2025

A Educação das Crianças, as Famílias e a Comunidade

Nome: A Educação das Crianças, as Famílias e a Comunidade
Cód.: PED11416M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Compreender o trabalho com famílias e comunidades como promotor de sustentabilidade social e cultural, ambiental e económica;
• Perspetivar a Educação de Infância numa perspetiva holística e ecológica;
• Conhecer e valorizar os direitos das crianças baseados na visão de criança cidadã;
• Partir dos princípios e fundamentos da pedagogia para a infância, para poder edificar, cooperadamente, com os seus pares, com as famílias e com as forças vivas da comunidade escolar, uma comunidade de aprendizagem fecunda para todas as crianças na sua relação com o mundo natural-cultural;
• Conhecer e analisar diversas abordagens de trabalho com as famílias que suportem o estabelecer de parcerias e o fluir de uma comunicação de qualidade baseada numa relação de confiança;
• Conhecer e analisar perspetivas de trabalho com as comunidades capazes de erguer redes de sustentação intersectoriais e oportunidades acrescidas de relação com o mundo.

Conteúdos Programáticos

1. A educação de infância para a sustentabilidade: conceitos e possibilidades de ação
2. A perspetiva Ecológica Sistémica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner
3. A visão de criança cidadã e implicações para o seu processo de aprendizagem
4. A família como um sistema estruturante da aprendizagem e desenvolvimento da criança
4a. Família, Parentalidade e transformações sociais
4b. Educação parental: conceções e praxis
4c. Desafios da relação escola famílias
4d. Estratégias de interação e cooperação com as famílias na educação das crianças
5. A comunidade reconhecida com uma função educadora
5a. Conceito de "Cidades Educadoras" - carta das cidades educadoras (Declaração de Barcelona)
5b. As cidades amigas das crianças UNICEF
5e. A Participação das crianças na cidade
6. Trânsitos entre espaços de fronteira
6a. Serviços integrados de educação e cuidado na infância – o projeto INTESYS
6b. Transições família, creche, Pré-escolar, 1º CEB
7. Ser em relação com o mundo natura-cultura

Métodos de Ensino

Utilização de metodologias que apelem à construção de conhecimentos implicados através do envolvimento e participação dos alunos,
individualmente e em grupo: gestão cooperada do currículo; aulas expositivas com debate: trabalhos de investigação e apresentação à turma; debates com convidados com experiências relevantes; participação em eventos na comunidade.
Cada estudante organiza a pares ou individualmente uma aula sobre uma temática do programa;

Avaliação

Avaliação continua: A avaliação assenta na construção de um Portfólio reflexivo sobre os temas abordados nas aulas (80%) mais a assiduidade e participação (20%). Uma das reflexões deve incidir sobre a aula preparada pelas/os estudantes.
Avaliação final:
A avaliação final implicará a realização uma prova escrita sobre todas as matérias trabalhadas no âmbito da unidade curricular (100%).

A docente acompanha em tutoria o trabalho de preparação das aulas a desenvolver pelos/as estudantes, dando feedback formativo.
Os/as estudantes podem entregar uma 1ª versão dos portfólios para receber feedback formativo que lhes permita melhorar o trabalho.

Bibliografia

Folque, M. A, Aresta, F. & Melo, I. (2017). Construir a Sustentabilidade a partir da infância. Cadernos de Educação de Infância, 112, 82 – 91
Ionesco, M. TriKic, Z. & Pinto, L. M. (2019). INTESYS – Sistemas Integrados para a infância – apoiar crianças e famílias em situação de vulnerabilidade
Mata, L. & Pedro, I. (2021). Participação e envolvimento das famílias – construção de parcerias em contextos de educação de infância. DGE.
Sarmento, T. Ferreira, F. I, Silva, P. E Madeira, R. (2009.) Infância, Família e Comunidade: as crianças como actores sociais. Porto Editora
Tonucci, F. (2019). A cidade das crianças: um modo novo de pensar a cidade. Ágora K.
UNESCO (2016). Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem. UNESCO
Vasconcelos, T. (2009). A Educação de Infância no cruzamento de fronteiras. Texto Editora.

Equipa Docente