2023

Microeconomia I

Nome: Microeconomia I
Cód.: ECN02352L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



As unidades curriculares (UCs) de Microeconomia são fundamentais na formação de um licenciado em Economia. Tomando como ponto de partida matérias de introdução previamente leccionadas, as UCs de Microeconomia 1 e Microeconomia 2 visam analisar, numa perspectiva de equilíbrio parcial e de equilíbrio geral, a racionalidade do comportamento dos agentes económicos e as características das diversas estruturas de mercado.


 


As preocupações centrais das duas UCs são instrumentais e normativas: pretende-se que os alunos aprendam a raciocinar no âmbito de um quadro de referência à luz do qual podem ser avaliadas as decisões dos agentes económicos e as suas consequências em termos de eficiência e bem estar.


 


Realça-se o carácter complementar e sequencial das duas UCs. Em Microeconomia I são aprofundados aspectos do comportamento do consumidor, enquanto agente económico decisor, em contextos de certeza e de incerteza. Posteriormente, analisa-se o comportamento dos produtores. Neste âmbito, estuda-se inicialmente a forma como as tecnologias de produção condicionam as decisões de produção, passando-se depois a uma análise da racionalidade do comportamento do produtor numa perspectiva de maximização do lucro (minimização dos custos). Em Microeconomia II será completada a análise do comportamento dos produtores com o estudo dos mercados competitivos, em equilíbrio parcial e em equilíbrio geral. Serão ainda analisadas situações de mercados em concorrência imperfeita, onde a interacção estratégica entre os agentes económicos é estudada com recurso à teoria de jogos.


 


São considerados conhecimentos fundamentais para estas UCs os conteúdos leccionados em Princípios de Microeconomia, bem como conhecimentos de Cálculo Diferencial e Integral e Optimização (livre e condicionada) de funções em Rn.


 

Conteúdos Programáticos



1 -     DECISÃO DO CONSUMIDOR


1.1 -    Restrição orçamental, preferências e escolha;


1.2 -    Preferência revelada: preferência revelada directa e indirecta; axiomas fraco e forte da preferência revelada: sua identificação; números índice.


 


2 -     MAXIMIZAÇÃO DA UTILIDADE E PROCURA


2.1 -    Preferências e utilidade: a função de utilidade enquanto representação das preferências do consumidor;


2.2 -    Casos particulares de funções de utilidade: substitutos, substitutos perfeitos, complementos perfeitos e preferências quasi-lineares;


2.3 -    Maximização da utilidade versus minimização da despesa: relação entre os dois problemas.       


 


3 -     TÓPICOS DA TEORIA DO CONSUMIDOR


3.1 -    Funções procura: suas propriedades; efeito de substituição e de rendimento; algumas relações entre elasticidades;


3.2 -    A dualidade na teoria do consumidor: seu significado; problema primal e função utilidade indireta; problema dual e função despesa mínima;


3.3 -    Identidade de Roy e Lema de Shephard;


3.4 -    Variações de bem-estar: função de utilidade métrica monetária, variação compensatória e variação equivalente.


 


4 -     APLICAÇÕES DA TEORIA DO CONSUMIDOR


4.1 -    Mercado de trabalho: restrição orçamental do consumidor-trabalhador; procura de lazer; a equação de Slutsky e a oferta de trabalho; a oferta de trabalho e o pagamento de horas extraordinárias; a oferta de trabalho e a tributação;


4.2 -    Escolha intertemporal: preferências, recta orçamental e equilíbrio intertemporal do consumidor; preferências por consumo intertemporal; a equação de Slutsky e as preferências intertemporais; reacções do consumidor a variações na taxa de juro; escolha intertemporal e inflação.


 


5 -     INCERTEZA


5.1 -    Decisões de consumo em ambiente de incerteza;


5.2 -    Funções de utilidade e probabilidades; utilidade esperada;


5.3 -    Postura do consumidor face ao risco; aversão ao risco, prémio de risco e equivalente certo;


5.4 -    Preço de reserva de um seguro.


 


6 -     A TECNOLOGIA COMO RESTRIÇÃO AO COMPORTAMENTO DO PRODUTOR


6.1 -    Restrições e tecnologia de produção; propriedades da tecnologia; produto marginal e taxa marginal de substituição técnica; curto e longo prazos;


6.2 -    Grau de homogeneidade de uma função e rendimentos à escala;


6.3 -    Diferentes tipos de tecnologia consoante a forma de combinação dos factores produtivos.


 


7 -     MINIMIZAÇÃO DO CUSTO


7.1 - Minimização do custo no longo prazo; funções procura condicional dos factores; via de expansão e função custo total de longo prazo;


7.2 - Os retornos à escala e o comportamento da função custo;


7.3 - O curto prazo: custo total e via de expansão;


7.4 - Comportamento da função custo no caso das tecnologias de Leontief, linear e de Cobb-Douglas.

Métodos de Ensino

Paralelamente à lecionação dos conteúdos teóricos, são resolvidos exercícios práticos previamente fornecidos aos alunos e discutidas questões diretamente relacionadas com os conteúdos lecionados.
A avaliação compreende, de acordo com o Regulamento Académico (Despacho Nº 53/2022), duas alternativas:
Regime de avaliação contínua - realização de duas provas de avaliação, com ponderações iguais para a determinação da nota final. Este regime de avaliação tem como requisito uma nota mínima de 7 valores em qualquer das duas provas.
Regime de exame - realização de uma prova de exame, cuja nota terá um peso de 100% na nota final.

Avaliação



A avaliação da disciplina de Microeconomia I respeita o Regulamento Escolar Interno (Ordem de Serviço Nº 18/2012) e compreende duas alternativas:


 


Regime de avaliação contínua – realização de 3 provas de avaliação, com ponderações iguais para a determinação da nota final;


           


Regime de avaliação final - realização de uma prova de exame, cuja  nota terá um peso de 100% na nota final.


 


 

Bibliografia

[1] GOODWIN, N., NELSON, J. e ACKERMAN, F. – “Microeconomics in Context”, M.E. Sharpe, Inc., 2ª ediço, 2009.
[2] MATEUS, Abel e MATEUS, Margarida - "Microeconomia: Teoria e Aplicações” (Vol I e II), Editorial Verbo, Lisboa - São Paulo, 2001.
[3] MIRA, Natércia – ”Microeconomia” , Edições Sílabo, Lisboa, 1ª. Edição, 2011.
[4] MIRA, Natércia – ”Microeconomia – Exercícios práticos” , Edições Sílabo, Lisboa, 1ª. Edição, 2016.
[5] VARIAN, Hal R. - "Intermediate Microeconomics - A Modern Approach", W.W. Norton & Company, New York, 8th edition, 2010.