Geometria Descritiva I
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Enquadradas no Processo de Bolonha, as disciplinas de Geometria Descritiva leccionadas à Licenciatura em Arquitectura na Universidade de Évora, vêem o seu papel reforçado relativamente ao carácter da disciplina como ferramenta operativa de transmissão conceptual.
É uma disciplina fundamental para a compreensão do espaço tridimensional e respectiva representação bidimensional.
Para essa finalidade, e tendo em consideração o nível de conhecimentos inicial dos alunos, pretende-se que os mesmos consigam desenvolver as suas capacidades de percepção do espaço, de visualização do entorno em que se movem, de percepção desse entorno, e posteriormente da organização e sistematização das ideias de espaço e suas componentes.
Conteúdos Programáticos
2. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
2.1.Bases geométricas das formas arquitetónicas
2.2. A representação do método europeu e americano
2.3. Definição e caracterização do método europeu e americano
2.4. Eleição da orientação do objeto arquitetónico
2.5. Eleição- Escala
2.6. Tipos de linhas e precedências
2.7. Cortes e secções
2.8. Cotagem
2.9. Sombras
2.9.1. Ponto, reta, figuras planas, sólidos, sólidos sobrepostos
2.9.2. Sombra projetada por figuras geométricas em planos frontais
3. A representação tridimensional
3.1. Definição e caracterização da axonometria
3.2. A eleição do tipo de axonometria (isometria, dimetria, trimetria, cavaleira e militar), de acordo com o objeto arquitetónico a representar
3.3. Métodos de construção de uma axonometria
3.4. A axonometria explodida
3.5. Cortes axonométricos
3.6. A utilização da transparência
Métodos de Ensino
Pretende-se que os alunos disponham de instrumentos de representação para poderem transmitir de forma completa as suas ideias. Assim as aulas serão de natureza teórica/prática. Nas aulas serão administrados os conhecimentos teóricos necessários à consequente aplicação prática das matérias propostas. Serão feitos exercícios práticos sobre as diversas matérias, por forma a dotar o aluno da capacidade de resposta face ao que lhe for solicitado em outras disciplinas, mas principalmente para que tenha capacidade de resposta no que respeita à melhor transmissão das suas ideias.
Avaliação
4.1. Coerência das metodologias de ensino com objetivos da U. C.
Pretende-se que os alunos disponham de instrumentos de representação para transmitir de forma completa as suas ideias. As aulas serão de natureza teórica/prática.
Conforme o Regulamento Académico , a avaliação será: contínua e final.
4.2. Avaliação contínua
Consistirá numa prova de frequência, sobre a matéria leccionada, num trabalho prático, composto de diversos exercícios. A avaliação contínua será a nota conjunta dos trabalhos executados nas aulas com valor de (40%). A restante será uma frequência com valor de (50%). A assiduidade terá o valor de (10%).
4.3. Avaliação final
O aluno submeter-se-á a uma prova no final do semetre respetivo, que abrangerá toda a matéria.
A falta a uma das avaliações parciais conduz à avaliação final.
Nota inferior a 8 valores, numa das provas de avaliação, conduz a exame final.
Bibliografia
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Equipa Docente
- Cláudia Cristina Bico Petronila
- Maria do Céu Simões Tereno [responsável]