2023

Seminário de Investigação/ Estágio Profissional

Nome: Seminário de Investigação/ Estágio Profissional
Cód.: SOC13864L
15 ECTS
Duração: 15 semanas/390 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC visa proporcionar aos Alunos atividades de aprendizagem, aplicação e atualização de conhecimentos e saberes em situações reais da vida profissional do sector e/ou académica.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- O Estágio Curricular visa proporcionar aos Alunos atividades de aprendizagem, aplicação e atualização de conhecimentos e saberes em situações reais da vida profissional do sector, como reforço e complemento do ensino e da aprendizagem ministrados ao longo do seu percurso durante os cinco semestres do 1º Ciclo de Estudos em Turismo. Em função do seu currículo e do seu plano individual de estudos, no 6.º semestre o(a) Aluno(a) escolhe uma das áreas profissionais do sector para obter uma vivência da realidade profissional e, também, para se familiarizar com o ambiente organizacional do mercado de trabalho.
- A vertente de Seminário consubstancia-se na realização de um Trabalho de Investigação que corresponde a um estudo / investigação, no qual o(a) Aluno(a) tem que aplicar conhecimentos adquiridos durante o Curso e demonstrar capacidade descritiva e analítica, sentido crítico e reflexivo.

Conteúdos Programáticos

- Quanto ao Estágio Curricular, os conteúdos programáticos são individualizados em função do sector e entidade onde o(a) Aluno(a) faz a prática profissional. Cada oportunidade de estágio é planeada no início do 6.º Semestre entre o Orientador da Universidade, o Aluno(a) e o Supervisor da Entidade de Acolhimento.

- Quanto ao Seminário (Trabalho de Investigação), os conteúdos programáticos são individualizados em função da área de investigação escolhida e do Plano de Trabalho Individual, delineado no início do 6.º Semestre entre o Orientador da Universidade, o(a) Aluno(a) e, eventualmente, com a(s) entidades junto das quais se está a desenvolver o estudo empírico.

Métodos de Ensino

Estágio
Método Ensino: prática profissional
Componentes Avaliação
1) Parecer do Orientador de Estágio [sobre forma como Aluno evidenciou o seu envolvimento na experiência de estágio e no processo de orientação e elaboração do Relatório de Estágio (RE) ao longo período letivo] e qualidade do RE desenvolvido no período letivo e apresentado em suporte escrito (65%).
2) Desempenho do Aluno na presentação e discussão oral do RE em provas públicas (10%).
3) Parecer do Supervisor de Estágio, sobre o nível de desempenho demonstrado pelo Aluno na concretização das atividades ao longo do período de estágio (25%).

Trabalho de Investigação (TI)
Método Ensino: prática investigação
Componentes Avaliação
1) Parecer do Orientador sobre a forma como o Aluno evidenciou o seu envolvimento no processo de orientação e elaboração ao longo do período letivo e quanto à qualidade do TI apresentado em suporte escrito (75%).
2) Desempenho Aluno na presentação e discussão oral do TI em provas públicas (25%).

Avaliação

1. Estágio profissional (EP)
1.1. Método ensino: prática profissional
1.2. Avaliação
a) Avaliação do relatório de estágio, feita pelo professor orientador: 60% da nota final.
No caso de a nota atribuída pelo orientador exceder 15 valores, o aluno pode optar entre defender a nota, submetendo-se a uma prova oral, ou ficar com a nota de 15 valores.
b) Avaliação da prática profissional, feita pelo supervisor da entidade de acolhimento: 40% da nota final.
O aluno para obter aprovação no EP tem que fazer obrigatoriamente 320 horas de estágio.
2. Trabalho de Investigação (TI)
2.1. Método Ensino: prática de investigação
2.2. Avaliação
a) Qualidade do TI desenvolvido pelo aluno ao longo do período letivo e apresentado em suporte escrito: 60% da nota final b) Desempenho do aluno na apresentação e discussão oral do TI: 40% da nota final.

Bibliografia

Clark, Mona [et al.] (1998) - Researching and Writing Dissertations in Hospitality and Tourism, Tourism and Hospitality Management Series.
Finn, E. E W. White (2000) - Tourism Leisure Research Methods: Data Collection, analysis and interpretation, London, Pearson Education.
Organización Mundial del Turismo (2001) - Apuntes de Metodología de la Investigación en Turismo, 1.ª Ed., OMT: Madrid
Pestana, M. Helena; Gageiro, J. Nunes (2005) - Análise de Dados para Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS, 4.ª Ed., Sílabo.
Veal, A. J. (2017) - Research Methods for Leisure and Tourism, 5th Edition, London: Pearson.

Other references according to the specificities of the each research area.