2024

Psicologia da Cognição e Emoção

Nome: Psicologia da Cognição e Emoção
Cód.: PSI13141L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer e caracterizar os modelos teóricos que enquadram o estudo da emoção humana.
- Conhecer os diferentes tipos, as componentes e as funções das emoções e dos sentimentos.
- Diferenciar os conceitos de emoção e sentimento
- Conhece e caracteriza as principais teorias das emoções e o seu impacto sobre o pensamento e o comportamento humano.
- Compreender a cognição humana como construção de significados sobre o mundo e sobre si próprio.
- Estabelecer relação entre processos biológicos e culturais na construção da mente humana.
- Refletir criticamente sobre os conteúdos e sua relevância para o desenvolvimento do potencial humano.

Conteúdos Programáticos

1. EMOÇÕES
1.1. Conceito de emoção
1.2. Componentes das emoções
1.3. Teorias das Emoções
1.4. Tipos de Emoções
1.5. Funções das Emoções

2. SENTIMENTOS
1.1. Conceito de sentimento
1.2. Componentes dos sentimentos
1.3. Teoria dos sentimentos
1.4. Tipos de sentimentos
1.5. Sentimentos, biologia e cultura

3. RELAÇÃO ENTRE PROCESSOS COGNITIVOS E AFECTIVOS
3.1. A relação entre as emoções/sentimentos e os processos cognitivos
3.2. Metacognição, afeto e regulação emocional

Métodos de Ensino

- Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos.
- Pesquisa de artigos científicos recentes pelos estudantes sobre os conteúdos programáticos.
- Discussão dos conceitos e temáticas a partir de textos escritos de modo a reflectir sobre o conhecimento adquirido (individualmente e em pequenos grupos).
- Observação e realização de experiências em laboratório.
- Visualização de documentários científicos sobre os temas em estudo.
Avaliação: Trabalhos de grupo (50%) e uma prova escrita (50%).

Bibliografia

- Chaleta, E. (2017). Inventário de Emoções e Sentimentos nas Experiências de Aprendizagem – IESEA (pp. 59-69). In L. S. Almeida; M. R. Simões; & M. M. Gonçalves (Coords). Adaptação, Desenvolvimento e Sucesso Académico dos Estudantes do Ensino Superior: Instrumentos de avaliação. Psicologia e Educação, 4. Braga: ADIPSIEDUC.

- Damásio, A. (2000). The Feeling of What Happens: Body and Emotion in the Making of Consciousness. New York: MARINER.

- Gross, J.; Sheppes, G. & Heather (2011). Cognition and Emotion Lecture at 2010. London: Psychology Press.

- Barret, L.; Lewis, M. & Haviland-Jones. M. (2018). Handbook of emotions (fourth edition). New York: Guilford Press.

- Pettinelli, M. (2008). Emotion and feelings. http://cnx.org/content/m14334/1.9/

- Power, M. & Dalgleish, T. (2007). Cognition and Emotion: From Order to Disorder. Psychology Press.