2023

Processos e Métodos de Design

Nome: Processos e Métodos de Design
Cód.: VIS14186M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC estabelece uma relação de interdisciplinaridade com Projeto I, para promover a exploração de vários itinerários processuais em Design, explorar as suas vantagens e limites.

Os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvem-se num nível de complexidade elevado e aplicam-se aos itinerários de I&D em Design.

a. Ser capaz de antecipar um desenho de itinerário que contemple a identificação dos métodos de Design a usar (quais, porquê e quando);
b. Saber organizar um documento que sistematize e fundamente, no arco temporal do processo de Design, os momentos-chave, as ações, os intervenientes, os métodos de Design selecionados e os inputs e os outputs esperados;
c. Saber convocar e discutir o aparato crítico adequado à argumentação;
d. Saber comunicar em todas as dimensões discursivas;
e. Confirmar a operacionalidade do itinerário e dos métodos de Design para o processo e para os resultados em Projeto I.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos desta UC constituem um suporte teórico dos processos de Design a desenvolver na UC Projeto I. Contribuem para explorar e experimentar diversas abordagens metodológicas / processuais em Design, visando alcançar resultados disruptivos.

1. Itinerários Inspirados em Design:
FAQ; Estratégias de Design; Processos de Design; Itinerários lineares e não lineares em Design;
2. Métodos de Design;
3. Inovação em Design;
Inspiração; Especulação; Improvisação; Disrupção; Ficção; Sonho; Utopia; Ideia; Imaginário; Extrapolação; Futuros (Im)Possíveis;
4. Experimentação em Design:
Mapeamento de ideias relacionadas.

Métodos de Ensino

Exposição participada, debate, acompanhamento individual tutorial, discussão suscitada pelos pontos de situação do trabalho desenvolvido pelos alunos, exploração e simulação de casos, visionamento e debate de vídeos e filmes, resolução de problemas concretos, visionamento de outro material iconográfico relevante e aulas em contexto.

Critérios de avaliação:
1. Evidência de competências de especulação e reflexão crítica no itinerário de Design (20%);
2. Elaboração do desenho de itinerário e identificação e seleção dos Métodos de Design mais adequados ao Projeto proposto (do abstrato ao concreto) (20%);
3. Confirmação e argumentação sobre a operacionalidade do itinerário e dos métodos de Design para o processo e para os resultados em Projeto I (20%);
4. Saber comunicar em todas as dimensões discursivas (20%);
5. Qualidade global; potencial de Ser Inovação (20%).

Ver o Brief da UC

Bibliografia

Brown, Tim, 2009. Change by design: how design thinking transforms organizations and inspires innovation. New York: Harper Collins.
Kumar, Vijay, 2013. 101 Design Methods: a structured approach for driving innovation in your organization. Hoboken, N.J.: Wiley.
Martin, Bella, Hanington, Bruce, 2012. Universal methods of design: 100 ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly, MA: Rockport Publishers.