2023
Matemática na Infância
Nome: Matemática na Infância
Cód.: PED11405M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
As aprendizagens matemáticas que as crianças das primeiras idades devem ter oportunidade de fazer são o foco desta UC, que explora como promover aprendizagens matemáticas relevantes com conexões múltiplas, fundamentadas na investigação em educação matemática, numa perspetiva de matemática para todos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O1. Desenvolver auto-confiança na sua relação com a matemática e as capacidades de resolução de problemas, comunicação e representação matemáticas;
O2. Criar expectativas elevadas sobre aprendizagens matemáticas das crianças;
O3. Conhecer as orientações curriculares para ensino da Matemática nos primeiros anos (pré-escolar e 1º ciclo);
O4. Conhecer ideias basilares sobre a aprendizagem de temas matemáticos pelas crianças;
O5. Conhecer ideias basilares sobre o desenvolvimento das capacidades matemáticas transversais das crianças;
O6. Conhecer tarefas e recursos potenciadores da aprendizagem matemática das crianças;
O7. Desenvolver a capacidade de preparar tarefas matemáticas adequadas para crianças, relevantes em contexto;
O8. Desenvolver a capacidade de analisar e reflectir sobre práticas de abordagem à Matemática com crianças;
O9. Desenvolver a capacidade de problematizar desafios da exploração da Matemática com crianças e desenvolver uma atitude investigativa
O2. Criar expectativas elevadas sobre aprendizagens matemáticas das crianças;
O3. Conhecer as orientações curriculares para ensino da Matemática nos primeiros anos (pré-escolar e 1º ciclo);
O4. Conhecer ideias basilares sobre a aprendizagem de temas matemáticos pelas crianças;
O5. Conhecer ideias basilares sobre o desenvolvimento das capacidades matemáticas transversais das crianças;
O6. Conhecer tarefas e recursos potenciadores da aprendizagem matemática das crianças;
O7. Desenvolver a capacidade de preparar tarefas matemáticas adequadas para crianças, relevantes em contexto;
O8. Desenvolver a capacidade de analisar e reflectir sobre práticas de abordagem à Matemática com crianças;
O9. Desenvolver a capacidade de problematizar desafios da exploração da Matemática com crianças e desenvolver uma atitude investigativa
Conteúdos Programáticos
1.O currículo de Matemática:
1.1.Orientações na educação pré-escolar
1.2.O currículo de Matemática em relação com o currículo global.
2. Temas matemáticos e ênfases:
2.1.Número (sentido de número)
2.2.Geometria (sentido espacial)
2.3.Medida (processo de medir, unidades informais)
2.4.Estatística (contagens e representações)
2.5.Álgebra (regularidades)
3.Capacidades matemáticas transversais:
3.1.Resolução de problemas
3.2.Raciocínio matemático
3.3.Comunicação matemática
3.4.Representação matemática
3.5.Conexões matemáticas
4.A exploração da Matemática:
4.1.A Matemática em contexto,
4.2.Conexões internas e externas
4.3.Produções matemáticas das crianças
4.4.Papel do educador e das crianças
4.5.Comunicação e representações
5.Planificação da abordagem à Matemática:
5.1.Trajetórias de aprendizagem
5.2.Definição de sequências de tarefas
5.3.Exploração de tarefas com as crianças
6.Reflexão sobre a Matemática na infância:
6.1.Fatores de sucesso da aprendizagem
6.2.Regulação da prática
1.1.Orientações na educação pré-escolar
1.2.O currículo de Matemática em relação com o currículo global.
