2024
Psicologia da Cognição e Emoção
Nome: Psicologia da Cognição e Emoção
Cód.: PSI13141L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer e caracterizar os modelos teóricos que enquadram o estudo da emoção humana.
- Conhecer os diferentes tipos, as componentes e as funções das emoções e dos sentimentos.
- Diferenciar os conceitos de emoção e sentimento
- Conhece e caracteriza as principais teorias das emoções e o seu impacto sobre o pensamento e o comportamento humano.
- Compreender a cognição humana como construção de significados sobre o mundo e sobre si próprio.
- Estabelecer relação entre processos biológicos e culturais na construção da mente humana.
- Refletir criticamente sobre os conteúdos e sua relevância para o desenvolvimento do potencial humano.
- Conhecer os diferentes tipos, as componentes e as funções das emoções e dos sentimentos.
- Diferenciar os conceitos de emoção e sentimento
- Conhece e caracteriza as principais teorias das emoções e o seu impacto sobre o pensamento e o comportamento humano.
- Compreender a cognição humana como construção de significados sobre o mundo e sobre si próprio.
- Estabelecer relação entre processos biológicos e culturais na construção da mente humana.
- Refletir criticamente sobre os conteúdos e sua relevância para o desenvolvimento do potencial humano.
Conteúdos Programáticos
1. EMOÇÕES
1.1. Conceito de emoção
1.2. Componentes das emoções
1.3. Teorias das Emoções
1.4. Tipos de Emoções
1.5. Funções das Emoções
2. SENTIMENTOS
1.1. Conceito de sentimento
1.2. Componentes dos sentimentos
1.3. Teoria dos sentimentos
1.4. Tipos de sentimentos
1.5. Sentimentos, biologia e cultura
3. RELAÇÃO ENTRE PROCESSOS COGNITIVOS E AFECTIVOS
3.1. A relação entre as emoções/sentimentos e os processos cognitivos
3.2. Metacognição, afeto e regulação emocional
1.1. Conceito de emoção
1.2. Componentes das emoções
1.3. Teorias das Emoções
1.4. Tipos de Emoções
1.5. Funções das Emoções
2. SENTIMENTOS
1.1. Conceito de sentimento
1.2. Componentes dos sentimentos
1.3. Teoria dos sentimentos
1.4. Tipos de sentimentos
1.5. Sentimentos, biologia e cultura
3. RELAÇÃO ENTRE PROCESSOS COGNITIVOS E AFECTIVOS
3.1. A relação entre as emoções/sentimentos e os processos cognitivos
3.2. Metacognição, afeto e regulação emocional
Métodos de Ensino
- Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos.
- Pesquisa de artigos científicos recentes pelos estudantes sobre os conteúdos programáticos.
- Discussão dos conceitos e temáticas a partir de textos escritos de modo a reflectir sobre o conhecimento adquirido (individualmente e em pequenos grupos).
- Observação e realização de experiências em laboratório.
- Visualização de documentários científicos sobre os temas em estudo.
Avaliação: Trabalhos de grupo (50%) e uma prova escrita (50%).
- Pesquisa de artigos científicos recentes pelos estudantes sobre os conteúdos programáticos.
- Discussão dos conceitos e temáticas a partir de textos escritos de modo a reflectir sobre o conhecimento adquirido (individualmente e em pequenos grupos).
- Observação e realização de experiências em laboratório.
- Visualização de documentários científicos sobre os temas em estudo.
Avaliação: Trabalhos de grupo (50%) e uma prova escrita (50%).
Bibliografia
- Chaleta, E. (2017). Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem IESEA (pp. 59-69). In L. S. Almeida; M. R. Simões; & M. M. Gonçalves (Coords). Adaptação, Desenvolvimento e Sucesso Académico dos Estudantes do Ensino Superior: Instrumentos de avaliação. Psicologia e Educação, 4. Braga: ADIPSIEDUC.
- Damásio, A. (2000). The Feeling of What Happens: Body and Emotion in the Making of Consciousness. New York: MARINER.
- Gross, J.; Sheppes, G. & Heather (2011). Cognition and Emotion Lecture at 2010. London: Psychology Press.
- Barret, L.; Lewis, M. & Haviland-Jones. M. (2018). Handbook of emotions (fourth edition). New York: Guilford Press.
- Pettinelli, M. (2008). Emotion and feelings. http://cnx.org/content/m14334/1.9/
- Power, M. & Dalgleish, T. (2007). Cognition and Emotion: From Order to Disorder. Psychology Press.
- Damásio, A. (2000). The Feeling of What Happens: Body and Emotion in the Making of Consciousness. New York: MARINER.
- Gross, J.; Sheppes, G. & Heather (2011). Cognition and Emotion Lecture at 2010. London: Psychology Press.
- Barret, L.; Lewis, M. & Haviland-Jones. M. (2018). Handbook of emotions (fourth edition). New York: Guilford Press.
- Pettinelli, M. (2008). Emotion and feelings. http://cnx.org/content/m14334/1.9/
- Power, M. & Dalgleish, T. (2007). Cognition and Emotion: From Order to Disorder. Psychology Press.
Equipa Docente
- Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos Silva [responsável]