2023

Educação e Desenvolvimento

Nome: Educação e Desenvolvimento
Cód.: PED13931M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Apropiar-se de esquemas conceptuais que possibilitem a compreensão das dinâmicas políticas,
económicas e sociais nas sociedades contemporâneas.
2. Identificar o carácter ideológico e problemático da noção de desenvolvimento
3. Tomar consciência da importância da Educação como condição e motor do desenvolvimento.
4. Identificar os pressupostos filosóficos e pedagógicos que subjazem ao corpo legislativo que
regulamenta a educação em Portugal
5. Tomar consciência dos instrumentos à disposição dos estados para determinarem e influenciarem a
educação
6. Estabelecer um conjunto de princípios que se considere devam presidir à escolha das políticas
educativas

Conteúdos Programáticos

1. Elucidação conceptual: Crescimento, Progresso e Desenvolvimento
2. Educação e Sociedade contemporânea
3. Educação, Capital humano e Capital social
4. Políticas educativas e Desenvolvimento
4.1. Direitos e deveres do Estado em matéria de educação.
4.2. Missão educativa do Estado.
4.3. Os instrumentos de política educativa
5. Educação e estratégias para o desenvolvimento

Métodos de Ensino

Esta é uma Unidade Curricular de natureza fundamentalmente teórica. A opção por uma tipologia de aulas
teórico-práticas tem que ver, justamente com as opções metodológicas que presidirão ao trabalho
concreto em sala com os estudantes. Utilizar-se-ão exposições teóricas, mas fundamentalmente
discussões temáticas, leitura e discussão dos textos propostos pelo docente ou aportados pelos alunos.
As aulas de natureza teórico-prática permitem assim uma utilização mais versátil e mais produtiva do
tempo podendo-se numa mesma aula utilizar recursos metodológicos de natureza variada.
A avaliação pressupõe a presença a um mínimo de 75% das aulas e consistirá na avaliação das
participações dos estudantes nas aulas (devidamente registadas em instrumentos apropriados – 30%) e na
realização e discussão de um trabalho individual sobre uma das possíveis estratégias de desenvolvimento
(70%).

Bibliografia

AAVV (2001). Globalização, Desenvolvimento e Equidade, Fundação Calouste Gulbenkian e Pub. D.
Quixote.
AAVV (2007). Educação, Inovação e Desenvolvimento, Fundação Calouste Gulbenkian
Cabral, M. V. (org.). (2003). Conferência internacional Sucesso Insucesso, Fundação Calouste Gulbenkian.
Delors, J. (coord.) (1996). Educação, um tesouro a descobrir, UNESCO, Ed. Asa.
Pacheco, J. A. (org.) (2000). Políticas Educativas. O neoliberalismo em educação. Porto Editora
Perroux, F. (1981) Ensaio sobre a filosofia do novo desenvolvimento, UNESCO, Fundação Calouste
Gulbenkian.
Sen, A. (2003) O Desenvolvimento como liberdade, trad. Joaquim Coelho Rosa, Gradiva
Teodoro, A. (2003) Globalização e Educação. Políticas educacionais e novos modos de governação,
Edições Afrontamento.

Equipa Docente