2023

Metodologias de Investigação em Educação

Nome: Metodologias de Investigação em Educação
Cód.: PED12622M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• Conhecer os supostos epistemológicos que diferenciam as grandes vias de abordagem à realidade educativa,
particularmente a qualitativa e a quantitativa.
• Identificar especificidades da investigação em educação e reconhecer as suas consequências no processo
de pesquisa.
• Reconhecer a utilidade da utilização complementar e sinergética de diferentes metodologias de recolha e
análise de dados, em determinados problemas e contextos educacionais específicos.
• Justificar a metodologia de investigação julgada mais adequada aos problemas em estudo.
• Construir projetos de investigação metodologicamente consistentes e fundamentados.

Conteúdos Programáticos

1. Fundamentos epistemológicos e ontológicos da investigação em educação.
2. Investigação e ética: os limites do investigador.
3. Modos e estratégias de investigação em educação e respetivos desenhos metodológicos.
4. Métodos, técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados em educação: Abordagem qualitativa e
quantitativa.
5. O projeto de investigação: caracterização e elementos estruturantes.

Métodos de Ensino

Introdução dos conceitos teóricos fundamentais através de apresentação de documentos vários (textos,
apresentações PowerPoint, páginas de Internet, etc.). Também serão desenvolvidas atividades de trabalho em
grupo e debate na aula.
A classificação final resultará da conjugação de um trabalho prático, realizado individualmente ao longo do
semestre correspondente a um projeto de trabalho de investigação e na respetiva apresentação e discussão.
Trabalho escrito – 80%. Apresentação Oral – 20%.

Bibliografia

Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação: Um guia prático e crítico. Porto: ASA Editores.
Almeida, L. & freire, T. (2000). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação (2ª edição). Braga:
Psiquilíbrios.
Bogdan, R. & Biklen, S. (1994) Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos.
Porto: Porto Editora.
De Ketele, J. & Roegiers, X. (1999). Metodologia da Recolha de Dados: fundamentos dos métodos de
observações, de questionários, de entrevistas, e de estudo de documentos. Lisboa: I. Piaget.
Fortin, M.F. (2003). O processo de investigação: Da concepção à realização. Loures: Lusociência.
Hill, M. M. & Hill, A. (2002). Investigação por questionário (2ª edição). Lisboa: Edições Sílabo
Mcmillan, J. & Schumacher, S. (2003). Research in education: A conceptual introduction. Nova Iorque: Longman.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2003). Manual de investigação em ciências sociais. (3ª ed.). Lisboa: Gradiva.

Equipa Docente