2025
Culturas Musicais
Nome: Culturas Musicais
Cód.: MUS14119M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A Unidade Curricular visa fomentar o desenvolvimento das capacidades musicais, aos níveis do enquadramento cultural, reconhecimento auditivo e técnicas básicas de ensino da música junto de um conjunto de estudantes cujos objectivos profissionais são a Educação de Infância.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Constituem objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular:
- Reconhecer os principais géneros e estilos musicais, a sua evolução e contextualização histórica e social.
- Identificar os principais compositores e obras do cânone da música europeia nos diferentes períodos históricos.
- Perceber as diferentes abordagens académicas ao estudo de diversas práticas musicais no campo da Musicologia e Etnomusicologia.
- Refletir de forma crítica sobre os fenómenos da World Music, Música Popular e Jazz;
- Identificar diferentes características musicais e repertórios no âmbito das diferentes culturas musicais do mundo, incluindo World Music, Música Popular, Jazz;
- Conhecer os repertórios musicais destinados à infância e juventude em diferentes contextos.
- Reconhecer os principais géneros e estilos musicais, a sua evolução e contextualização histórica e social.
- Identificar os principais compositores e obras do cânone da música europeia nos diferentes períodos históricos.
- Perceber as diferentes abordagens académicas ao estudo de diversas práticas musicais no campo da Musicologia e Etnomusicologia.
- Refletir de forma crítica sobre os fenómenos da World Music, Música Popular e Jazz;
- Identificar diferentes características musicais e repertórios no âmbito das diferentes culturas musicais do mundo, incluindo World Music, Música Popular, Jazz;
- Conhecer os repertórios musicais destinados à infância e juventude em diferentes contextos.
Conteúdos Programáticos
O Cânone Tradicional
- Terminologia e estilo: A antiguidade; barroco, classicismo; romantismo; contemporâneo
- Compositores e repertórios;
- As perspetivas da Musicologia e da Etnomusicologia
- Músicas ocidentais e Músicas não ocidentais
World Music
- Conceitos e abrangência
- Géneros e estilos musicais; contextos e repertórios
Música Popular no Ocidente
- O estudo da Música popular
- O significado cultural e social da Música popular
- A Música Jazz, Rock e Pop
- Os repertórios musicais destinados à infância e juventude.
- Terminologia e estilo: A antiguidade; barroco, classicismo; romantismo; contemporâneo
- Compositores e repertórios;
- As perspetivas da Musicologia e da Etnomusicologia
- Músicas ocidentais e Músicas não ocidentais
World Music
- Conceitos e abrangência
- Géneros e estilos musicais; contextos e repertórios
Música Popular no Ocidente
- O estudo da Música popular
- O significado cultural e social da Música popular
- A Música Jazz, Rock e Pop
- Os repertórios musicais destinados à infância e juventude.
Métodos de Ensino
Aulas TP:1) Audição de exemplos musicais e a respetiva análise segundo os critérios científicos que vão sendo lecionados; 2) Aulas expositivas sobre o conteúdo do programa. 3) Discussão com os alunos sobre os exemplos analisados no sentido de estimular o seu espírito crítico.
O trabalho requerido da parte dos alunos, divide-se também em dois eixos: 1)Trabalho de pesquisa em torno das fontes dadas pelo professor, nomeadamente exemplos bibliográficos, havendo uma incidência particular nos métodos didáticos de formação musical destinados às crianças; 2 )Apresentação nas aulas de análises musicais realizadas pelos alunos em contexto de estudo, partindo de exemplos propostos pelo professor segundo os critérios aprendidos.
O trabalho requerido da parte dos alunos, divide-se também em dois eixos: 1)Trabalho de pesquisa em torno das fontes dadas pelo professor, nomeadamente exemplos bibliográficos, havendo uma incidência particular nos métodos didáticos de formação musical destinados às crianças; 2 )Apresentação nas aulas de análises musicais realizadas pelos alunos em contexto de estudo, partindo de exemplos propostos pelo professor segundo os critérios aprendidos.
Avaliação
Avaliação contínua:
Trabalho individual escrito (60%)
Teste escrito (40%)
Avaliação final:
Exame escrito final (100%)
Trabalho individual escrito (60%)
Teste escrito (40%)
Avaliação final:
Exame escrito final (100%)
Bibliografia
Agawu, K. (2003). Representing African Music. New York: Routledge.
Bakan, M. B. (2007). World Music: Traditions and Transformations. NY: McGraw Hill.
Cook, N. (1990). Music, Imagination, and Culture. Oxford: Clarendon Press.
Giacometti, M. e Lopes-Graça, F. (1981). Cancioneiro Popular Português. Lisboa: Círculo de Leitores.
Nettl, B. (2008). Excursions in World Music (Fifth Edition). Upper Saddle River, N.J.:Prentice Hall.
Shelemay, K. K. (2006). Soundscapes: Exploring Music in a Changing World (2nd Edition). NY: W.W. Norton.
The Gordon Institute for Music Learning: https://giml.org/mlt/about/
The New Grove Dictionary of Music and Musicians (2000). London, Macmillan.
The Orff Approach to Music Education for Children: https://www.liveabout.com/the-orff-approach-2456422
Taruskin, R. (2004).The Oxford History of Western Music, (6 vol.), London, Oxford UP.
Bakan, M. B. (2007). World Music: Traditions and Transformations. NY: McGraw Hill.
Cook, N. (1990). Music, Imagination, and Culture. Oxford: Clarendon Press.
Giacometti, M. e Lopes-Graça, F. (1981). Cancioneiro Popular Português. Lisboa: Círculo de Leitores.
Nettl, B. (2008). Excursions in World Music (Fifth Edition). Upper Saddle River, N.J.:Prentice Hall.
Shelemay, K. K. (2006). Soundscapes: Exploring Music in a Changing World (2nd Edition). NY: W.W. Norton.
The Gordon Institute for Music Learning: https://giml.org/mlt/about/
The New Grove Dictionary of Music and Musicians (2000). London, Macmillan.
The Orff Approach to Music Education for Children: https://www.liveabout.com/the-orff-approach-2456422
Taruskin, R. (2004).The Oxford History of Western Music, (6 vol.), London, Oxford UP.
Equipa Docente
- Pedro Filipe Russo Moreira [responsável]