2023

Teoria do Projeto e do Ato Criativo

Nome: Teoria do Projeto e do Ato Criativo
Cód.: VIS13591M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objectivos principais consistem em:
1. Analisar a produção da obra de Arte, incluindo a relação criada entre autor e o espectador.
2. Promover a representação visual de memórias: o observado e o projetado suportada em métodos adequados.
3. Caracterizar métodos e identificar a sua dimensão útil nas artes.
4. Definir aspetos conceptuais e de execução concretas.
5. Descobrir os procedimentos emocionais, racionais e suas incursões artísticas.
6. Sensibilizar os alunos para as implicações da história, da teoria e da crítica implícita globalmente na sua atividade.
7. Definir as dimensões subjetiva e objetiva na obra de arte.
Pretende-se com esta u.c. que os alunos estejam aptos para: agir e projetar; tenham uma relação crítica com a obra, e; sejam capazes de concretizar satisfatoriamente as suas ideias.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos Globais: Inteligência; Autoria; Projecto, e; Representação.
2. Conceitos Específicos: Intuição; Ficção/Validação, e; Desenho.
3. Inteligência: Inteligências Múltiplas incluindo a Emocional, e; Fundamentos neurais.
4. Sujeito e Objeto: Fatores psicosociais na formação da autoria; Criatividade, e; Obra de arte como interação do autor com o espectador.
5. Projecto: Estilo; Afiliação prática e teórica; Variáveis da Representação; Processo de Projecto adoptado, e; Estudo de casos paradigmáticos.
6. Reflexões e descrição de artistas da sua própria obra.
7. Métodos de projecto: Identificação e análise; Planear, projectar e testar; Construir e executar; Comunicar, e; Análise de resultados.
8. Gestão e produção: Orçamentos; Coordenação de equipas, e; Simulação de casos concretos.
9. Etapas da produção.
10. Transdisciplinaridade e técnica.
11. Desenvolvimento orientado de projectos: Adequação do suporte.
12. Aspectos legais. Implementação.

Métodos de Ensino

As aulas assentarão num modelo expositivo ou interactivo, promovendo-se a partilha e discussão de conhecimentos teóricos e práticos por recurso a meios audiovisuais e a manuais de apoio técnico.
A avaliação intermédia do desempenho do aluno far-se-á por intermédio de apresentação de dados preparatórios do trabalho final do semestre.
1. Regime de Avaliação Contínua:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. Regime de Avaliação Final:
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

AGAMBEN, G. (2009). O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos.
ARSÈNE-HENRY C., BASAR S., & MARTA K. (Eds.) (2003). Hans Ulrich Obrist: Interviews, Vol. 1. Itália: Charta.
––––––––– (2010). Hans Ulrich Obrist: Interviews, Vol. 2. Itália: Charta.
BARTHES, R. ([1964], 1977). Death of an Author. In S. Heath (Ed.), Image, Music, Text (pp. 142-49). London: Fontana Press.
BUTLER, J. (1990). Gender Trouble. London: Routledge.
DUCHAMP, M. ([1957] 1973). The Creative Act. In M. Sounouillet & E. Peterson (Eds.), The Essential Writings of Marcel Duchamp. Salt Seller (pp. 138-41). London: Thames & Hudson.
FOUCAULT, M. (trad. 1970 [1966]). The order of things: an archaeology of the human sciences. New York: Phanteon Books.
KANDINSKY, W. (1974). Regards sur le Passé: Et autres textes, 1912- 1922. Paris: Éditions Hermann.
LOUDEN, S. (2013). Living and Sustaining a Creative Life. Bristol: Intellect.
SUMMERS, D. (2004). Real Spaces. London: Phaidon Press.

Equipa Docente