2023

Marketing Agroalimentar

Nome: Marketing Agroalimentar
Cód.: GES10429M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os conceitos, os instrumentos e as aplicações do Marketing.


Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular serão:



  • Domínio dos conceitos de marketing aplicados ao sector agroalimentar.

  • Capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas de marketing agroalimentar;

  • Capacidade para definir políticas de marketing em empresas agro-alimentares;

  • Capacidade de trabalho em equipa, de transmissão de ideias e informações orais e escritas e de raciocínio interdisciplinar integrado;

  • Capacidade de relacionar conceitos de forma integrada e de interpretar a informação.

Conteúdos Programáticos

1 – Evolução do Conceito de Marketing e o Marketing Agroalimentar

1.1 – O conceito de marketing e a sua evolução


1.2 – Evolução do papel do marketing nas organizações


1.3 O marketing na empresa agroalimentar


1.4 O sistema de marketing agroalimentar


2 – Compreender os Consumidores e os Mercados  

2.1 - O processo de tomada de decisão de compra e de consumo


2.2 - As influências ao processo de tomada de decisão


2.3 - Análise do meio envolvente, do mercado e da concorrência


2.4 - Segmentação de mercados


3 – Gestão de Marketing: Criação, Atribuição, Comunicação e Distribuição de Valor

3.1 – Elaboração da estratégia de marketing


3.2 – Gerir o produto alimentar


3.3 – Comunicar os produtos agroalimentares


3.4 – Distribuir os produtos agroalimentares


3.5 – Definir o preço os produtos agroalimentares


4 – Compreender as Dinâmicas e os Desafios do Marketing Agroalimentar

4.1 – O papel e as políticas de marca no sector agroalimentar


4.2 – A inovação e internacionalização no sector agroalimentar


4.3 – A utilização dos novos media na comunicação e criação de valor no sector agroalimentar


4.4 – O associativismo na comercialização e no marketing agroalimentar

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. As sessões incluem discussão de casos, análise de ideias e de estratégias de marketing agroalimentar, pequenos trabalhos individuais e apresentação de casos e partilha e discussão de experiências.
Divulgação antes das aulas dos conteúdos da aula e da bibliografia através do moodle.
Os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.
Em regime de avaliação contínua, a avaliação inclui a resposta a 4 grupos de questões (50%) e a elaboração e apresentação, em grupo, de um trabalho sobre tópico enquadrado no tema as Dinâmicas e os Desafios do Marketing Agroalimentar (50%).
Em regime de exame a avaliação inclui a resolução individual de um estudo de caso (40%) e uma prova escrita que incide sobre toda a matéria (60%)
O aluno é aprovado se a nota final for igual ou superior a dez valores, desde que em nenhuma das provas seja inferior a 7 valores

Avaliação

O processo de avaliação da disciplina inclui a elaboração de um trabalho em grupo (TG), apresentação e discussão oral do trabalho, a resolução individual de uma prova intercalar  (PI) e o Exame final (EF). A nota final corresponderá à classificação resultante da aplicação da seguinte ponderação:


 


NF = 0,30TG + 0,20 PI + 0,50 EF

Bibliografia


  • Aurier, Philippe, Sirieux, Lucie (2004), Le marketing des produits agro alimentaires, 1ª edição, Dunod/LSA, Paris.

  • Kerin, R.A; Hartley, S.W:; Berkowitz, E.N:; Rudelius, W. (2008 ) “Marketing”. Tradução da 8ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill – Interamericana do Brasil.

  • Kotler, Philip. “Administração de Marketing. Análise, Planejamento, implementação e controle”. Prentice-Hall, 2006, 12ª Edição.

  • Lambin, J.C. (2002), Marketing stratégique et opérationnel, Dunod.

  • Lindon, Denis, Jacques Lendrevie, Pedro Dionísio e Vicente Rodrigues (1999), Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing, Ed. D. Quixote, Lisboa.



  • Mello; Leonor Q.; Marreiros, Cristina (2009). “Marketing de Produtos Agrícolas”. Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola, Coordenação Científica: Miguel de Castro Neto. AJAP, Lisboa.

Equipa Docente