2023

Laboratório de Artes Visuais I

Nome: Laboratório de Artes Visuais I
Cód.: VIS13619M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Tendo em conta a necessidade de conhecimento das técnicas artísticas para a construção da obra, pretende-se:
– Realizar pesquisa e experimentação de técnicas, tecnologias e materiais, desenvolvendo e/ou aprofundando conhecimentos novos ou já adquiridos, nas áreas digital, bi ou tridimensional;
– Estruturar e desenvolver um trabalho, com um discurso personalizado e coerente, elaborado através de pesquisa individual. Tendo como objectivo a aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas e do conhecimento adquirido, demonstrar a progressão e o conhecimento aprofundado através da investigação pessoal.

Conteúdos Programáticos

– Metodologia de investigação prática.
– Aquisição de novos conhecimentos ou aprofundamento de técnica e/ou técnicas específicas do interesse do aluno e do seu projeto, no âmbito das práticas da expressão pessoal.
– Elaboração de um projeto individual para aplicação e consolidação do trabalho desenvolvido.
– Pensar com o objectivo da aplicação prática das técnicas artísticas escolhidas que abrangem o conhecimento das Técnicas Digitais, da Escultura, Pintura, Desenho, Fotografia, Técnicas de Impressão, Vídeo, Instalação, Arte Sonora, entre outras técnicas de expressão mais contemporâneas.

Métodos de Ensino

– Sessões laboratoriais que poderão ser leccionadas em bloco de acordo com as necessidades dos estudantes;
– Apresentação da pesquisa efectuada na área elegida por cada aluno;
– Aprofundamento do estudo da área selecionada;
– Experimentação plástica laboratorial.
Da avaliação consta:
– Síntese dos objectivos e conteúdos gerais da compreensão da prática;
– Materialização e domínio plástico e expressivo da(s) técnica(s) estudadas;
– Experimentação, criatividade e rigor conceptual.
Regime de avaliação contínua:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
Regime de avaliação final:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

COLDWELL, P. (2010). Printmaking: A Contemporary Perspective. London: Black Dog Publishing.
EVANS, D. (ed.) (2009). Appropriation (Whitechapel: Documents of Contemporary Art). London: The MIT Press, Whitechapel Art Gallery.
Fondation Cartier Pour l'Art Contemporain (2007). Ron Mueck. London: Thames & Hudson.
HOFFMANN, J. (ed.) (2012). The Studio (Whitechapel: Documents of Contemporary Art). London: The MIT Press, Whitechapel Art Gallery.
IGOE, T. (2007). Making Things Talk. New York: O’Reilly.
LICHT, A. (2007). Sound Art. New York: Rizzoli International Publications, Inc.
MEYER, R. (2002). Manual do Artista, técnicas e materiais. S. Paulo: Martins Fonte.
MOLINA, J. J. G. (coord.) (1999). Estratégias del dibujo en el arte contemporáneo. Madrid: Editiones Cátedra.
ROSSIER, P. (2001). La sculpture, méthodes et matériaux nouveaux. Turin: Dessain et Tolra.
RUSH, M. (2005). “New Media in Art”. London: Thames & Hudson Ltd.