2023

Biologia e Sociedade

Nome: Biologia e Sociedade
Cód.: BIO12341L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Dar a conhecer: a história e a evolução das ideias e do pensamento em biologia; os principais avanços científicos na área da biologia e o impacto da sua aplicação na sociedade bem como as questões de natureza ética que lhe estão associadas.
2. Conhecer as principais aplicações da biologia na medicina curativa e forense, nas bio-indústrias e nos outros ramos da biologia.
3. Desenvolver a capacidade de efectuar pesquisas de informação com base no recurso às novas tecnologias de comunicação e de informação.
4. Desenvolver o domínio da língua inglesa aplicada ao estudo dos temas biológicos.
5. Desenvolver a utilização a plataforma de ensino on-line da Universidade de Évora (Moodle).
Os estudantes que completarem esta unidade curricular deverão: adquirir uma perspectiva integrada das Ciências Biológicas, e da evolução do pensamento e das ideias em biologia ao longo dos tempos, de modo a contextualizar as suas mudanças e os seus avanços recentes.

Conteúdos Programáticos

1. História da Biologia, fases principais
2. Teorias para a origem e diversidade da vida
3. Ciência e Religião
4. Biologia do cancro
5. Biologia do envelhecimento
6. Células estaminais e o seu potencial uso terapêutico
7. Engenharia de tecidos 8. Bioética: clonagem
9. Impactos da utilização de organismos genéticamente modificados
10. Reprodução medicamente assistida e aconselhamento genético;
implicações éticas.

Métodos de Ensino

Exposição oral, nas primeiras 3 semanas, sobre a História da Biologia. Criação e manutenção de uma página Moodle, na qual serão colocadas os materiais de suporte aos conteúdos programáticos. Leitura e análise de artigos científicos. Por via electrónica, o docente mantem contacto regular com os alunos, disponibilizando-se para responder às dúvidas e prestar conselhos sobre as pesquisas de informação que os alunos entendam realizar através da Internet.


Avaliação contínua: escolha por parte de cada aluno de um tópico a desenvolver na forma de apresentação (PowerPoint, p.ex.) que será avaliado na sua forma documental. Classificação na escala de 0-20 valores. Exame: prova escrita que incidirá sobre textos relativos aos 10 temas do programa; a realizar na época de exame, em data a estabelecer.

Bibliografia

Fitas, A.J.S., M.A.E. Rodrigues e M.F. Nunes. 2008. Filosofia e História da Ciência em Portugal no Séc. XX.
Caleidoscópio. 295pp.
Gonçalves, M.E. e J. Freire. 2009. Biologia e biólogos em Portugal. Ensino, emprego e Sociedade. Esfera
do Caos. 305pp.
Magee, B. 1998. História da Filosofia. Ed. Civilização.
Magner, L. 1994. A History of the Life Sciences. Ed. Marcel Dekker.
Mayr, E. 1982. The growth of biological thought. Belknap Publ.
Rosa, H.D. (ed.) 2004. Bioética para as Ciências Naturais. Conferências e Casos de Estudo do FLAD/ NSF
International Bioethics Institute. 397 pp.
Sacarrão, G.F. (1989) Biologia e Sociedade, Vol. 1 "Crítica da Razão Dogmática" e Vol.2 "O Homem
Indeterminado", Publicações Europa-América.