Conhecimento do Mundo na Infância
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Compreender e valorizar o papel que a área de Conhecimento do Mundo desempenha no desenvolvimento intelectual, estético e socio-moral das crianças;
- Compreender a importância da promoção da igualdade de género no trabalho com as crianças;
- Relacionar, de um modo integrado, a área de "Conhecimento do Mundo" com as diferentes áreas de conteúdo na educação de infância;
- Conhecer e utilizar métodos, técnicas e instrumentos adequados à construção do conhecimento no âmbito das Ciências do Meio Físico e Social;
- Desenvolver atitudes científicas criando hábitos de pesquisa, de seleção, organização e tratamento da informação, bem como de rigor e objetividade na linguagem;
- Planificar de forma integrada temas, no âmbito do conhecimento do mundo, pedagogicamente adequados ao contexto pré-escolar.
Conteúdos Programáticos
1.1. A área do Conhecimento do Mundo nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar.
1.2. A importância da educação científica na infância.
1.3. Abordagem das questões de género na infância
2.A descoberta do mundo social, físico e natural.
2.1. A metodologia científica
2.2. O papel do educador como mediador na aprendizagem do mundo físico e natural.
2.3. A descoberta do mundo social
2.4. Aprender história e geografia na infância
3. Metodologias de trabalho e utilização de recursos.
3.1. Atividades experimentais: organização e planeamento.
3.2. O meio físico e social como recurso: a preparação e o planeamento de saídas de campo.
Métodos de Ensino
Daremos assim relevo a formas de trabalho centradas na análise crítica de textos de conteúdo didático relevante, a construção e a exploração didática de materiais simples, ligados aos temas abordados e adequados ao contexto infantil
A avaliação é continua e decorre ao longo do semestre através da realização de Tarefas (T), de natureza diversa (individuais e/ou em grupo), relacionadas com temas estruturantes do programa e de um Tarefa Final de natureza científico-didática sobre um tema escolhido pelos estudantes, sujeito a apresentação e discussão em sala de aula (TF).
Classificação Final =[(T1+T2+T3+T4)/4] + Tf) /2
No regime de exame, os estudantes realizam uma prova escrita de Exame (Ex) e uma Tarefa Tinal (TF).
Classificação Final =(Ex+Tf)/2
Avaliação
A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora (Regulamento Escolar Interno) no quadro da flexibilidade e autonomia conferida aos Departamentos, nomeadamente no que diz respeito ao estabelecimento de normas de assiduidade. Em conformidade, o regime de frequência da disciplina implica a presença obrigatória dos alunos em, pelo menos, 75% das sessões, independentemente da natureza das mesmas.
Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem classificação igual ou superior a 10 (dez) valores.
Os trabalhadores-estudantes deverão contactar o docente nos trinta dias subsequentes ao início do semestre lectivo, a fim de tomarem conhecimento dos ajustamentos que a sua situação específica vier a aconselhar, de acordo com o estipulado no respectivo Estatuto.
Para obter aprovação na disciplina, qualquer aluno que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, poderá optar por uma das seguintes modalidades:
Para obter aprovação na unidade curricular, qualquer aluno que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, poderá optar por uma das seguintes modalidades:
1. Avaliação Contínua: consiste na realização de uma prova escrita de avaliação (Pe), conjugada com uma prova prática (Pp). É condição de aprovação a obtenção, quer na prova escrita, quer na prova prática, de uma classificação igual ou superior a 9,5 valores.
2. Exame (normal ou de recurso): consiste na realização de uma prova escrita de exame (Ex) e de uma prova prática (Pp), sendo condição de aprovação a obtenção, em qualquer daquelas provas, de uma classificação parcial igual ou superior a 9,5 valores.
Os conteúdos sujeitos a avaliação nas provas escritas (de avaliação contínua e de exame) serão previamente definidos e comunicados aos alunos.
A prova prática (Pp) (comum a ambos os regimes), realizada sob a orientação docente, consiste na elaboração, em díades ou tríades, de um trabalho de natureza científico-didática sobre um tema da área do Conhecimento do Mundo. Este será sujeito a uma apresentação e discussão públicas em data a combinar.
· A classificação final será obtida do seguinte modo:
1. Regime de Avaliação Contínua:
C. F. = (Pe + Pp) /2
2. Regime de Exame:
C. F. = (Ex + Pp) /2
Em que:
Pe = classificação da prova escrita de avaliação contínua.
Ex = classificação do Exame.
Pp = classificação da prova prática (comum a ambos os regimes).
Bibliografia
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Magalhães, O. & Barca, I. (2013). História para os mais novos? In J. Prats, I. Barca & R. Facal (orgs). História e identidades culturais (pp. 728.734). Braga: CIED.
Pena, F. e Teixeira, l. (2003). Pequenos gigantes. Educação pré-escolar. Dos 3 aos 5 anos. Porto: Porto Ed.
Santos, M. L.; Gaspar, M. F. & Santos, S. S. (2014). A ciência na educação pré-escolar. Lisboa: Fundação Manuel dos Santos.