2023

Correntes Linguísticas Contemporâneas

Nome: Correntes Linguísticas Contemporâneas
Cód.: LLT14367M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Ao consolidar o conhecimento dos alunos relativamente às correntes linguísticas que têm sido privilegiadas nos Sécs. XX e XXI, pretende-se aprofundar as seguintes competências:
1) Caracterizar diferentes princípios teóricos, promovendo-se um distanciamento crítico em relação aos mesmos e, por essa via, incentivando-se a capacidade reflexiva sobre o objeto de estudo comum a todas as disciplinas, a linguagem verbal, e os vários prismas de análise que lhe têm sido associados.
2) Associar, de forma explícita, tais princípios teóricos distintos a práticas analíticas também diferenciadas, nomeadamente as já exploradas ao nível do 1º Ciclo, articulando-se a abordagem com o conhecimento que os alunos já detêm. Têm-se igualmente em mente a relevância de tal passo na elaboração das dissertações a realizar pelos mestrandos.
3) Dominar, de forma propedêutica, princípios teóricos que serão explorados em diferentes seminários deste curso, privilegiando-se os mais representativos neste contexto.

Conteúdos Programáticos

1. A fundação das correntes linguísticas contemporâneas, no dealbar do Séc. XX. O contributo de F. de Saussure.
2. O impacto do Estruturalismo na Linguística – o Funcionalismo. Os programas de investigação associados ao Círculo Linguístico de Praga, à Escola de Genebra e ao contexto norte-americano.
3. O surgimento de um novo paradigma de investigação: o Generativismo. Dos princípios fundadores ao Programa Minimalista.
4. A Gramática de Texto e a Pragmática – prismas investigativos diferenciados.
5. Contributo de outras linhas teóricas para os estudos linguísticos: perspetivas cognitivista, humanista e sociocultural.
6. Abordagens teóricas predominantes no início do Séc. XXI – síntese de vastos e variados contributos. Objetivos renovados e desafios redefinidos.

Métodos de Ensino

Sessões coletivas de ensino: exposição teórica (apoiada em textos ou em outros materiais, incluindo apresentações de powerpoint), seguida de aplicação prática; trabalhos de grupo; realização de exercícios; apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.
Tutorias: orientação dos trabalhos em curso; esclarecimento de dúvidas; correção de trabalhos ou exercícios.
O regime de avaliação contínua inclui um trabalho escrito individual (40%) e uma prova de frequência (60%).
O regime de exame consistirá na realização de uma prova escrita, à qual será atribuída a percentagem de 100%. Realizarão uma prova oral os alunos que obtiverem nota entre 8 e 9,4 na prova escrita.

Bibliografia

ARMAND, L. (ed.) (2013), Language Systems (After Prague Structuralism). Praga: Litteraria Pragensia.
CHOMSKY, N. (1995), The Minimalist Program. Cambridge, Mass.: The MIT Press (Trad. port. O Programa Minimalista. Lisboa: Caminho).
HALLIDAY, M. et al. (1985). Language, Context and Text: Aspects of Language in a Social-Semiotic Perspective. Oxford: OUP.
HAWKES, T. (1992), Structuralism and Semiotics. London: Routledge.
MARTINET, A. (1989), Fonction et Dynamique des Langues. Paris: Armand Colin Editeur. (Trad. port. Função e Dinâmica das Línguas. Livraria Almedina: Coimbra).
SILVA, A. S. et al. (orgs.) (2004), Linguagem, cultura e cognição: estudos de linguística cognitiva. Coimbra: Livraria Almedina.
THOMAS, M. (2019), Formalism and Functionalism in Linguistics: The Engineer and the Collector. London: Routledge.
VENTOLA, E. (ed.) (2011), Functional and Systemic Linguistics: Approaches and Uses. New York: De Gruyter Mouton.

Equipa Docente