submissão dos trabalhos.
Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou regime de avaliação final.
Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou regime de avaliação final.
Avaliação
Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou regime de avaliação final.
No regime de avaliação contínua os alunos têm que realizar: um trabalho de grupo teórico-prático, com apresentação oral, com ponderação de 65%; um trabalho de grupo teórico-prático que consistirá na entrega da análise de estudo(s) de caso com ponderação de 10%; e, uma prova de avaliação escrita individual em sala, com ponderação de 25%. Aplica-se o critério da nota mínima de 7 valores nos elementos de avaliação para continuar em avaliação contínua.
No regime de avaliação por Exame: O aluno realiza uma única prova de avaliação escrita individual com a ponderação de 100%.
Todos os elementos de avaliação terão uma classificação individual de 0 a 20 valores.
Obterão aprovação os alunos que obtenham uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
No regime de avaliação contínua os alunos têm que realizar: um trabalho de grupo teórico-prático, com apresentação oral, com ponderação de 65%; um trabalho de grupo teórico-prático que consistirá na entrega da análise de estudo(s) de caso com ponderação de 10%; e, uma prova de avaliação escrita individual em sala, com ponderação de 25%. Aplica-se o critério da nota mínima de 7 valores nos elementos de avaliação para continuar em avaliação contínua.
No regime de avaliação por Exame: O aluno realiza uma única prova de avaliação escrita individual com a ponderação de 100%.
Todos os elementos de avaliação terão uma classificação individual de 0 a 20 valores.
Obterão aprovação os alunos que obtenham uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
Borges, António, Rodrigues A., e Rodrigues R. (2014). Elementos de Contabilidade Geral. 26ª edição. Lisboa: Rei dos Livros;
Caiado, A. P. (2012). Contabilidade Analítica e de Gestão, 7.ª ed. Áreas Editora;
Ferreira, Domingos, Carlos Caldeira, Célia Vicente, João Vieira e João Asseiceiro (2014). Contabilidade de Gestão ? Estratégia de custos e de resultados. Rei dos Livros;
Hugues, Jordan e Neves, J.C. (2011). O controlo de gestão ? ao serviço da estratégia e dos gestores. 9.ª ed. Áreas Editora;
Soares, Isabel, José Moreira, Carlos Pinho e João Couto (2007). Decisões de Investimento ? Análise Financeira de Projetos. Edições Sílabo.
Silva, Eduardo Sá e Monteiro, Fátima (2014). Empreendedorismo e Plano de Negócios. 2ª Edição, Vida Económica.
Silva, J.V. e Ferreira, P., 2018. Princípios de Gestão Financeira. 2ª Edição. Rei dos Livros.
Caiado, A. P. (2012). Contabilidade Analítica e de Gestão, 7.ª ed. Áreas Editora;
Ferreira, Domingos, Carlos Caldeira, Célia Vicente, João Vieira e João Asseiceiro (2014). Contabilidade de Gestão ? Estratégia de custos e de resultados. Rei dos Livros;
Hugues, Jordan e Neves, J.C. (2011). O controlo de gestão ? ao serviço da estratégia e dos gestores. 9.ª ed. Áreas Editora;
Soares, Isabel, José Moreira, Carlos Pinho e João Couto (2007). Decisões de Investimento ? Análise Financeira de Projetos. Edições Sílabo.
Silva, Eduardo Sá e Monteiro, Fátima (2014). Empreendedorismo e Plano de Negócios. 2ª Edição, Vida Económica.
Silva, J.V. e Ferreira, P., 2018. Princípios de Gestão Financeira. 2ª Edição. Rei dos Livros.
Equipa Docente
- Elisabete Gomes Santana Félix Amado [responsável]
- José Eduardo Boto Correia