2023

Introdução ao Património Cultural

Nome: Introdução ao Património Cultural
Cód.: HIS12104L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos:
- Sensibilização para a importância do Património Cultural
- Aquisição dos conhecimentos necessários para a identificação dos bens pertencentes ao Património
Cultural
- Identificar os processos de patrimonialização
- Identificação do enquadramento legal do Património Cultural a nível nacional e internacional
- Conhecimento das diferentes estratégias de preservação e valorização do Património Cultural
- Reconhecimento das ligações entre Património Cultural, memória e identidade.
- Reconhecimento da importância do Património Cultural na sociedade actual.
Competências:
- Domínio do vocabulário e conceptualização inerentes ao Património Cultural.
- Capacidade para identificar o Património Cultural e reconhecer a sua ligação com a região e a
comunidade em que se insere
- Capacidade para desenvolver investigação nesta área

Conteúdos Programáticos

Património Cultural: conceitos, principios e tipologias
Os processos de patrimonialização
O quadro legal de enquadramento do Património Cultural a nível internacional e nacional.
As principais instituições nacionais e internacionais ligadas com o Património Cultural
As ligações entre os bens do Património Cultural e as regiões e as comunidades em que se insere.
Uma aproximação aos objectivos gerais e às metodologias dos inventários do PatrimónioCultural.
As diferentes formas de valorização, refuncionalização e divulgação do património cultural.
Património Cultural e educação formal e informal
Uma aproximação ao Património Cultural e desenvolvimento sustentado.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas na sala de aula, comentários de textos, análise de casos concretos e visitas de
estudo.
A avaliação pode ser realizada no sistema de avaliação contínua e no sistema de exame. Na avaliação
contínua será realizado um trabalho com apresentação oral discussão desse mesmo trabalho e uma
frequência.
Regime Tutorial: No caso de funcionar ao regime tutorial as regras de avaliação, presença e tutoria são
definidas entre a docente e os alunos.
A. Regime de frequência
1. Realização de um trabalho prático definido entre o aluno e o docente e apresentação e discussão do
trabalho apresentado. (50%)
2. Frequência (50%).
B. Regime de exame
Prova de avaliação escrita sobre a matéria leccionada

Bibliografia

Françoise CHOAY, A Alegoria do Património, Lisboa, Ed. 70. 2000.
Jean-Pierre MOHEN, Les sciences du Patrimoine. Identifier, Conserver, Restaurer, Paris, Editions Odile
Jacob, 1999.
M. João RAMOS, Matéria do Património. Memórias e Identidades, Antropologia Avulsa, Colibri, 2002 (2ª
ed.).
J.- P. BABELON e A. CHASTEL, La notion de patrimoine, Paris, Éditions Liane Levi, 1994.
David LOWENTHAL, The Past is a Foreign Country, Cambridge University Press, 1985.
Património Cultural, INA, Oeiras, 1996.
Pierre NORA (dir.), Science et conscience du patrimoine, Actes des Entretiens du Patrimoine, Fayard,
Paris, 1997.

Equipa Docente