2023

Marketing de Destinos e Produtos Turísticos

Nome: Marketing de Destinos e Produtos Turísticos
Cód.: GES11505M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular introduz a teoria e a prática do Marketing aplicadas às organizações do sector turístico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os resultados esperados de aprendizagem e as competências a adquirir nesta unidade curricular são:
1. Construir uma plataforma de experiências para as marcas, incluindo as questões do posicionamento e identidade da marca.
2. Identificar factores e fontes de formação da imagem de marca.
3. Compreender a importância do marketing interno para a gestão de destinos e produtos turísticos.
4. Conhecer estratégias e ferramentas para criação de fidelidade e recuperação de serviços no sector turístico.
5.Definir estratégias de gestão de espaços e interfaces com clientes.

Conteúdos Programáticos

1. O Design das Experiências com a Marca de Destinos e Produtos Turísticos
1.1. Posicionamento e Identidade da Marca
1.2. Imagem da Marca
1.3. Experiências da Marca

2. Estratégias de Marketing para Destinos e Produtos Turísticos
2.1. Marketing Interno
2.2. Criação de Fidelidade e Recuperação de Serviços
2.3. Gestão de Espaços e do Interface com os Clientes

Métodos de Ensino

As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. Nas aulas presenciais:
-Adota-se uma metodologia participativa ativa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstração e exposição oral.
-Realiza-se a análise e discussão de estudos de caso.
-Incentiva-se e acompanha-se o trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Para avaliar a aprendizagem realizar-se-á:
- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50%.
- Um trabalho de pesquisa a apresentar e discutir durante as horas letivas. Peso de 50% na avaliação final.

Avaliação

Em regime de avaliação continua:


- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50% a divulgar no moodle pelo menos uma semana antes da data de entrega.


- Um trabalho em grupo (3 elementos), de pesquisa sobre um tema de marketing de turismo selecionado pelos alunos e aprovado pela docente, a apresentar e discutir durante as horas letivas. Peso de 50% na avaliação final.


O aluno é aprovado se a nota final for, na escala de 0 a 20, igual ou superior a dez valores, desde que em nenhuma das provas seja inferior a 7 valores. 


 Em regime de exame


- Um Trabalho individual de pesquisa num tema de marketing de turismo selecionado pelo aluno e aprovado pela docente (até duas semanas antes da data de entrega).

Bibliografia

Morrison, A. (2018), “Marketing and Managing Tourism Destinations”. 2nd edition, Routledge
Schmitt, B. (2010), “Customer Experience Management: A Revolutionary Approach to Connecting with Your Customers”. John Wiley & Sons
Wang, Y. and Pizam Abraham (2011). “Destination Marketing and Management: Theories and Applications”. Routledge Advances in Tourism.
Wilson, A.M.; Zeithaml, V.; Bitner, M. and Gremler, D. (2016) “Services marketing”. 3rd European edition. McGraw Hill, Maidenhead.

Equipa Docente