2023

Diálogos Multidisciplinares e Práticas Colaborativas

Nome: Diálogos Multidisciplinares e Práticas Colaborativas
Cód.: ARC14094M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: B-learning

Apresentação

A UC discute conceitos estruturantes das práticas multidisciplinares de carácter colaborativo, bem como a materialização através de diferentes ferramentas e metodologias no seu desenvolvimento prático.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

_Perspectivar estratégias e metodologias das práticas multidisciplinares de carácter colaborativo, no âmbito artístico e social;
_ Desenvolver capacidades de observação e de análise crítica discursiva;
_ Desenvolver ferramentas de argumentação e fundamentação de cariz científico;
_ Perspectivar a dimensão da composição das práticas colaborativas multidisciplinares, de acordo com diferentes movimentos artísticos e legados estéticos, sobretudo na arte contemporânea;
_ Conhecer e saber aplicar princípios de teorias e práticas de alguns dos movimentos artísticos e artistas de referência que desenvolvem estas práticas e metodologias;
_ Saber delimitar parâmetros de observação capazes de concretizar trabalho de cariz multidisciplinar e colaborativo;
_ Aplicar os conceitos estudados na criação dramática e argumentar as opções de concepção;
_ Desenvolver metodologias práticas de materialização de conceitos explorados à prática de criação individual e colaborativa

Conteúdos Programáticos

_ Exposição teórica conceptual de princípios fundadores da composição multidisciplinar e das práticas colaborativas, com maior foco nas artes contemporâneas;
_ Conceitos referenciais definidos em teorias e/ou sistemas de composição de legados maioritariamente do século xx.
_ Observação e discussão de trabalhos artísticos com o objectivo de visualizar as diferentes propostas de materialização destes conceitos;
_ Elaboração de pequenos exercícios de análise crítica de práticas e metodologias de criação com estas características por parte dos alunos;
_ Criação de pequenos trabalhos performativos por parte dos alunos tradutores da assimilação dos diferentes conceitos e práticas.
_ Elaboração de trabalho escrito/relatório que demonstre a capacidade de documentação do trabalho prático, bem como a sua argumentação e enquadramento teórico conceptual.

Métodos de Ensino

Os métodos a utilizar são: o expositivo, o analítico, o discursivo e a prática experimental e exploratória.

Pesquisa transversal, multidisciplinar e colaborativa.

A exposição dos conteúdos nas sessões teóricas e teórico-práticas com apresentação de material iconográfico - desenho, fotografia e material audiovisual.
Avaliação contínua.
Elementos de avaliação:
- participação e sentido crítico - 40%;
- Relatório final da disciplina e documentação da prática - 30%
- exercícios práticos de composição dramática e argumentação das opções – 30%

Bibliografia

Attega, ali. (2020). Collaborative Praxis and Contemporary Art Experiments in the MENASA Region: Springer.
Bacharach, S., Fjærestad, S. B., Booth, J. N. (2016). Collaborative Art in the Twenty-First Century: Routledge.
Bishop, C. (2012). Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. London/NY: Verso.
Borges, V. (2018). Arte colaborativa: uma observação localizada dos teatros e dos seus públicos: CRIA.
Ciancio, G. & Gielen, P. (2017). To give a voice: A conversation with stefan kaegi of Rimini protokoll. P. Dietachmair & P. Gielen (Eds.), The art of civil action: Political space and cultural dissent (145-164). Valiz.
Fernandes,F., Netto, M. (2020) Ação em combate:Criação colaborativa, participação e transcriação no processo criativo. Urdimento 3(39):1-29.
Matosinhos, B.(2021).Entre o Real e o Sonho:Criação interdisciplinar para o espaço cénico interativo.Tese de Doutoramento em Artes.FBAL.UL.
Katz, V.(2013). Black Mountain College: Experiment in Art. MIT Press.