2024
Aprendizagem da Língua Materna na Infância
Nome: Aprendizagem da Língua Materna na Infância
Cód.: PED11402M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta uc pretende dotar os alunos com um conjunto de competências que lhes permitam promover a capacidade de compreender a importância da aquisição / aprendizagem da língua materna na infância. O grande objetivo da aquisição/aprendizagem da língua materna na educação pré-escolar é a estruturação do pensamento através da linguagem e, consequentemente, a consciencialização dos mecanismos básicos e linguísticos, com vista ao desenvolvimento das competências comunicativa e linguística da criança. Na verdade, ser educador de infância, tendo em conta a língua materna, não é só perspetivar a aquisição/aprendizagem da língua como um sistema formal, mas sobretudo, também ter em conta os aspetos da dimensão social e individual do uso da linguagem, ou seja, as dimensões pragmática e discursivo textual da língua. O papel do educador de infância é, pois, procurar que as crianças usem progressivamente a língua com mais correção, não só tendo em conta o seu aperfeiçoamento estrutural, mas especialmente pensando na adequação dos diferentes atos verbais às diversas situações de comunicação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1- Analisar criticamente os documentos oficiais para a aprendizagem da língua materna.
2- Compreender o desenvolvimento da linguagem oral e das competências comunicativa e linguística nas crianças.
3- Compreender o desenvolvimento da literacia emergente nas crianças.
4- Desenvolver e estruturar momentos de práticas para o desenvolvimento da língua materna através de atividades de receção e de atividades de produção.
5- Compreender o papel da avaliação no processo de aprendizagem da língua materna.
6- Conhecer e analisar a investigação desenvolvida no âmbito da aprendizagem da língua materna.
2- Compreender o desenvolvimento da linguagem oral e das competências comunicativa e linguística nas crianças.
3- Compreender o desenvolvimento da literacia emergente nas crianças.
4- Desenvolver e estruturar momentos de práticas para o desenvolvimento da língua materna através de atividades de receção e de atividades de produção.
5- Compreender o papel da avaliação no processo de aprendizagem da língua materna.
6- Conhecer e analisar a investigação desenvolvida no âmbito da aprendizagem da língua materna.
Conteúdos Programáticos
1. Os documentos oficiais para a aprendizagem da língua materna.
2.O desenvolvimento da comunicação oral e das competências comunicativa e linguística.
3.A familiarização com o código escrito: a literacia emergente.
4.A promoção de uma educação literária.
5. A avaliação em língua materna.
6. A conceção de práticas para o trabalho com a língua materna planificação, desenvolvimento e avaliação.
2.O desenvolvimento da comunicação oral e das competências comunicativa e linguística.
3.A familiarização com o código escrito: a literacia emergente.
4.A promoção de uma educação literária.
5. A avaliação em língua materna.
6. A conceção de práticas para o trabalho com a língua materna planificação, desenvolvimento e avaliação.
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino
- Exposições teóricas dos temas pela docente, as quais integrarão as intervenções e contribuições individuais dos alunos.
- Leituras de textos orientadas pela docente, seguidas de trabalhos e discussões sobre essas leituras.
- Trabalhos práticos individuais e/ou em grupo, seguidos de debate e síntese de conclusões.
Avaliação
Regime de avaliação contínua
- Assiduidade e participação efetiva dos estudantes nos trabalhos das aulas peso 10%
- Trabalho 1 Com este trabalho n.º 1, pretende-se que os estudantes escolham, leiam, analisem e apresentem oralmente à turma, suscitando a reflexão e o debate, um tema, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente peso 45%
- Trabalho 2 Com este trabalho n.º 2, pretende-se que os estudantes escolham, leiam e analisem, por escrito, um texto, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente peso 45%
Regime de avaliação final
Neste regime, o estudante realizará uma prova escrita 100%
- Exposições teóricas dos temas pela docente, as quais integrarão as intervenções e contribuições individuais dos alunos.
- Leituras de textos orientadas pela docente, seguidas de trabalhos e discussões sobre essas leituras.
- Trabalhos práticos individuais e/ou em grupo, seguidos de debate e síntese de conclusões.
Avaliação
Regime de avaliação contínua
- Assiduidade e participação efetiva dos estudantes nos trabalhos das aulas peso 10%
- Trabalho 1 Com este trabalho n.º 1, pretende-se que os estudantes escolham, leiam, analisem e apresentem oralmente à turma, suscitando a reflexão e o debate, um tema, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente peso 45%
- Trabalho 2 Com este trabalho n.º 2, pretende-se que os estudantes escolham, leiam e analisem, por escrito, um texto, relacionado com os conteúdos da uc, escolhido em conjunto com a docente peso 45%
Regime de avaliação final
Neste regime, o estudante realizará uma prova escrita 100%
Bibliografia
Alves Martins, M. (2019). A aprendizagem da leitura. In F. Veiga (Ed.), Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico (pp. 373-406). Lisboa: Climepsi.
Alves Martins, M., Mata, L. & Silva, C. (2014). Conceptualizações sobre linguagem escrita Percursos de investigação. Análise Psicológica, 2, 135-143.
Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. Lisboa: Ministério da Educação.
Salluto, N. (2020). Pode deixar rasgar? Relação e subjetividade no cotidiano com bebês e livros na creche. Educação Unisinos, 24, 1-19.
Silva, I. L. (Coord.) (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
Sim-Sim, I. et al. (2008). Linguagem e comunicação no jardim de infância. Lisboa: Ministério da Educação.
Viana, F. L. & Ribeiro, I. (2017). Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância. Porto: Lusoinfo Multimédia.
Revista:
Cadernos de Educação de Infância. APEI.
Alves Martins, M., Mata, L. & Silva, C. (2014). Conceptualizações sobre linguagem escrita Percursos de investigação. Análise Psicológica, 2, 135-143.
Mata, L. (2008). A descoberta da escrita. Lisboa: Ministério da Educação.
Salluto, N. (2020). Pode deixar rasgar? Relação e subjetividade no cotidiano com bebês e livros na creche. Educação Unisinos, 24, 1-19.
Silva, I. L. (Coord.) (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação.
Sim-Sim, I. et al. (2008). Linguagem e comunicação no jardim de infância. Lisboa: Ministério da Educação.
Viana, F. L. & Ribeiro, I. (2017). Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância. Porto: Lusoinfo Multimédia.
Revista:
Cadernos de Educação de Infância. APEI.
Equipa Docente
- Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva Balça [responsável]