2024

Práticas de Artes Visuais II

Nome: Práticas de Artes Visuais II
Cód.: VIS13594M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O programa está estruturado para que o aluno conceba e concretize os seus projetos artísticos autorais de modo a:
1. Consolidar o saber projectar, fundamentar e realizar um projecto de criação artística centrado num conceito, tema ou estratégia;
2. Consolidar o conhecimento e a aplicação das metodologias e tecnologias mais apropriadas para a concretização de um corpo de trabalho específico;
3. Aprofundar as competências e os conhecimentos conceptuais, experimentais e tecnológicos adequados ao trabalho artístico;
4. Aprofundar o desenvolvimento do pensamento crítico imprescindível para a realização de uma prática artística consistente e coerente.
O trabalho teórico e prático é acompanhado por relatórios de projecto centrados nas propostas criativas de cada aluno, nomeadamente na definição da problemática, metodologias, media, e tecnologias empregues. A obra resultante da prática artística pessoal do estudante será apresentada numa exposição a decorrer no final do semestre.

Conteúdos Programáticos

A reflexão, pesquisa, experimentação, e apresentação de práticas artísticas em artes visuais específicas, apropriadas a cada processo criativo, constituem os conteúdos programáticos, designadamente:
1. Aprofundar a articulação, integração das dimensões teóricas e práticas no planeamento e projecção de uma obra em artes visuais.
1.1. Selecção de metodologias e métodos no desenvolvimento de um projecto em artes visuais;
1.2. Definição da ideia central, delimitação do tema, conceitos, e questão central e secundárias;
1.3. Aprofundamento da fundamentação de um projecto através do tema, conceitos e referências principais.
2. Concretização e apresentação do trabalho artístico.
2.1. Selecção de estratégias de produção da obra artística;
2.2. Apuramento de técnicas e tecnologias práticas;
2.3. Desenvolvimento de ferramentas de execução e apresentação do trabalho semestral final.

Métodos de Ensino

As aulas, de carácter expositivo, são lecionadas ao grupo de alunos promovendo-se o debate crítico, partilha e reflexão entre todos, ao mesmo tempo que se acompanha e orienta o trabalho individual de cada um com as suas especificidades próprias. Os diferentes tópicos do programa são relacionados com os trabalhos práticos em desenvolvimento apresentados oralmente por cada um dos alunos. De acordo com a particularidade do projecto artístico de cada aluno serão também levantadas questões de interesse comum, e apresentados exemplos de enquadramento no contexto das artes visuais.
Ao longo do semestre realizam-se visitas de estudo workshops e palestras, e serão convidadas artistas, especialistas e curadores que se destacam pelo seu trabalho de mérito nas artes visuais, bem como alumni.

Avaliação

O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
? Classificação Final: soma de a), b) e c).

2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
? Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

AUMONT, J. (2011). A Imagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
BISHOP, C. (2005). Installation Art. A Critical History. London: Tate Publishing.
CRARY, J. (2017). Técnicas do Observador. Lisboa: Orfeu Negro.
CRIMP, D. (2005). Sobre as Ruínas do Museu. São Paulo: Martins Fontes.
DELEUZE, G. (2004). A Imagem – Movimento. Lisboa: Assírio e Alvim.
FATORELLI, A. (2013). Fotografia Contemporânea – Entre o Cinema, o Vídeo e as Novas Mídias. Rio de Janeiro: Senac Nacional.
KRAUSS, R. ((2007). A Escultura no Campo Expandido. São Paulo: Martins Fontes.
KRAUSS, R. (2013). O Fotográfico. Barcelona: Editora Gustavo Gili.
O’DOHERTY, B. (2002). No Interior do Cubo Branco. A Ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes.
RANCIÈRE, J. (2010). O Espectador Emancipado. Lisboa: Orfeu Negro.
SHANKEN, A. (2019). Art and Electronic Media. London: Phaidon.
TRACHTENBERG, A. (org.) (2013). Ensaios Sobre Fotografia. Lisboa: Orfeu Negro.