2024
SIGS em Geociências
Nome: SIGS em Geociências
Cód.: GEO13331L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Geologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Nesta formação os estudantes adquirem competências nucleares de criação, tratamento e gestão de informação espacial. O seu conhecimento é levado á prática com recurso a aplicações de software livre.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreensão das potencialidades das tecnologias de cartografia digital e sistemas de informação geográfica no ensino.
Capacidade de criar e executar um projecto de criação e tratamento básico de informação de cartográfica recorrendo a ferramentas SIG.
Capacidade de criar e executar um projecto de criação e tratamento básico de informação de cartográfica recorrendo a ferramentas SIG.
Conteúdos Programáticos
TP:
1- Introdução à representação geográfica: Da cartografia aos SIG, evolução da cartografia digital.
2- Introdução do conceito de sistema de informação geográfica:
3- Apresentação das características básicas dos modelos de dados espaciais,
- Modelos de dados vetorial,
- Modelos de dados raster,
- Outros modelos de dados espaciais.
4- Possibilidades, aplicações e limitações da cartografia digital no ensino.
5- Introdução à análise espacial em SIG:
- Conceção de um mapa digital,
- Representações gráficas,
- Sistemas de Projeção,
- Georeferenciação,
- Digitalização de informação.
6- Noções elementares de bases de dados espaciais.
7- Ferramentas de cartografia digital aplicadas ao ensino
PL:
Conhecimentos elementares dos interfaces SIG.
Informação vetorial
- Simbologia e etiquetas SIG.
- Digitalização de pontos, linhas e polígonos.
- Criação e edição de simbolos
Dados Raster
Pesquisa de informação espacial.
Normas para criação de cartografia.
Pequeno projeto em SIG
1- Introdução à representação geográfica: Da cartografia aos SIG, evolução da cartografia digital.
2- Introdução do conceito de sistema de informação geográfica:
3- Apresentação das características básicas dos modelos de dados espaciais,
- Modelos de dados vetorial,
- Modelos de dados raster,
- Outros modelos de dados espaciais.
4- Possibilidades, aplicações e limitações da cartografia digital no ensino.
5- Introdução à análise espacial em SIG:
- Conceção de um mapa digital,
- Representações gráficas,
- Sistemas de Projeção,
- Georeferenciação,
- Digitalização de informação.
6- Noções elementares de bases de dados espaciais.
7- Ferramentas de cartografia digital aplicadas ao ensino
PL:
Conhecimentos elementares dos interfaces SIG.
Informação vetorial
- Simbologia e etiquetas SIG.
- Digitalização de pontos, linhas e polígonos.
- Criação e edição de simbolos
Dados Raster
Pesquisa de informação espacial.
Normas para criação de cartografia.
Pequeno projeto em SIG
Métodos de Ensino
Dá-se preferência a um ensino teórico-prático em que os conceitos irão sendo introduzidos e explicados, com base em exercícios que os estudantes terão que realizar na sala de aula, completando com exercícios em casa, depois de devidamente enquadrados, treinados e explicados. A formação tem um caracter de b-learning priveligiando-se a resolução de casos práticos.
A avaliação corresponde à (i) entrega dos exercícios realizados (avaliação continua 50%), a um teste teórico-prático (10%) e à entrega do relatório final do projecto (40%); ou (ii) Exame final (60%) e entrega do relatório final do projecto (40%);
A avaliação corresponde à (i) entrega dos exercícios realizados (avaliação continua 50%), a um teste teórico-prático (10%) e à entrega do relatório final do projecto (40%); ou (ii) Exame final (60%) e entrega do relatório final do projecto (40%);
Bibliografia
Lecture Notes in Geoinformation and Cartography(2009). Series Editors: William Cartwright, Georg Gartner, Liqiu Meng, Michael P. Peterson
Clark, K. (1997). Getting started with Geographical Information Systems. Prentice Hall, 353 p.
Maik Netzband; William L. Stefanov; Charles Redman
(Editors) (2007). Applied Remote Sensing for Urban Planning, Governance and Sustainability.
Paul A. Longley; Michael F. Goodchild; David J. Maguire; David W. Rhind (2004). Geographic Information Systems and Science
Huadong Guo; Michael F. Goodchild; Alessandro Annoni (Editors). (2020). Manual of Digital Earth. Springer online. ISBN 978-981-32-9914-6 ISBN 978-981-32-9915-3 (eBook)
https://doi.org/10.1007/978-981-32-9915-3
Clark, K. (1997). Getting started with Geographical Information Systems. Prentice Hall, 353 p.
Maik Netzband; William L. Stefanov; Charles Redman
(Editors) (2007). Applied Remote Sensing for Urban Planning, Governance and Sustainability.
Paul A. Longley; Michael F. Goodchild; David J. Maguire; David W. Rhind (2004). Geographic Information Systems and Science
Huadong Guo; Michael F. Goodchild; Alessandro Annoni (Editors). (2020). Manual of Digital Earth. Springer online. ISBN 978-981-32-9914-6 ISBN 978-981-32-9915-3 (eBook)
https://doi.org/10.1007/978-981-32-9915-3
Equipa Docente
- Diogo André Pinho da Costa [responsável]