2023

Variação e Mudança no Português

Nome: Variação e Mudança no Português
Cód.: LLT14366M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Linguística

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A presente unidade curricular pretende aprofundar e desenvolver um conjunto de conhecimentos, adquiridos na licenciatura, sobre o fenómeno da variação linguística, nas suas vertentes diacrónica e sincrónica. A partir desses conhecimentos de base, pretende-se levar os alunos a construir uma visão crítica sobre os principais traços da formação e da geografia atual do português, devendo resultar daí uma compreensão profunda e uma análise fundamentada das principais questões e desafios que a língua portuguesa enfrenta na atualidade, enquanto língua internamente diferenciada e pluricêntrica.
Assim, no final do semestre, os alunos deverão conhecer de forma aprofundada os principais aspetos da variação linguística no português e ser capazes de avaliar criticamente as consequências deste fenómeno, nos seus diferentes níveis, no presente e no futuro da língua, bem como de articular estas conclusões com as políticas implementadas e/ou a implementar neste campo.

Conteúdos Programáticos

1. Aspetos históricos da língua portuguesa
1.1. Formação: panorama geral, das origens ao séc. XVIII
1.2. Principais tendências de mudança
1.2.1. Panorama geral da mudança linguística na história do português
1.2.2. Principais mudanças na gramática e no léxico
2. Geografia da língua portuguesa
2.1. O português como língua pluricêntrica
2.1.1. Variedades nacionais e norma
2.1.2. Os crioulos de base portuguesa
2.2. O português europeu
2.2.1. Áreas dialetais: principais traços diferenciadores
2.2.2. Variedades dialetais e minorias linguísticas
2.3. O continuum afro-brasileiro do português
2.3.1. O português do Brasil
2.3.2. O português em África
2.3.2.1. As variedades angolana e moçambicana do português
2.4. Caminhos do português
2.4.1. Políticas linguísticas
2.4.2. Perceção, avaliação e preconceito: o papel da consciência metalinguística na evolução do diassistema do português

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino contemplam, além dos métodos expositivos mais convencionais, com recurso a meios audiovisuais e textos de apoio, a criação de “grupos de debate”, que conferirão à disciplina uma componente prática relevante. Assim, a partir da informação apresentada pelo docente nas sessões expositivas, os alunos deverão organizar-se em grupo para investigar e debater os temas em apreço, entre si, em trabalho autónomo, e com os colegas e com o docente, no início da aula seguinte. A avaliação incidirá (100%) sobre um trabalho final individual, escrito, sobre um dos temas do programa, o qual deverá reflectir a informação recolhida em aula, os debates de grupo e a investigação individual, sendo a sua conceção e desenvolvimento apoiados pelo docente nas sessões tutoriais (2h semanais). Em alternativa, os alunos poderão optar pelo regime de exame.

Bibliografia

BAGNO, M. (2002). Preconceito lingüístico–o que é, como se faz. Loyola: São Paulo.
BANZA, A. P. e M. F. GONÇALVES (2018). Roteiro de História da Língua Portuguesa. UNESCO Chair in Intangible Heritage and Traditional Know-How. University of Évora.
CHAMBERS, J. K. e N. SCHILLING-ESTES (eds.) (2013). The Handbook of Language Variation and Change. Malden: Wiley-Blackwell.
HAGEMEIJER, T. (2016). “O português em contacto em África”, in A. M. Martins e E. Carrilho (eds.), Manual de linguística portuguesa, Manuals of Romance Linguistics, 16, De Gruyter Mouton, pp. 43-67.
LÓPEZ, L., P. G. ÁLVAREZ e J. O. de AVELAR (eds.) (2018). The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins.
MUHR, R. e D. MARLEY (eds.) (2015): Pluricentric Languages: New Perspectives in Theory and Description. Frankfurt & Wien: Peter Lang.
RAPOSO, E. B. P. et alii (2013). História e Geografia do Português. In Gramática do Português. Vol I. Parte I. Lisboa: F. C. G., pp. 3-178.

Equipa Docente