2024
Biologia de Invertebrados
Nome: Biologia de Invertebrados
Cód.: BIO12349L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Biológicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final da unidade curricular os alunos deverão possuir as bases do conhecimento subjacentes ao
estudo dos Invertebrados de um ponto de vista evolutivo e funcional. Compreender a evolução anatómica
e funcional, resultantes da adaptação a novas condições ambientais. Aprofundamento do conhecimento
da sistemática e taxonomia dos invertebrados. Desenvolver os conhecimentos da língua inglesa aplicada
ao estudo dos invertebrados. Comunicar os resultados através da elaboração de relatórios, escritos ou
orais; interagir criticamente com outros colegas através da participação em fóruns e outras atividades online;
utilizar a plataforma de ensino on-line da Universidade de Évora (Moodle)
estudo dos Invertebrados de um ponto de vista evolutivo e funcional. Compreender a evolução anatómica
e funcional, resultantes da adaptação a novas condições ambientais. Aprofundamento do conhecimento
da sistemática e taxonomia dos invertebrados. Desenvolver os conhecimentos da língua inglesa aplicada
ao estudo dos invertebrados. Comunicar os resultados através da elaboração de relatórios, escritos ou
orais; interagir criticamente com outros colegas através da participação em fóruns e outras atividades online;
utilizar a plataforma de ensino on-line da Universidade de Évora (Moodle)
Conteúdos Programáticos
Com as primeiras seis aulas teóricas pretendemos atingir os seguintes objetivos:
(1) Definir alguma terminologia básica;
(2) Introduzir alguns novos conceitos;
(3) Apresentar alguns dos temas que iremos desenvolver ao longo da disciplina. Durante estas seis
primeiras aulas, os três temas atrás referidos e no qual o programa assenta, são usados como elo
de ligação entre os Phyla no seu todo. Nas restantes aulas, estes temas continuarão a estar presentes
mas, agora, já numa perspetiva comparativa inter e intra taxa.
Também a ecologia geral dos vários grupos de Invertebrados será abordada, nomeadamente quando se
discute o respetivo Bauplan. Como atrás foi referido, as aulas práticas decorrem ao longo de 15 sessões (2
horas cada).
As aulas práticas de laboratório e a sua sequência acompanham o desenvolvimento temático
do programa das aulas teóricas, reforçando e complementando o processo de aprendizagem relativamente
à morfologia e anatomia funcional dos principais taxa de Invertebrados.
(1) Definir alguma terminologia básica;
(2) Introduzir alguns novos conceitos;
(3) Apresentar alguns dos temas que iremos desenvolver ao longo da disciplina. Durante estas seis
primeiras aulas, os três temas atrás referidos e no qual o programa assenta, são usados como elo
de ligação entre os Phyla no seu todo. Nas restantes aulas, estes temas continuarão a estar presentes
mas, agora, já numa perspetiva comparativa inter e intra taxa.
Também a ecologia geral dos vários grupos de Invertebrados será abordada, nomeadamente quando se
discute o respetivo Bauplan. Como atrás foi referido, as aulas práticas decorrem ao longo de 15 sessões (2
horas cada).
As aulas práticas de laboratório e a sua sequência acompanham o desenvolvimento temático
do programa das aulas teóricas, reforçando e complementando o processo de aprendizagem relativamente
à morfologia e anatomia funcional dos principais taxa de Invertebrados.
Métodos de Ensino
Módulo teórico presencial. Módulo prático presencial privilegiando: a observação, identificação e
manipulação de invertebrados frescos ou conservados em aulas laboratoriais; e a observação e
identificação de invertebrados em visitas de estudo ao seu habitat natural e a locais relacionados com a
sua utilização humana (por exemplo, museus, aquários, lotas de pesca). Para a realização destas visitas de
estudo, serão aproveitadas condições existentes nos Polos da Mitra e Sines (CIEMAR), em cuja vizinhança
podem ser realizadas aulas de terreno, e em cujas estruturas podem ser realizadas aulas práticas
laboratoriais e estadias de estudo de curta duração.
Avaliação
Teórica: Exame ou 2 Frequências; Prática: Exame e/ou relatório.
manipulação de invertebrados frescos ou conservados em aulas laboratoriais; e a observação e
identificação de invertebrados em visitas de estudo ao seu habitat natural e a locais relacionados com a
sua utilização humana (por exemplo, museus, aquários, lotas de pesca). Para a realização destas visitas de
estudo, serão aproveitadas condições existentes nos Polos da Mitra e Sines (CIEMAR), em cuja vizinhança
podem ser realizadas aulas de terreno, e em cujas estruturas podem ser realizadas aulas práticas
laboratoriais e estadias de estudo de curta duração.
Avaliação
Teórica: Exame ou 2 Frequências; Prática: Exame e/ou relatório.
Bibliografia
Koptal, R.L. (2005). Invertebrates (1st ed.). Rastogi Publications.
Moore, J. (2006). An Introduction to the Invertebrates (2 ed.). Cambridge University Press.
Brusca, R. C. & G.J. Brusca (2002). Invertebrates (2 ed.). Sinaeur Associates, Inc. Publishers
Moore, J. (2006). An Introduction to the Invertebrates (2 ed.). Cambridge University Press.
Brusca, R. C. & G.J. Brusca (2002). Invertebrates (2 ed.). Sinaeur Associates, Inc. Publishers