2025

Introdução à Programação

Nome: Introdução à Programação
Cód.: INF11968L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta Unidade Curricular visa a aprendizagem de conceitos elementares de programação, com um primeiro contacto com o desenvolvimento de software e a base para futuras ferramentas científicas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A congruência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem é evidenciada pela cuidadosa articulação de cada tópico com as metas estabelecidas. O desdobramento dos conceitos fundamentais em fluxogramas e algoritmos serve como alicerce crucial, promovendo uma compreensão sólida que se revela essencial para o domínio da linguagem Python. Nesse contexto, cada módulo do curso é meticulosamente desenhado para criar uma sinergia, permitindo que os alunos transitem com facilidade da teoria à prática.

A integração dos conhecimentos básicos de folhas de cálculo é um ponto-chave, uma vez que visa capacitar os alunos com essas estruturas de dados, omnipresentes no mundo empresarial, como fonte para aplicações de análise de dados em Python. Ao entenderem a interconexão entre algoritmos e a manipulação de dados em folhas de cálculo, os estudantes desenvolvem uma visão abrangente em análise de dados.

Conteúdos Programáticos

Noções fundamentais sobre fluxogramas e algoritmos.
Introdução ao Python
Elementos fundamentais de programação
Utilização de folhas de cálculo
Variáveis, expressões e instruções
Definição e Uso de Funções
Estruturas de controlo
Estruturas de dados nativas
Estruturas de dados sequenciais: listas, tuplos e strings.
Estruturas de dados associativas: dicionários.
Manipulação de ficheiros
Interface gráfica
Recurso a bibliotecas
Desenvolvimento de programas

Métodos de Ensino

Aulas teóricas e práticas que acompanham as matérias lecionadas nas aulas teóricas.
Disponibilizamos um amplo conjunto de exercícios, abrangendo os temas do curso e com grau crescente de
dificuldade, para que os alunos possam praticar as competências adquiridas.

Avaliação

Método Avaliação Contínua: Dois testes durante o semestre (35% + 35%); Trabalhos práticos (20%); Participação nas aulas (10%)

Método de Avaliação por Exame: Exame (75%); Trabalhos práticos desenvolvidos nas aulas (25%)

Bibliografia

Caldeira, C. (2022). LibreOffice Calc - Guia do Utilizador. Edições Sílabo. Lisboa. ISBN: 978-989-561-204-8

Matthes, E. (2023). Python Crash Course, 3rd Edition: A Hands-On, Project-Based Introduction to Programming. No Starch Press. ISBN: 978-1718502703