2025

Tecnologias Digitais e Educação

Nome: Tecnologias Digitais e Educação
Cód.: PED13942M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Face à transformação digital em curso assume-se que a missão da educação é a de contribuir para a compreensão dos mundos digitais em emergência bem como criar os contextos adequados para que a aprendizagem de crianças e jovens se possa desenvolver de modo natural (Seymour Papert).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OA1. Analisar e compreender as relações entre currículo e tecnologias, explorando-as a partir de uma visão ampla de inovação pedagógica no contexto dos desafios da educação do século XXI.
OA2. Refletir criticamente sobre o que se espera que cada educador possua em termos de competências digitais para melhorar e inovar a educação.
OA3. Reconhecer os fundamentos que sustentam o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras com tecnologias, aplicando-os na apreciação e criação de atividades e recursos pedagógicos que favoreçam a aprendizagem significativa.
OA4. Identificar, selecionar e usar, de forma criteriosa e reflexiva, serviços e tecnologias emergentes para criar e manter um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA).

Conteúdos Programáticos

M1. Currículo, Tecnologias e Inovação na Educação.
1.1. Principais conceitos e teorias.
1.2 Modelos de integração curricular das tecnologias.

M2. Tecnologias e Competências Digitais.
2.1. Competências e saberes dos docentes na era digital.
2.2 Funções e implicações dos referenciais de competências digitais para as práticas pedagógicas.

M3. Práticas pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais.
3.1. Pensar curricularmente e agir didaticamente com tecnologias.
3.2. Desenho e avaliação de atividades baseadas na filosofia “Aprender com Tecnologias”.

M4. Ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA) e Tecnologias Emergentes.
4.1. Fundamentos e características dos APA.
4.2. Tecnologias emergentes e implicações para a profissionalidade docente.

Métodos de Ensino

Para apoiar a construção de conhecimentos nesta UC, opta-se por uma abordagem socioconstrutivista com recurso a metodologias que, no seu conjunto, procuram promover processos de aprendizagem dinâmicos, interativos e colaborativos. Em linha com a política pedagógica da UÉ, destaca-se o ensino centrado na aprendizagem, o desenvolvimento de competências disciplinares e transversais, a articulação ensino e investigação e o uso de recursos digitais, quer como ferramentas promotoras da aprendizagem, quer como ferramentas de gestão de comunicação e flexibilização. O APA desempenhará um papel crucial, pois oferece aos estudantes um espaço onde podem organizar e gerir recursos de aprendizagem de acordo com as suas necessidades individuais. Ademais, a interação constante com pares, docente e práticas de investigação, permite desenvolver uma cultura de colaboração e partilha de conhecimentos, contribuindo ainda para fortalecer a relação dos estudantes com a comunidade académica.

Avaliação

I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, com a emissão de feedback construtivo sobre as atividades a realizar em diversos momentos. Para o apuramento da classificação serão consideradas as seguintes componentes: A) Proposta de Atividade com Tecnologias, a realizar em grupo (50% da classificação final); (B) Desenvolvimento regular de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem (30% da classificação final); e (C) Reflexão Crítica Individual sobre as aprendizagens realizadas na UC, a realizar durante o período de avaliação final (20% da classificação final).

II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na elaboração de um trabalho individual escrito, com discussão oral do mesmo, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.

Bibliografia

Burns, T. & F. Gottschalk (eds.) (2020). Education in the Digital Age: Healthy and Happy Children. OECD Publishing, https://doi.org/10.1787/1209166a-en
Cruz, E.; Sousa, E. & Costa, F. (2023). Práticas de recontextualização das Orientações Curriculares para as TIC: contributos do Projeto Escol@s Digitais. In C. Cavaco et al. (2023) Espaços Educativos. Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens. 421-434. Afirse Portugal. https://encurtador.com.br/esFHO
Kucirkova, N., Rowsell, J., & Falloon, G. (eds.). (2019). The Routledge International Handbook of Learning with Technology in Early Childhood (1st ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315143040
Lucas, M. & Moreira, A. (2018). DigiComEdu: Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. UA Editora, http://hdl.handle.net/10773/24983
MGIEP (2019). Rethinking pedagogy: exploring the potential of digital technology in achieving quality education. UNESCO, https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000372786

Equipa Docente