2023

Marketing e Empreendedorismo no Desporto

Nome: Marketing e Empreendedorismo no Desporto
Cód.: GES11421M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Ao longo da UC, os alunos terão de pesquisar, organizar, apresentar e pôr em evidência, por meio de atividades propostas pelo docente, quais os campos de intervenção do gestor de instalações desportivas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conheçam as principais áreas de intervenção, assim como as principais etapas a considerar no marketing desportivo.
- Possam proceder à identificação do produto desportivo e perspetiva do marketing aplicado à indústria desportiva, incluindo o comportamento do consumidor.
- Conheçam o processo empreendedor que expõe o aluno a desafios, problemas e decisões que os empreendedores, que iniciam novos negócios, têm que enfrentar.
- Que identifiquem e avaliem as oportunidades de negócios, desenvolvendo um conceito de negócio e plano de marketing, avaliando de forma a obter os recursos exigidos e gerir o crescimento de novas atividades.
- Compreendam o papel da investigação no marketing e no empreendedorismo.
- Que consigam recolher e interpretar de forma crítica informação científica relevante sobre os temas tratados.
- Que adquirem capacidade de comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito desta UC

Conteúdos Programáticos

Conceito de marketing, marketing desportivo e empreendedorismo
Plano de marketing
O produto desportivo como elemento de marketing
Marketing e Comunicação na Internet
O empreendedorismo e o empreendedor

5.1.Empreendedorismo e inovação uma opção e uma necessidade
5.2   Definições e conceitos de empreendedorismo
 5.3. Formas de empreendedorismo
 5.4. Tipologias do empreendedor
 5.5.Uma cultura empreendedora
6. Ideias e oportunidades de negócio
6.1. Ideias, criatividade e fontes de geração de ideias
6.2. Avaliação e proteção de ideias
6.3. Modelo de negócio
7. Planos de negócio
7.1. Sumário executivo
7.2. Análise de mercado
7.3. Plano de marketing
7.4. Plano operacional
7.5. Plano financeiro
Avaliação do plano de negócios

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas e tutoriais conforme regulamento escolar da Universidade de Évora.
 
Durante o decorrer da unidade curricular serão colocadas em prática as seguintes metodologias de ensino:

Regime presencial em sala fundamentalmente para interligação de conhecimento teórico e prático.
Nas aulas presenciais adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral.
Análise e discussão de estudos de caso.
Regime não presencial, estudo à distância através da plataforma de e-learning o  Moodle
Incentivo e acompanhamento ao trabalho de pesquisa fora da sala de aula nomeadamente na leitura de bibliografia, artigos, revistas e jornais.

Avaliação

A avaliação: Os alunos poderão optar por uma avaliação através de dois trabalhos ou exame final.


 O processo de avaliação:


·         Avaliação contínua da unidade curricular será:


a.       1 trabalho individual (50%) que contemplará os seguintes itens: - 21 dezembro


                                                               i.      Estudo de três artigos científicos que abordem um tema aplicado ao marketing desportivo e/ou sobre o conceito de marketing desportivo. Os artigos escolhidos têm de ser submetidos à aprovação dos docentes até ao dia 30 de novembro.


                                                             ii.      Discussão aprofundada dos aspetos mais importantes aspetos analisados em a);


b.      1 trabalho em grupo (50%) – Desenvolvimento de uma ideia de negócio (mais detalhes serão apresentados na aula)


 


·         Exame – Teste escrito.

Bibliografia

Barringer, B. R., Ireland, R. D. (2016). Entrepreneurship – Successfully Launching New Ventures, Pearson Prentice-Hall.
Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação
Dionísio, P. (2009). Casos de Sucesso em Marketing Desportivo. Alfragide, Portugal: Livros d'Hoje.
Kerin, R.A, Hartley, S.W., Berkowitz, E.N. & Rudelius, W. (2008). Marketing (Tradução da 8ª Ed.). São Paulo: McGraw-Hill – Interamericana do Brasil.
Kotler, P., Rein, I. & Shields, B. (2008). Marketing Esportivo – A reinvenção do esporte na busca de torcedores. Porto Alegre, Brasil:.Bookman.
Sarkar, S., (2016) Empreendedorismo e Inovação (3ª edição), Lisboa: Escolar Editora.