2023

Biologia da Conservação

Nome: Biologia da Conservação
Cód.: BIO12415L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJETIVOS
1.Conhecer os principais assuntos e questões em biologia conservação, nos contextos local, regional e mundial, e compreender porque razão é necessária uma nova disciplina para lhes dar resposta;
2.Reconhecer a biologia da conservação como área científica e não como corrente ética ambientalista, política ou socioeconómica;
3.Desenvolver uma capacidade crítica na análise e discussão dos assuntos relacionados com a conservação da biodiversidade;
4.Entender a conservação como uma síntese e um processo dinâmico, desenvolvendo, assim, aptidões para a solução de problemas.

COMPETÊNCIAS
Desenvolver as seguintes competências domínio da leitura em língua inglesa; uso de programas informáticos genéricos (e.g. Excel) e específicos (Ramas Ecolab); capacidade de integrar informação e produzir consensos; trabalho autónomo; sedimentação do português; favorecimento do empreendedorismo pela apresentação de propostas de soluções para problemas na área da conservação

Conteúdos Programáticos

1.Introdução Biologia da Conservação: Origem e objectivos; interdisciplinaridade; conceitos básicos;
2.Biodiversidade: que é a biodiversidade; níveis de biodiversidade; importância;
3.Serviços e funções dos Ecossistemas. Valorização dos serviços dos ecossistemas;
4.Principais ameaças à biodiversidade: Degradação dos habitats; fragmentação dos habitats; introdução de espécies exóticas; sobre-exploração; alterações globais;
5.Genes, espécies e populações: raridade, endemismos e isolados populacionais; consanguinidade e efeito gargalo; extinção; metapopulações; populações mínimas viáveis, espécies-chave; espécies-bandeira; espécies guarda-chuva;
6.Estatutos e Estratégias de Conservação: Estatutos de Conservação UICN, Estratégia Europeia de Conservação da Biodiversidade; Rede Natura 2000;
7. Gestão da Biodiversidade: Avaliação de prioridades em Conservação; restauro e reabilitação de ecossistemas; conservação fora das áreas protegidas; Conservação “in situ” e “ex-situ”.


Métodos de Ensino

Exposição estruturada; discussão e debate em seminários temáticos; simulações em computador.

A avaliação teórico-prática corresponderá à elaboração de relatórios sobre as simulações realizadas em computador, artigos científicos sobre a temática da UC ou visitas de campo. Estes documentos constituirão a base para a discussão nas TP de temas selecionados em cada ano, em função da sua atualidade (30%)

A avaliação teórica será contínua e efetuada com base na participação e cumprimento das tarefas letivas (10%) e na realização de testes escritos (60%)

O estudo autónomo será apoiado com tutoria e e-learning

Bibliografia

1. Cabral M.J. (2005), Almeida J., Almeida P.R., Dellinger T., Ferrand de Almeida N., Oliveira M.E., Palmeirim, J.M., Queiroz A.I., Rogado L. and Santos-Reis M. (eds.). Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Instituto da Conservação da Natureza, Lisboa.
2. Gibbs, J.P.; M.I. Hunter & E.J. Sterling 2008. Problem-Solving in Conservation Biology and Wildlife Management, 2nd ed. Blackwell Science, Malden.
3. MacDonald, D. & K. Willis (2013). Key topics in Conservation Biology 2. Wiley-Blackwell, Chischester.
4. Primack, R.B. 2014. Essentials of Conservation Biology, 6th ed. Sinauer Associates, Sunderland.
5. Shuktz, S.M.; A.E. Dunham; K.V. Root; S.L. Soucy; S.D. Carrol & L.R. Ginzburg 1999. Conservation Biology with Ramas Ecolab. Sinauer Associates, Sunderland.
6. Van-Dyke, F.; Lamb, R. 2020. Conservation Biology. Foundations, Concepts, Applications, 3rd ed. Springer, Cham.

(a 1ª referência existe na biblioteca)