2023

Desenho de Jogos

Nome: Desenho de Jogos
Cód.: INF13274M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Informática

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os principais conceitos do desenvolvimento de jogos, as tarefas, as
técnicas, os problemas e os métodos relacionados com o desenvolvimento de
jogos.
Acumular experiência com ferramentas específicas de desenvolvimento de
jogos e com os respetivos modelos e fluxos de trabalho.

Conteúdos Programáticos

Blocos elementares
Bases
Elementos do desenho de jogos
Desenho de puzzles
Converter jogos digitais em jogos físicos
Acaso e habilidade
Elementos do acaso
Elementos de estratégia
Elementos de destreza
Equilíbrio entre acaso e habilidade
Escrita de conceitos de jogos
Propriedade intelectual
Desenvolvimento de sequelas
Atingir um mercado
Aprender um género desconhecido
Desenhar um jogo para contar uma história
Desenho aditivo e subtrativo
Juntar e retirar mecânicas
Jogos multi-jogador
Tópicos especiais (opcionais)
A interface do utilizador
Jogos e arte
Jogos como ferramentas pedagógicas
Jogos sérios
Jogos casuais
Jogos e redes sociais

Métodos de Ensino

Exposição teórica, acompanhada de debate, na turma, orientada para a
resolução e implementação de um desafio centrado nos conceitos previamente
introduzidos.
A avaliação assenta em cinco trabalhos práticos, um por capítulo, escolhidos
pelo aluno.

Bibliografia

Bibliografia principal:

Brenda Brathwaite and Ian Schreiber, Challenges for Game Designers,
Charles River Media (2009)
1.
Godot Engine Game Development Projects: Build five cross-platform 2D
and 3D games with Godot 3.0, Chris Bradfield, PACK (2018)
2.

Bibliografia secundária:
1. Game Design Secrets
2. Game Mechanics: Advanced Game Design
3. Serious Games: Games That Educate, Train and Inform, David Michael
4. Manual do Godot (online, epub)

Equipa Docente