2023
Toxicologia Bioquímica
Nome: Toxicologia Bioquímica
Cód.: QUI12400L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Bioquímica
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Proporcionar
- o conhecimento de conceitos fundamentais sobre a natureza, biotransformação, mecanismos de acção e principais efeitos provocados pelos produtos químicos mais comuns, seus resíduos e radiações nos sistemas biológicos a nível bioquímico;
- a compreensão dos conceitos integradores, dos processos e dos métodos para aceder ao conhecimento e resolver problemas práticos relativos à segurança e toxicidade dos produtos químicos mais comuns e radiações;
- o desenvolvimento de capacidade para seleccionar e aplicar conhecimentos na formulação de hipóteses, planeamento experimental, e obtenção e tratamento de resultados, tendo em vista a resolução de problemas qualitativos ou quantitativos de natureza familiar no âmbito das matérias tratadas.
-competências para recolher, interpretar e criticar informação científica relevante, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da disciplina.
- o conhecimento de conceitos fundamentais sobre a natureza, biotransformação, mecanismos de acção e principais efeitos provocados pelos produtos químicos mais comuns, seus resíduos e radiações nos sistemas biológicos a nível bioquímico;
- a compreensão dos conceitos integradores, dos processos e dos métodos para aceder ao conhecimento e resolver problemas práticos relativos à segurança e toxicidade dos produtos químicos mais comuns e radiações;
- o desenvolvimento de capacidade para seleccionar e aplicar conhecimentos na formulação de hipóteses, planeamento experimental, e obtenção e tratamento de resultados, tendo em vista a resolução de problemas qualitativos ou quantitativos de natureza familiar no âmbito das matérias tratadas.
-competências para recolher, interpretar e criticar informação científica relevante, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da disciplina.
Conteúdos Programáticos
Âmbito e história da Toxicologia
Relação dose-resposta e factores que a afectam
Absorção, distribuição, excreção, biotransformação e disposição dos tóxicos
Mecanismos celulares e bioquímicos de toxicidade: lesões tissulares, neurotoxicidade, imunotoxicidade, teratogénese, genotoxicidade, carcinogénese química e toxicidade multi-órgão.
Riscos para a saúde dos indivíduos e ambiente devidos a tóxicos, seus resíduos e radiações.
Segurança na produção, acondicionamento, transporte, armazenamento, dispensa e utilização de tóxicos
Legislação sobre tóxicos na EU e outros Estados.
Relação dose-resposta e factores que a afectam
Absorção, distribuição, excreção, biotransformação e disposição dos tóxicos
Mecanismos celulares e bioquímicos de toxicidade: lesões tissulares, neurotoxicidade, imunotoxicidade, teratogénese, genotoxicidade, carcinogénese química e toxicidade multi-órgão.
Riscos para a saúde dos indivíduos e ambiente devidos a tóxicos, seus resíduos e radiações.
Segurança na produção, acondicionamento, transporte, armazenamento, dispensa e utilização de tóxicos
Legislação sobre tóxicos na EU e outros Estados.
Métodos de Ensino
A unidade organiza-se em aulas teóricas, aulas práticas e tutoriais de acordo com o regulamento escolar interno da UÉvora.
As aulas teóricas são plenárias e assentam, preferencialmente no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados do trabalho experimental e o desenvolvimento de uma atitude crítica e de rigor científico.
Nas práticas não laboratoriais estudam-se os fundamentos dos métodos, os procedimentos experimentais e resolvem-se problemas quantitativos.
Nas aulas práticas laboratoriais, os alunos organizados por grupos, devem: participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão dos resultados, e elaborar individualmente os relatórios dos trabalhos.
A avaliação é individual. A laboratorial inclui: observação por escalas da participação individual dos alunos nos grupos; resposta a questões colocadas na aula; apresentação e discussão pelos alunos de artigos científicos relevantes e avaliação dos relatórios.
No geral, por opção, realização de 1 teste escrito a meio e 1 no final do semestre ou apenas 1 exame escrito final. apresentação e discussão pelos alunos de artigos científicos relevantes e avaliação dos relatórios.
No geral, por opção, realização de 1 teste escrito a meio e 1 no final do semestre ou apenas 1 exame escrito final.
As aulas teóricas são plenárias e assentam, preferencialmente no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados do trabalho experimental e o desenvolvimento de uma atitude crítica e de rigor científico.
Nas práticas não laboratoriais estudam-se os fundamentos dos métodos, os procedimentos experimentais e resolvem-se problemas quantitativos.
Nas aulas práticas laboratoriais, os alunos organizados por grupos, devem: participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão dos resultados, e elaborar individualmente os relatórios dos trabalhos.
A avaliação é individual. A laboratorial inclui: observação por escalas da participação individual dos alunos nos grupos; resposta a questões colocadas na aula; apresentação e discussão pelos alunos de artigos científicos relevantes e avaliação dos relatórios.
No geral, por opção, realização de 1 teste escrito a meio e 1 no final do semestre ou apenas 1 exame escrito final. apresentação e discussão pelos alunos de artigos científicos relevantes e avaliação dos relatórios.
No geral, por opção, realização de 1 teste escrito a meio e 1 no final do semestre ou apenas 1 exame escrito final.
Bibliografia
Alaimo, R. J. (2001) Handbook of Chemical Health and Safety. Oxford University Press Klaassen, C. D. (2007) Casarett and Doulls Toxicology -The Basic Science of Poisons. 6th Ed. McGraw-Hill. New York.
Hardman, J. G. and Limbird, L. E. (2007) As Bases Farmacológicas da Terapêutica.
Goodman & Gilman. 11ª Ed. McGraw Hill. Rio de Janeiro.
Pohanish, R. (2011) Sittig's Handbook of Toxic and Hazardous Chemicals and Carcinogens, 6th Ed. Elsevier.
Rang, H., Dale, M., Ritter, J. & Flower R. (2007) Rang & Dale's Pharmacology, 6th Ed. Elsevier Churchill Livingstone
Timbrell, J. (2008) Principles of Biochemical Toxicology. 4th Ed. Informa Healthcare, London
Hardman, J. G. and Limbird, L. E. (2007) As Bases Farmacológicas da Terapêutica.
Goodman & Gilman. 11ª Ed. McGraw Hill. Rio de Janeiro.
Pohanish, R. (2011) Sittig's Handbook of Toxic and Hazardous Chemicals and Carcinogens, 6th Ed. Elsevier.
Rang, H., Dale, M., Ritter, J. & Flower R. (2007) Rang & Dale's Pharmacology, 6th Ed. Elsevier Churchill Livingstone
Timbrell, J. (2008) Principles of Biochemical Toxicology. 4th Ed. Informa Healthcare, London
Equipa Docente
- Ana Cristina Bugalho Oliveira Rodrigues Costa [responsável]