2023

Patologia e Entomologia das Culturas Mediterrânicas

Nome: Patologia e Entomologia das Culturas Mediterrânicas
Cód.: FIT13867L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Adquirir conhecimentos sobre doenças chave das culturas mediterrânicas, de maior importância no País, através do reconhecimento de sintomas, da visualização crítica de lesões, da aplicação de diferentes técnicas de diagnóstico (isolamento e caracterização do agente causal). Adquirir conhecimentos sobre métodos de seleção sanitária e certificação de material propagativo, meios de gestão de doenças e a sua aplicação.
Adquirir conhecimentos para identificar e conhecer a sintomatologia e os ciclos biológicos das pragas chave das culturas mediterrânicas. Avaliar o impacto dos fatores que condicionam o desenvolvimento e a distribuição das pragas agrícolas, no âmbito da tomada de decisão para posterior aplicação de medidas de luta em Proteção Integrada.
2. Desenvolver aptidão no diagnóstico de doenças e pragas numa cultura, através da condução de trabalho laboratorial supervisionado, seguida da proposta de um plano para controlo dessas doenças ou pragas, expresso num relatório.

Conteúdos Programáticos

Fitopatologia 1 Estudo de doenças específicas das culturas de maior interesse no País, causadas por organismos semelhantes a fungos, fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus e infestantes. Sintomas, ciclo biológico e meios de luta preventivos e curativos. 2 Métodos de diagnóstico de patogénios e sua aplicação. 3 Conhecimento de Programas de Certificação Fitossanitária.
Entomologia 1 Estudo da morfologia, fisiologia e biologia das pragas chave das culturas mediterrânicas, causadas por ácaros e insetos. 2 Estudo dos fatores de desenvolvimento e distribuição. 3 Correlação entre os hábitos alimentares e reprodutivos das pragas e efeitos induzidos nas plantas.
Trabalho prático: escolha das culturas que os alunos trabalharão em grupo, e que será acompanhada ao longo do seu ciclo e sobre as quais incidirá a notação de sintomas, recolha de amostras, a sugestão de causas possíveis e diagnóstico do agente causal. Todas as fases deste trabalho serão discutidas e acompanhadas em laboratório.


Métodos de Ensino

O ensino será do tipo teórico-prático nos módulos de fitopatologia e entomologia e tutorial no trabalho prático. Neste, procurar-se-á avaliar/ensinar criticamente os alunos sobre os parâmetros de observação de sintomas em situações de campo, a comparação com outras situações já descritas para a mesma cultura (ou similar), a informação que certos métodos de diagnóstico permitem obter, nomeadamente: a especificidade de uns versus generalidade de outros, a importância relativa da especificidade, os custos envolvidos na opção a tomar e a importância da decisão. Haverá um teste escrito (exame - 60%) final que cobrirá toda a matéria explanada nos módulos iniciais e a avaliação do relatório final sobre as doenças/pragas detetadas/diagnosticadas na cultura, que será apresentado oralmente, e que terá um peso elevado (30%) no contexto da nota final da unidade curricular. A qualidade da participação nas discussões nas aulas será terá uma ponderação de 10%.

Bibliografia

Livros texto:
George N. Agrios. 2005. Plant Pathology (5ª edição). Elsevier Academic Press. Compendium of Plant Diseases (vários) APS Press. Bovey, R., 1977.
La défense des plantes cultivées. Ed. Omega (versão espanhola), 884 pp. Carvalho, J. P., 1986. Introdução à Entomologia Agrícola. Ed. Fund. Caloust. Gulbenkian, 306 pp. Planes, S. & Carrero, J. M., 1989. Plagas del campo. Min. Agric. Pescas y Aliment. - Serv. Ext. Agraria. Ed. Mundi-Prensa, 398 pp.
Guias de Proteção Fitossanitária de Culturas (várias) editadas pela DGPC. Hill, D. Agricultural insects of temperate regions and their control. Ed. Cambridge Univ. Press. Outros Manuais, CDs Sítios apropriados na internet, base de dados b-on.