2024
Geologia do Ambiente e Ordenamento do Território
Nome: Geologia do Ambiente e Ordenamento do Território
Cód.: GEO13322L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Geologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Conferir aos alunos formação na utilização de ferramentas de Geologia Aplicada para a compreensão e resolução de problemas ambientais, para a análise de riscos naturais e para o papel fundamental da Geologia no ordenamento do território.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conferir aos formandos competências que contemplem a importância da geologia na temática do ambiente, da sustentabilidade e do ordenamento do território, com particular incidência na avaliação de riscos geológicos e na intervenção para a sua minimização.
Conteúdos Programáticos
1 - Sustentabilidade do ciclo da água.
2 - Riscos geológicos e ordenamento do território.
3 - Riscos associados aos recursos hídricos
a) Riscos de cheia
b) Contaminação de águas subterrâneas
c) Reabilitação e protecção de aquíferos
4 - Sismicidade
5 - Riscos costeiros e erosão costeira
6 - Solos e Erosão
7 - Deslizamentos de terrenos (movimentos de massas)
8 - O Armazenamento de CO2 e as alterações climáticas
2 - Riscos geológicos e ordenamento do território.
3 - Riscos associados aos recursos hídricos
a) Riscos de cheia
b) Contaminação de águas subterrâneas
c) Reabilitação e protecção de aquíferos
4 - Sismicidade
5 - Riscos costeiros e erosão costeira
6 - Solos e Erosão
7 - Deslizamentos de terrenos (movimentos de massas)
8 - O Armazenamento de CO2 e as alterações climáticas
Métodos de Ensino
Trabalho presencial: A orientação do programa será feita essencialmente em aulas teórico-práticas de sala e em orientação tutorial (total de 60 horas).
Trabalho dos alunos: Os alunos realizarão, individualmente e em grupo, trabalhos práticos de aplicação da matéria versada nas aulas teorico-práticas e relatórios de aulas de laboratório, solicitando, quando necessitarem, a orientação adicional do docente e finalmente apresentando individualmente e discutindo os respectivos relatórios (total de 60 horas).
A avaliação poderá ser por: (i) Avaliação contínua: em função do resultado que o aluno obterá nos trabalhos práticos, individuais e de grupo, sua apresentação e discussão (40%) e uma Frequência (60%); ou (ii) Exame Final.
Trabalho dos alunos: Os alunos realizarão, individualmente e em grupo, trabalhos práticos de aplicação da matéria versada nas aulas teorico-práticas e relatórios de aulas de laboratório, solicitando, quando necessitarem, a orientação adicional do docente e finalmente apresentando individualmente e discutindo os respectivos relatórios (total de 60 horas).
A avaliação poderá ser por: (i) Avaliação contínua: em função do resultado que o aluno obterá nos trabalhos práticos, individuais e de grupo, sua apresentação e discussão (40%) e uma Frequência (60%); ou (ii) Exame Final.
Bibliografia
Geological hazards. Their assessment, avoidance and mitigation. F.G. Bell. 6ª edição. E&FN Spon. 2002.
Environmental geology. Principles and practice. F. G. Bell. Blackwell Science. 1998.
Environmental geology. Principles and practice. F. G. Bell. Blackwell Science. 1998.