2023

Bioquímica Física

Nome: Bioquímica Física
Cód.: QUI12394L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Fundamentos físicos e químicos que determinam e explicam a estrutura das biomacromoléculas, suas propriedades e comportamento nos sistemas biológicos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nesta unidade curricular o aluno deve adquirir noções sobre a estrutura de biomoléculas e sobre a explicação ao nível molecular para o seu comportamento. Deve ainda conhecer os fundamentos de algumas das técnicas de estudo das propriedades de macromoléculas com interesse biológico.
Pretende-se que o aluno adquira a competência de analisar as razões físicas para o comportamento de sistemas bioquímicos e consiga fazer a integração entre os aspectos mais fundamentais da física e da química e os aspectos mais complexos do comportamento ao nível molecular dos sistemas biológicos. Deve ainda desenvolver a competência de aplicação de noções teóricas à compreensão e resolução de problemas práticos. Finalmente deve adquirir competências para recolher, selecionar e interpretar informação científica relevante, discutir sobre as suas implicações e comunicar ideias e conhecimentos científicos, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da disciplina.

Conteúdos Programáticos

1. Estrutura das macromoléculas biológicas.
2. Interacções em ambiente aquoso e em ambiente hidrófobo.
3. Noções de simetria.
4. Fundamentos de Mecânica Estatística e Termodinâmica Molecular.
5. Introdução às ferramentas de Modelação Molecular.
6. Aspectos termodinâmicos das soluções de macromoléculas.
7. Fundamentos da termodinâmica de não-equilíbrio.
8. Caracterização dos fenómenos de sedimentação, electroforese e transporte através de membranas.

Métodos de Ensino

O ensino / aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelos docentes e notas colhidas pelos alunos quer durante as aulas quer na pesquisa realizada individualmente. Nas aulas teóricas são expostos, comentados e discutidos os novos conhecimentos. Nas aulas práticas, são realizadas experiências em laboratório ilustrativas dos temas abordados nas aulas teóricas e são ainda resolvidos exercícios de aplicação dos princípios que são leccionados.
A avaliação é constituída por uma componente teórica e uma componente prática representando 70% e 30%, respectivamente, no cálculo da nota final. A componente teórica é avaliada mediante realização de 2 frequências (1ª frequência a meio do semestre e 2ª frequência no final) e/ou exame final. A componente prática é avaliada com base no desempenho demonstrado durante as aulas laboratoriais e na avaliação dos relatórios apresentados respeitantes às mesmas aulas.

Bibliografia

"Principles of Physical Biochemistry, 2nd Ed.", Kensal E. van Holde, W. Curtis Johnson e P. Shing Ho, (Pearson Prentice Hall, 2006)
"Physical Biochemistry: Principles and Applications", David Sheehan, (Wiley, 2009)

Equipa Docente