2023

Educação Artística e Educação Física na Infância

Nome: Educação Artística e Educação Física na Infância
Cód.: PED13960M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os estudantes deverão conhecer/compreender:
1. As finalidades e os princípios pedagógicos fundamentais do ensino nas áreas da Educação Física e da Educação Artística (Teatro, Música, Artes visuais, dança) na Infância
2. O contributo e as potencialidades da Ed.Artística e da Ed.Física para a totalidade do processo educativo;
3. As aprendizagens essenciais nos domínios da Ed.Física e da Ed.Artística na Ed.Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico.

Deverão ainda manifestar as seguintes competências:
1. Mobilizar princípios didáticos e estratégias pedagógicas proporcionadoras de uma intervenção curricularmente significativa na área da Ed.Artística e da Ed.Física, numa perspetiva integradora.
2. Conceber atividades/ projetos pedagógicos curricularmente integrados nos contextos de intervenção que explorem as potencialidades interdisciplinares das áreas da Ed.Artística e da Ed.Física (entre si e com as outras áreas curriculares).

Conteúdos Programáticos

Finalidades educativas e princípios pedagógicos da Ed.Artística e da Educação Física na Ed.Pré-Escolar e no 1ºCEB.

Aprendizagens essenciais da Ed.Física e da Ed.Artística (Teatro, Musica, Artes Visuais e dança).

Opções e decisões metodológicas do ensino nas áreas da Ed.Artítica e da Ed.Física.

Perpetivas integradoras dos domínios da Ed.Artística e da Ed.Física (entre si e com outras áreas de conhecimento).

Planeamento, intervenção pedagógica e avaliação em Ed.Física e Ed.Artística.

Métodos de Ensino

Metodologias de carater prático/reflexivo em 2 vertentes articuladas: a)Abordagens especificas didático-pedagógicas de cada uma das áreas: educação física e no âmbito da educação artística, da educação musical, dramática e do movimento e plástica; b)Abordagem transversal da educação física e educação artística mobilizadas na conceção e dinamização de projeto em contexto educacional, podendo assumir diversos formatos: percurso de exploração; performance; espetáculo de teatro musical, instalação; exposição;etc.
A organização em 2 blocos horários semanais permite o desenvolvimento dos conteúdos específicos e transversais das várias áreas, assim como o seu desenvolvimento articulado que sustente planificação e reflexão sobre as ações em contexto real no âmbito da PES.
Avaliação no regime de avaliação contínua-Portefólio individual que reflita a aprendizagem e experiência nas 2 vertentes 100%
Avaliação no regime de avaliação final-Trabalho escrito individual (50%) e prova oral (50%)

Bibliografia

Assis, M et al.(2017). Ensaios entre Arte e Educação. Lisboa: Fundação Callouste Gulbenkian
Belver, M. & Mendéz, M. (Coords.) (2000). Educación Artística y Arte Infantil. Madrid: Fundamentos.
Eggers, K. & Eggers, W. (2010). Children´s theatre: a paradigm, primer, and resource. Saint Louis: Scarecrow press.
Gordon, E. (2003). A music learning theory for newborn and young children, Chicago: GIA Publication Inc.
Hernández, F. (2007). Catadores de Cultura Visual: Proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação.
Hurwitz, A. & Day, M. (2001). Children and Their Art: Methods for the Elementary school. New York: Harcourt College Publishers.
Mathews, J. (2002) El Arte de la Infancia y la Adolescencia. Barcelona: Paidós.
Neto, C. (1995). Motricidade e jogo na infância. SP: Editora Sprint
Solomon, J. & Murata, N.M. (2008). Physical education and language arts: An interdisciplinary teaching approach. Strategies: A Journal for Physical and Sport Educators, 21(6),19-23