2023

Perspetivas sobre a Integração de Cuidados a Pessoas Idosas

Nome: Perspetivas sobre a Integração de Cuidados a Pessoas Idosas
Cód.: CMS14663O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biomédicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A UC visa o domínio do conceito “integração de cuidados” e o desenvolvimento de competências para a de elaboração e avaliação da qualidade de planos de cuidados dirigidos a pessoas idosas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos
Enunciar abordagens sobre integração de cuidados;
Apresentar vantagens e inconvenientes das abordagens para a adequação dos cuidados a pessoas idosas (CPI);
Identificar instrumentos facilitadores para a integração eficaz e continuidade de cuidados;
Descrever requisitos estruturais e de processo para a qualidade da integração de cuidados;
Interpretar indicadores de resultados para avaliar a efetividade da integração de CPI;
Aptidões
Fazer avaliação multidimensional: saúde física; psicossocial; funcional - em equipa multiprofissional;
Identificar as necessidades de cuidados de saúde, psicossociais e de apoio funcional a cada pessoa singular;
Co-elaborar um plano individual de cuidados numa situação concreta - em contexto de equipa multiprofissional, com participação da pessoa idosa e cuidadores.
Competência
Desenvolver empatia comunicacional e relacional em contexto de equipa
Integrar os contributos científicos, técnicos e profissionais, indispensáveis ao bem-estar CPI.

Conteúdos Programáticos

Diversidade de definições e de abordagens do conceito “integração de cuidados”
Modelos de integração de cuidados e experiências em Portugal e noutros países
Principais obstáculos à integração e continuidade de cuidados ao idoso
Instrumentos facilitadores
Avaliação da efetividade de cuidados a pessoas idosas - indicadores de resultados
Integração de cuidados centrada na pessoa - avaliação multidimensional: saúde física; psicossocial; funcional, em equipa multiprofissional;
Identificação integrada de necessidades de cuidados de saúde, psicossociais e de apoio funcional;
Co-elaboração de um plano individual de cuidados, em contexto de equipa multiprofissional, com participação da pessoa idosa e cuidadores
Empatia comunicacional e relacional para a integração de cuidados
Processos de facilitação da convergência e da integração dos contributos científicos, técnicos e profissionais, indispensáveis aos cuidados e bem-estar da pessoa idosa.



Métodos de Ensino

Participação ativa dos estudantes individualmente e em pequenos grupos através de estudo de casos, “problem based learning”, perguntas-guia (método interrogativo); cenários; debates; ensaios breves.
Aos docentes caberá: proporcionar enquadramentos teóricos; suscitar dúvidas e orientar na procura de respostas, inclusive na exploração bibliográfica; apoiar as atividades participativas e orientar as dinâmicas de grupo; desafiar os alunos na análise crítica, questionamento, refutação, e relativização de informação publicada/divulgada; dar feed-back personalizado e de grupo; preparar e conduzir as avaliações e dar feed-back final.
Avaliação da aprendizagem: dois trabalhos de grupo ao longo da UC, com objetivos explícitos e matriz de critérios avaliativos previamente definida (50%) + ensaio escrito individual focado num dos objetivos de aprendizagem definidos (50%).

Bibliografia

WHO. Framework on integrated, people-centred health services. WHO, 2016.
WHO. Integrated Care for Older People – Realigning primary health care to respond to population ageing. WHO, 2018.
American Geriatrics Society Expert Panel. Person-Centered Care: a definition and essential elements. Journal of the American Geriatrics Society 2016; 64(1):15-8.
Lopes M. Desafios de Inovação em Saúde. Repensar os Modelos de Cuidados. Universidadede Évora, 2021.
Despacho n.º 12427/2016. Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025.Portugal, 2017.
Nagykaldi ZJ, Tange H, De Maeseneer J. Moving fromproblem-oriented to goal-directed health records. Annals of Family Medicine 2018;16(2):155-159.
Lopes M, Barbosa P, Fonseca C. The Individual Care Plan as electronic health record: a tool management, integration of care and better health results. In: Mendes, David et al. (ed.). Exploring the Role of ICTs in Healthy Aging. IGI International, 2020: 1-12.