2024
Laboratório de Artes Visuais II
Nome: Laboratório de Artes Visuais II
Cód.: VIS13621M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Arte Multimédia, Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecimento das técnicas artísticas para uma autonomia operativa, com as quais se pretende:
Elevada capacidade de investigação e experimentação de técnicas, tecnologias e materiais, desenvolvendo e/ou aprofundando novos, ou já adquiridos, conhecimentos e aptidões nas áreas digital, bi ou tridimensional;
Estruturar e desenvolver um trabalho, com um discurso personalizado e coerente, elaborado através de pesquisa individual. Tendo como objectivo a aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas e do conhecimento adquirido, demonstrar a progressão e o conhecimento aprofundado através da investigação pessoal.
Elevada capacidade de investigação e experimentação de técnicas, tecnologias e materiais, desenvolvendo e/ou aprofundando novos, ou já adquiridos, conhecimentos e aptidões nas áreas digital, bi ou tridimensional;
Estruturar e desenvolver um trabalho, com um discurso personalizado e coerente, elaborado através de pesquisa individual. Tendo como objectivo a aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas e do conhecimento adquirido, demonstrar a progressão e o conhecimento aprofundado através da investigação pessoal.
Conteúdos Programáticos
Metodologia de investigação prática.
Aprofundamento de técnica e/ou técnicas específicas do interesse do aluno e do seu projeto, no âmbito das práticas da expressão pessoal.
Continuação da elaboração do projeto individual para aplicação e consolidação do trabalho desenvolvido.
Aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas que abrangem o conhecimento das Técnicas Digitais, Escultura, Pintura, Desenho, Fotografia, Técnicas de Impressão, Vídeo, Instalação, Arte Sonora, entre outras técnicas de expressão mais contemporâneas.
Aprofundamento de técnica e/ou técnicas específicas do interesse do aluno e do seu projeto, no âmbito das práticas da expressão pessoal.
Continuação da elaboração do projeto individual para aplicação e consolidação do trabalho desenvolvido.
Aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas que abrangem o conhecimento das Técnicas Digitais, Escultura, Pintura, Desenho, Fotografia, Técnicas de Impressão, Vídeo, Instalação, Arte Sonora, entre outras técnicas de expressão mais contemporâneas.
Métodos de Ensino
Sessões laboratoriais que poderão ser leccionadas em bloco de acordo com as necessidades dos estudantes;
Apresentação da pesquisa efectuada na área elegida por cada aluno;
Aprofundamento do estudo da área selecionada;
Experimentação plástica laboratorial.
Da avaliação consta:
Síntese dos objectivos e conteúdos gerais da compreensão da prática;
Materialização e domínio plástico e expressivo da(s) técnica(s) estudadas;
Experimentação, criatividade e rigor conceptual.
Regime de avaliação contínua:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
Regime de avaliação final:
d) Trabalho desenvolvido nas aulas com o docente: 40%;
e) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Apresentação da pesquisa efectuada na área elegida por cada aluno;
Aprofundamento do estudo da área selecionada;
Experimentação plástica laboratorial.
Da avaliação consta:
Síntese dos objectivos e conteúdos gerais da compreensão da prática;
Materialização e domínio plástico e expressivo da(s) técnica(s) estudadas;
Experimentação, criatividade e rigor conceptual.
Regime de avaliação contínua:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
Regime de avaliação final:
d) Trabalho desenvolvido nas aulas com o docente: 40%;
e) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Bibliografia
CLAIR, J. (1977). La responsabilité de lartiste. Paris: Gallimard.
GRABOWSKI, B.; FICK, B. (2009). El Grabado y la Impressión Guia completa de técnicas, materiales y processos. Barcelona: Art Blume.
KHOLEIF, Omar (Ed.) (2015). Moving Image. London: MIT Press, Whitechapel Gallery.
KUBLER, G. (2004). A Forma do Tempo. Lisboa: Vega.
LEWELL, J. (2009). The Digital Photographers software guide. Boston: Cengage.
LLY, C. (ed) (2011). Sound, London: MIT Press, Whitechapel Gallery.
MEYER, R. (2002). Manual do Artista, técnicas e materiais. S. Paulo: Martins Fonte.
OLIVEIRA, Nicolas de; OXLEY, Nicola; PETRY, Michael (2003). Installation Art in the New Millennium: The Empire of the Senses. London: Thames & Hudson Ltd.
SOUTHERN, J., Maslen, M. (2014). Drawing Projects an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing.
ELLEGOOD, Anne (ed) (2009). Vitamin 3 D. New Perspectives in Sculpture and Installation. London: Phaidon.
GRABOWSKI, B.; FICK, B. (2009). El Grabado y la Impressión Guia completa de técnicas, materiales y processos. Barcelona: Art Blume.
KHOLEIF, Omar (Ed.) (2015). Moving Image. London: MIT Press, Whitechapel Gallery.
KUBLER, G. (2004). A Forma do Tempo. Lisboa: Vega.
LEWELL, J. (2009). The Digital Photographers software guide. Boston: Cengage.
LLY, C. (ed) (2011). Sound, London: MIT Press, Whitechapel Gallery.
MEYER, R. (2002). Manual do Artista, técnicas e materiais. S. Paulo: Martins Fonte.
OLIVEIRA, Nicolas de; OXLEY, Nicola; PETRY, Michael (2003). Installation Art in the New Millennium: The Empire of the Senses. London: Thames & Hudson Ltd.
SOUTHERN, J., Maslen, M. (2014). Drawing Projects an exploration of the language of drawing. London: Black Dog Publishing.
ELLEGOOD, Anne (ed) (2009). Vitamin 3 D. New Perspectives in Sculpture and Installation. London: Phaidon.