2023

Agricultura em Modo de Produção Biológico

Nome: Agricultura em Modo de Produção Biológico
Cód.: FIT14053L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta UC é dotar os alunos de conhecimentos e capacidades necessária para o desenvolvimento da cadeia de valor dos produtos biológicos.
No final desta UC os estudantes devem adquirir conhecimentos, aptidões e competências ao nível de:
-saber fazer a gestão de nutrientes por forma a melhorar e conservar a fertilidade do solo;
-saber implantar as práticas agrícolas necessárias para o sucesso da agricultura em modo de produção biológico;
-ter os conhecimentos técnico-científicos específicos de algumas produções biológicas para o correto planeamento de uma exploração em modo de produção biológico;
-saber a importância da conservação e transformação dos produtos biológicos como forma de garantir a qualidade em toda a cadeia alimentar;
-conhecer os processos necessários à certificação de um produto biológico;
-autoaprendizagem pela leitura crítica da informação científica.


Conteúdos Programáticos

Conceito e história do MPB. MPB sustentabilidade ambiental e segurança dos alimentos. Principais indicadores da evolução do MPB no Mundo, Europa e Portugal. Obstáculos e fatores de desenvolvimento do MPB. Compostagem e fertilização. Gestão da fertilidade do solo. Compostagem e utilização do composto. Fertilizantes e fertilização. Casos de sucesso em luta biológica. Bio pesticidas. Pragas e doenças. Sementes e material vegetal. Instalação das culturas e práticas culturais. Rega. Produtos ecológicos. A operação de colheita. Tecnologias de pós-colheita e de embalagem. Legislação. Regulamentos e exigências europeias e nacionais. Marketing dos produtos biológicos.


Métodos de Ensino

A metodologia de ensino contempla um conjunto de aulas teóricas necessárias à exposição da matéria e à discussão com os estudantes de forma a facilitar uma aprendizagem mais ativa e cooperativa. Nas aulas teórico-práticas para além dos conceitos teóricos fundamentais são propostos aos alunos exercícios de aplicação. Nos seminários são transmitidos conhecimentos mais aprofundados relativos a assuntos específicos, com enfase nas diferentes produções biológicas. Pretende-se desenvolver um ensino que incentive a reflexão e que valorize processos de natureza cognitiva e interpessoal, defendendo-se a aquisição de conceitos através de um processo de pesquisa. Prevêem-se horas para orientação tutorial. A avaliação contínua de conhecimentos é efetuada do seguinte modo:
-Trabalho de grupo (30% da nota final)
-Duas avaliações escritas (35%+35% da nota final) ou exame final (70% da nota final)



Bibliografia

-Costa C.A. (Coord.), Correia H.E., Correia P., Costa D., Gaião D., Guiné R., Coelho C., Costa, J.M., Monteiro A., Oliveira J., Pinto A., Rodrigues P., Castro M., Guerra L.T., Seeds C., Coll C., Macdonald J., Radics L., Soylu S., Arslan M., Tóthová M., Tóth P., Basile S. (2016). Organic Farming e-book. EOSA/IPV, Vigo.
-DGADR (2019). A produção biológica em Portugal, 76 pp.
-EC (2019). The European Green Deal. Communication from the Commission to the European Parliament, the European Council, the Council, the European Economic and Social Committee and the Committee of the regions of the Regions. Brussels, 11.12.2019 COM(2019) 640 final
-EC (2020). A Farm to Fork Strategy for a fair, healthy and environmentally-friendly food system. Communication from the Commission to the European Parliament, the Council, the European Economic and Social Committee of the Regions. Brussels, 20.05.2020 COM(2020) 381 final.
-Ferreira, J. (2020). Guia de factores de produção para a agricultura biológica