2024

Gestão de Bancos de Dados Biomédicos

Nome: Gestão de Bancos de Dados Biomédicos
Cód.: CMS14265M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Saúde

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

n.a.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta UC é apresentar uma visão geral dos aspetos-chave de um biobanco e seu papel crucial como uma infraestrutura fundamental para o avanço da investigação biomédica. Irá orientar os alunos sobre a terminologia padrão, descrever princípios relacionados ao manuseio de bioespécimes (amostra biológica) e fornecer informações sobre práticas e aceitáveis no biobanco. No final do curso o aluno deve ser capaz de compreender e implementar:
1. Ciência de bioespécimes refere-se a práticas e procedimentos comuns para obter e preservar bioespécimes.
2. Gestão da qualidade de bioespécimes e dados associados para garantir a mais alta qualidade possível ao longo de seu ciclo de vida.
3. Gerenciamento de dados usando LIMS (Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais).
4. ELSI (Implicações Éticas, Legais e Sociais): refere-se a questões éticas, legais e sociais relacionadas à implementação e operação de todas as práticas de biobanco.
5.Desenvolver um plano de negócios de biobanco.

Conteúdos Programáticos

1. A ciência do biobanking no século 21: uma visão geral.
2. Governança do biobanco.
3. Modelos do biobanco.
4. ELSI: questões éticas, legais e sociais.
5. Consentimento informado.
6. Proteção de dados e o novo EU-GDPR.
7. BBMRI-ERIC e Sociedade Internacional de Repositórios Biológicos e Ambientais (ISBER): Melhores práticas
8. Gestão da qualidade e melhoria de processos.
9. Coleta, processamento, armazenamento e distribuição de amostras.
10. Anotação de espécime.
11. Gestão de dados.
12. Sustentabilidade do biobanco.
13. Biobancos e medicina personalizada: casos práticos.

Métodos de Ensino

A metodologia adotada pretende motivar o aluno no processo de aprendizagem, promovendo a sua capacidade de pesquisa autónoma bem
como o pensamento crítico. Vários métodos são utilizados, nomeadamente as aulas expositivas que fornecem as bases para explorar
conteúdos adicionais, independentemente do background do aluno. Algumas aulas poderão ser também lecionadas via e-learning. A
realização de trabalhos em grupo, a discussão de tópicos relevantes e análise crítica de artigos e/ou casos práticos/problemas, orientadas
pelo docente, permitem a aquisição e integração de conhecimentos relacionados com a temática. Será ainda privilegiada a realização de
sessões práticas que envolvam a utilização de sistemas de gestão de amostras e dados clínicos no biobanco.

Avaliação

O processo de avaliação compreenderá assim a elaboração de um plano de desenvolvimento e gestão de um biobanco, realizado em grupo:
(i) documento final com o projeto (70%); (ii) apresentação formal do projeto (30%).

Bibliografia

Biobanks for Europe - A challenge for governance. European Commission (2012).

Coppola, L., Cianflone, A., Grimaldi, A. M., Incoronato, M., Bevilacqua, P., Messina, F., ... & Salvatore, M. (2019).
Biobanking in health care: evolution and future directions. Journal of translational medicine, 17(1), 1-18.

Dilllner J. (2011) Methods in Biobanking. Humana Press. ISBN 978-1-59745-423-0.

Karimi-Busheri F. (2015). Biobanking in the 21st Century. Springer. ISBN 978-3-319-20579-3.

OECD Guidelines on Human Biobanks and Genetic Research Databases (2009).

Solbakk J.H., Holm S. and Hofmann B (2009). The Ethics of Research Biobanking. Springer. ISBN 978-0-387-93871-4.

The 2018 Revision of the ISBER Best Practices: Summary of Changes and the Editorial Team's Development Process. Biopreservation and Biobanking, Vol. 16, No. 1, 2018.

Equipa Docente