2. Temas matemáticos e ênfases:
2.1.Número (sentido de número)
2.2.Geometria (sentido espacial)
2.3.Medida (processo de medir, unidades informais)
2.4.Estatística (contagens e representações)
2.5.Álgebra (regularidades)
3.Capacidades matemáticas transversais:
3.1.Resolução de problemas
3.2.Raciocínio matemático
3.3.Comunicação matemática
3.4.Representação matemática
3.5.Conexões matemáticas
4.A exploração da Matemática:
4.1.A Matemática em contexto,
4.2.Conexões internas e externas
4.3.Produções matemáticas das crianças
4.4.Papel do educador e das crianças
4.5.Comunicação e representações
5.Planificação da abordagem à Matemática:
5.1.Trajetórias de aprendizagem
5.2.Definição de sequências de tarefas
5.3.Exploração de tarefas com as crianças
6.Reflexão sobre a Matemática na infância:
6.1.Fatores de sucesso da aprendizagem
6.2.Regulação da prática
Métodos de Ensino
As metodologias apelam ao envolvimento das estudantes, implicam a realização de tarefas diversas, de natureza variada, e contemplam diversas formas de trabalho.
A avaliação segue as normas gerais em vigor na UE.
É obrigatória assiduidade de 75% das aulas.
O trabalhador-estudante deve contactar o docente nos 15 dias após a obtenção dessa condição.
O Regime de Avaliação Contínua valoriza a avaliação formativa e inclui os elementos:
AParticipação nas atividades das aulas (0.3)
BTrabalho individual escrito (0.7)
Podem apresentar-se a Regime de Avaliação Final os alunos que tenham optado por essa modalidade ou que não tenham obtido classificação superior a 10 em A e em B no Regime de Avaliação Contínua. O exame implica uma prova escrita e uma prova prática. A nota final é a média das notas das duas provas.
A avaliação segue as normas gerais em vigor na UE.
É obrigatória assiduidade de 75% das aulas.
O trabalhador-estudante deve contactar o docente nos 15 dias após a obtenção dessa condição.
O Regime de Avaliação Contínua valoriza a avaliação formativa e inclui os elementos:
AParticipação nas atividades das aulas (0.3)
BTrabalho individual escrito (0.7)
Podem apresentar-se a Regime de Avaliação Final os alunos que tenham optado por essa modalidade ou que não tenham obtido classificação superior a 10 em A e em B no Regime de Avaliação Contínua. O exame implica uma prova escrita e uma prova prática. A nota final é a média das notas das duas provas.
Bibliografia
Boavida, A., Paiva, A., Cebola, G., Vale, I., & Pimentel, T. (2008). A experiência matemática no ensino básico. Lisboa: DGIDC.
Canavarro, A. P. & Pinto, E. (2012). O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos. Quadrante, 21(2), 51-79.
Castro, J. P., & Rodrigues, M. (2008). Sentido de número e organização de dados, Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: DGIDC.
Clements, D., & Sarama, J. (2018). Myths of Early Math. Educ. Sci. 2018, 8(2), 71; https://doi.org/10.3390/educsci8020071
Brocardo, Serrazina, & Rocha (Orgs.)(2008). O sentido do número e as reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar.
Mendes, F., & Delgado, C. (2008). Geometria. Lisboa: DGIDC.
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM.
NCTM (2017). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: APM.
S. Lerman (Ed.)(2014). Encyclopedia of Mathematics Education. Dordrecht: Springer.
Canavarro, A. P. & Pinto, E. (2012). O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representações dos alunos. Quadrante, 21(2), 51-79.
Castro, J. P., & Rodrigues, M. (2008). Sentido de número e organização de dados, Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: DGIDC.
Clements, D., & Sarama, J. (2018). Myths of Early Math. Educ. Sci. 2018, 8(2), 71; https://doi.org/10.3390/educsci8020071
Brocardo, Serrazina, & Rocha (Orgs.)(2008). O sentido do número e as reflexões que entrecruzam teoria e prática. Lisboa: Escolar.
Mendes, F., & Delgado, C. (2008). Geometria. Lisboa: DGIDC.
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM.
NCTM (2017). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Lisboa: APM.
S. Lerman (Ed.)(2014). Encyclopedia of Mathematics Education. Dordrecht: Springer.
Equipa Docente
- António Manuel Águas Borralho [responsável]