2023

Pedagogia da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Nome: Pedagogia da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Cód.: PED11449M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender a dimensão sistémica das práticas educativas em Educação de Infância como garante dos direitos das crianças num quadro de educação de qualidade
Conhecer e analisar criticamente os documentos reguladores da ação educativa do educador de infância e do professor do 1.ºCEB
Perspetivar a construção e o desenvolvimento curricular como processo integrador numa dinâmica em espiral
Compreender diversos referenciais pedagógicos de organização e gestão do trabalho em Pré-escolar e 1.º CEB e refletir criticamente, no sentido de fundamentar escolhas
Conhecer diversos modelos pedagógicos, estratégias e procedimentos para a educação de infância e analisar os respetivos processos e instrumentos
Desenvolver competências de observação, registo e análise de situações educativas para a regulação e problematização da ação educativa e apropriação de linguagem científica
Desenvolver uma atitude reflexiva e investigativa, criando hábitos de pesquisa, seleção, organização e tratamento de informação

Conteúdos Programáticos

1. Direitos das crianças, educação de qualidade e pedagogia da educação de infância.
2. Currículo e Projetos Curriculares - desenvolvimento e gestão
2.1. Orientações Curriculares em Portugal:
2.1.1. Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar
2.1.2. Organização Curricular e Programas - 1.º Ciclo EB
2.2. Projeto curricular de turma enquanto instrumento concetual e organizativo da ação educativa
2.3. Currículos de diferentes países (ex: Austrália; Espanha; Brasil)
3. Desenvolvimento Curricular: Observação, Planeamento, Ação, Avaliação
3.1. Processos e instrumentos de observação, planeamento e avaliação para as aprendizagens
4. Modelos pedagógicos para a educação de infância (Movimento Escola Moderna; High-scope; Abordagem Régio-Emília; Waldorf; Forest schools): fundamentos e ação
5. Modos de aprender e ensinar em educação de infância
5.1. O Brincar
5.2. O Trabalho de Projeto
5.3. Temas transdisciplinares

Métodos de Ensino

- Gestão cooperada do processo de aprendizagem;
- Aulas expositivas com debate;
- Análise e discussão de textos;
- Trabalho de campo em escolas com J.I. e 1.º Ciclo EB;
- Realização de trabalhos de investigação com comunicação à turma;
- Utilização da plataforma moodle como recurso comum onde se disponibiliza informação relevante no âmbito da UC e se constrói uma rede de comunicação que alimente os processos de aprendizagem;
- Acompanhamento dos processos de aprendizagem diferenciados através de tutoria (OT).
Componentes da avaliação:
A - Trabalho de pesquisa em grupo com comunicação à turma sobre uma das componentes do programa;
B - Trabalho de reflexão individual incidindo sobre uma componente da docência no J. I. e no 1.º ciclo EB
baseado no trabalho de campo levado a cabo por cada aluno.
A classificação final será obtida através da fórmula: (A+B)/ 2

Bibliografia

Folque, M. A. (2014) O aprender a aprender no Pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. (2ª Edição) Lisboa: FCG.
Leal da Costa & Sarmento, T. (2019). O que fazemos com o que fazem connosco... trilhar caminhos em interação. Revista @mbienteducação, 12 (2), 58-71.
Oliveira-Formosinho, J. (Org.) (2007) Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora.
Pollard, A. (Ed.) (2014). Readings for Reflective Teaching for schools. 2nd Edition. London: Bçoomsbury.
Niza, S. (1998). Organização social do trabalho de aprendizagem no 1.º ciclo do Ensino Básico. Inovação, 11(1), 77-98.
Oliveira-Martins, G. (Org.)(2017). Perfil dos alunos à saída da Escolariedade Obrigatória. Despacho nº 9311/2016, de 21 de julho. Lisboa: Ministério da Educação / DGE.
Roldão, M. (2005). Estudos de Práticas de Gestão do Currículo-que qualidade de ensino e de aprendizagem. Lisboa: Universidade Católica Editora.