2023

Introdução à Tecnologia Aplicada ao Desporto e à Saúde

Nome: Introdução à Tecnologia Aplicada ao Desporto e à Saúde
Cód.: DES14253M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

n.a.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular pretende introduzir os estudantes no mundo da tecnologia aplicada ao desporto e à saúde, apresentando quais as potencialidades tecnológicas existentes, explicitando as suas mais valias e fragilidades, e identificar possíveis lacunas e mercados emergentes. Ao longo da UC serão apresentadas as diferentes etapas na utilização da tecnologia, desde a captura de dados, ao processamento, e até à utilização da informação. Pretende-se que o aluno seja capaz de 1) estabelecer a relação entre a captura de informação por meios tecnológicos e o desenvolvimento de informação, que consiga 2) identificar os diferentes tipos de tecnologia existentes, que saiba 3) identificar os seus métodos de captura de dados e as formas de acesso à informação gerada, que 4) identifique de que maneira as diferentes tecnologias podem ser colocadas em prática, na articulação com os diferentes campos de atuação no desporto e saúde, e por último que 5) identifique potenciais oportunidades de utiliz

Conteúdos Programáticos

1. A tecnologia como meio ou como um fim?
1.1. Orientação por dados VS Informado por dados
1.2. A tecnologia como um sistema de apoio à decisão
1.3. Barreiras e Oportunidades
2. A Hierarquia do conhecimento
2.1. Sinais
2.2. Dados
2.3. Informação
2.4. Conhecimento
3. Tipos de Tecnologia
3.1. Sensores e Sistemas
3.1.1. Sensores de pressão
3.1.2. Sensores de inércia
3.1.3. Sensores óticos
3.1.4. Sensores elétricos
3.1.5. Imagiologia
3.1.6. Sistemas de Posicionamento Global
3.1.7. Sistemas de Posicionamento Local
3.1.8. Realidade Virtual e Aumentada
3.1.9. ‘Wearables’
3.1.10. Sistemas em telemetria
3.1.11. Sistemas de informação
3.2. Base racional de funcionamento
3.3. Dados coletados
3.4. Aplicações
4. A inovação tecnológica no desporto e na saúde
4.1. Novas oportunidades
4.2. A relação custo/efetividade no desporto e na saúde

Métodos de Ensino

As aulas serão distribuídas em sessões expositivas e sessões de aplicação teórico-prática, de apresentação de trabalhos e de discussão reflexiva, de acordo com a tipologia Teórica (T) ou Teórico-Prática (TP) da UC. Estão previstas um total de 15h de sessões do tipo T e 15h de sessões do tipo TP. Estas serão organizadas em blocos de 2h durante 15 semanas do semestre ímpar, decorrendo primeiro as sessões T, seguindo-se as sessões TP. Para as sessões será fornecida bibliografia científica atual, baseada no desenvolvimento, validação e/ou aplicação de diferentes tecnologias em Desporto e Saúde.
A avaliação incidirá num trabalho final (100%), no qual os alunos devem desenvolver um projeto para a utilização de uma tecnologia num campo de intervenção em particular. Este projeto deve considerar as diferentes dimensões da utilização da tecnologia.

Bibliografia

Fong, B., Fong, A., & Li, C. (2020). Telemedicine technologies: Information Technologies in Medicine and Digital Health. Wiley

Gamble, P., Chia, L., & Allen, S. (2020). The illogic of being data-driven: reasserting control and restoring balance in our relationship with data and technology in football. Science and Medicine in Football, 00(00), 1–4.

James, D. A., & Petrone, N. (2016). Sensors and Wearable Technologies in Sport: Technologies, Trends and Approaches for Implementation. Singapore: Springer Singapore.

Le, D. N., Van Le, C., Tromp, J. G., & Nguyen, G. N. (2018). Emerging technologies for health and medicine: virtual reality, augmented reality, artificial intelligence, internet of things, robotics, industry 4.0.

Robertson, S. (2020). Man & machine: Adaptive tools for the contemporary performance analyst. Journal of Sports Sciences, 00(00), 1–9.

Rowley, J. (2007). The wisdom hierarchy: representations of the DIKW hierarchy. Journal of Information Science, 33(2), 163–180.