2025

Educação para o Ambiente: entre os Fundamentos e a Ação

Nome: Educação para o Ambiente: entre os Fundamentos e a Ação
Cód.: PAO10045O
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: E-learning

Apresentação

Formação abrangente no âmbito da Educação ambiental, orientada para o desenvolvimento de uma cultura ambiental potenciadora da construção do sujeito ecológico, enquanto agente capaz de interpretar o mundo, expressar sentido critico e desencadear ações de mudança para a sustentabilidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Relacionar a diversidade de representações e conceitos de Ambiente e Natureza com as diferentes propostas de Educação Ambiental.
- Explorar o(s) conceito(s) de sustentabilidade e a sua importância na educação.
- Compreender os fundamentos éticos, conceptuais e metodológicos que sustentam diferentes abordagens de Educação Ambiental.
- Reconhecer a natureza inter e transdisciplinar da Educação Ambiental e a importância dos processos de continuidade.
- Reconhecer a natureza global, sistémica e complexa dos fenómenos naturais e dos problemas ambientais contemporâneos na sua relação com a sociedade, cultura e política.
- Alargar a cultura ambiental e ecológica, nomeadamente através do contacto com estudos de caso em diferentes contextos socio ecológicos e através da discussão critica com colegas e outros intervenientes na UC.
- Identificar problemas ambientais e analisá-los numa perspetiva inter e transdisciplinar
- Elaborar e implementar projetos na área da Educação Ambiental.

Conteúdos Programáticos

1.Natureza e ambiente
Perceções e conceito(s) de Natureza e Ambiente
Relação da espécie humana com a Natureza
Natureza: do suporte de vida à dimensão espiritual.
A importância da Natureza. Biofilia. A hipótese de Gaia.
Ética e Natureza.
2.Temas ambientais contemporâneos
A crise ambiental
Ameaças e mudanças globais
A ecologia social
3.A missão e a estratégia da Educação Ambiental
Visões: do Antropoceno ao Ecoceno...
Políticas e cidadania
Legislação de base, Agendas Europeias, Tratados e Acordos.
4.A Educacao para a Sustentabilidade (ES) e a Educacão Ambiental (EA)
Pontos comuns, divergências e especificidades
5.Caminhos na e para a Educação Ambiental
O ativismo ambiental
O ecofemeninismo
O empirismo delicado
The forest schools
As eco-escolas
Outros
6.A criacao de projetos em educacao ambiental e a formação do sujeito ecológico.

Métodos de Ensino

Serão desenvolvidas metodologias que privilegiam a reflexão e participação dos estudantes através da
análise de textos, válidos, performances e outras recursos, com exploração colaborativa do seu conteúdo nas suas diversas dimensões. Atividades de resolução de problemas convidam os alunos a analisar problemas reais (com base na apresentação de informação) e a imaginar/imaginar futuros sustentáveis para lidar com os problemas e enriquecer as perspetivas através de discussões em sala de aula.
Pretende-se estimular a critica fundamentada, desenvolver cultura ambiental e mobilizar a criatividade no desenvolvimento, individual, e num contexto de investigação-ação. São também incentivadas visitas de campo, como metodologia de exploração e ligação aos lugares em contextos ambientais naturais de proximidade.

Avaliação

A avaliação será realizada na modalidade Contínua, com base em trabalhos intercalares organizados numa cartografia individual (40%) e no trabalho final de projeto de educação ambiental individual ou a pares, orientado pelo(s) docente (s), sujeito a uma apresentação e discussão a todos os elementos do grupo/turma. O trabalho final de projeto representará 60% da avaliação global.
Os professores fornecerão feedback contínuo aos projetos dos alunos e as apresentações iniciais, intermédias e finais em sala de aula proporcionarão a oportunidade para a autoavaliação e heteroavaliação do processo de aprendizagem por parte dos alunos.
Avaliação final: Apresentação oral e escrita de projeto (100%).

Bibliografia

Bianchi, G., Pisiotis, U., & Cabrera Giraldez, M. 2022. GreenComp The European sustainability competence framework. Eur, 30955.
Haraway D. 2016. Staying with the trouble. Duke University Press.
Ilhéu M. & Valente, M. 2019. Delicate empiricism and romance in education for sustainability. In Ensaiar Arte e Ciência para religar natureza e cultura (A. Nielson, J.E. da Silva Eds), PER#2 Pesquisa, Experimentação, Reflexão. Porto: Teatro do Frio edições.
Morizot, B. (2022). Manières d?être vivant ? enquêtes sur la vie à travers nous. Babel.
Kudryavtsev A., Stedman, R. & Krasny, M. 2012. Sense of place in environmental education, Environmental Education Research, 18:2, 229-250.
Pavlova M. 2013. Towards using transformative education as a benchmark for clarifying differences and similarities between Environmental Education and Education for Sustainable Development, Environmental Education Research, 19:5, 656-672.